segunda-feira, 9 de maio de 2016

SANTA MARIA DO CAIAUÉ – RIO PARACUNI Um lugar fantástico...



 
Chegada do Prefeito e comitiva a Comunidade do Caiaué - Rio Paracuni

Prefeito Pe, Carlos Góes e Comunitários descerrando a fita inaugural

Centro Social Esportivo Amaro Faustino inaugurado

Prefeito Pe. Carlos Góes, conversando com os Comunitários

Aldemir Bentes, texto e fotos.
Era sábado, à noite.

Ao saber da viagem ao Rio Paracuni, até a Comunidade de Santa Maria do Caiaué, onde estava acontecendo uma ação social da Prefeitura de Maués e que, no dia seguinte, domingo, dia das mães, o prefeito de Maués, padre Carlos Góes estaria naquele lugar e entregaria um novo Centro Social para os comunitários, logo o procurei para saber da possibilidade de acompanhá-lo até aquele longínquo lugar ainda desconhecido para mim. Com sua simplicidade e sabendo da minha grande paixão por Maués, aceitou o meu pedido, o qual agradeci.
Algumas informações já sabia a respeito desta comunidade. Que era uma ou talvez, a mais longe comunidade da sede do município, fronteira com o município de Nova Olinda do Norte.
Às 07:00 do domingo, dia 08 de maio, partimos rumo ao Caiaué. Em lanha potente, levamos mais de duas horas para chegarmos ao local, isto, fazendo algumas paradas ao longo do caminho.
A primeira parada foi no Flutuante do senhor Otávio Brandão, onde tomamos o café da manhã. Continuamos a viagem, subindo o Paraná do Urariá. O flutuante está localizado em um ponto estratégico, na entrada para a Comunidade do Castanhal de Cima. Olhar atento e tirando as dúvidas que surgiam, perguntava sobre tudo. O radialista Franco Costa, um grande viajante e conhecedor do território de Maués, me dava explicações, o prefeito Padre Carlos também, pois conhece todos esses lugares como “a palma de sua mão”.
Fiquei sabendo que o nosso município termina na Comunidade da Santíssima Trindade, cujo limite é um pequeno rio, e à margem do lado de Maués, está edificada a casa do vereador Adal.
Indo em direção Maués – Rio Paracuni, o lado esquerdo é Maués e o lado oposto, Nova Olinda do Norte.

Andentramos o Rio Paracuni, cuja entrada é estreita. De águas escuras, floresta pujante, a paisagem se identifica com os demais rios da região, como os belos rios Apocuitaua, Parauari, Urupadi, Maués Açu e Maués Miri. A natureza por aqui está presente em todos os lugares.
Ao chegarmos na primeira Comunidade do Rio Paracuni, a Comunidade de Osório da Fonseca, aliás, um dos Distritos de Maués, outro é o Repartimento, acompanhou a comitiva do prefeito, o comunitário e morador do local, senhor Altair. Vale ressaltar que o senhor Otávio Brandão também foi convidado e já estava na lancha, rumo ao Caiaué, a última  comunidade do Rio Paracuni.
Continuando a viagem, fizemos uma parada na Comunidade de  São João do Cacoal, território de Nova Olinda do Norte,  onde embarcamos o comunitário Jimico que aceitou o convite do prefeito padre Carlos.
Os dois, Jimico e Padre Carlos, relembraram do ano de 2012, na época da Campanha, na qual o padre Carlos pernoitou na casa do Jimico, a dormida foi na varanda da casa. Relembraram, padre Carlos e Jimico deram risadas, o prefeito agradeceu a acolhida e abraçou a família do amigo. Após os cumprimentos, seguimos viagem, rio adentro ou, acima...
Além dos convidados que embarcaram durante a viagem, faziam parte da Comitiva do prefeito, os seguranças Darlon, Vanderley e Júnior. O radialista Franco Costa, eu e o ex-secretário de produção, Bruno Negreiros e o piloto Deíca.
Por volta das 09:45, chegamos na Comunidade de Santa Maria do Caiaué, momento no qual o prefeito Padre Carlos Góes foi recebido com festa pelos comunitários e também, pelo vereador Adal, representante do povo daquela região.
Abraços carinhosos foram trocados entre o povo e o prefeito padre Carlos que seguiu para o local onde aconteceria a inauguração do Centro Social Esportivo Amaro Faustino, onde uma grande concentração de pessoas já estavam no local.
O Centro Social e Esportivo, foi construído através das parcerias dos Comunitário, prefeitura de Maués e o vereador Adal. Com piso em cimento, coberto com telhas tipo Brasilit e cercado com tábuas, é um ambiente que deverá ter grande serventia para os comunitários do lugar.
Por volta das 10:47, se deu a inauguração e a mesa das autoridades e convidados foi formada e as honras ao prefeito foram feitas pelos comunitários em agradecimento a obra que a muito tempo a comunidade clamava para que a mesma fosse erguida.
Uma grande multidão se fez presente ao cerimonial de inauguração.
Um breve histórico sobre o homenageado, senhor Amaro Faustino, foi lido pelo professor gestor local. Segundo o histórico, o senhor Faustino era filho da senhora Raimunda Faustino, de pai não declarado, nasceu em 22 de maio de 1935 no local chamado Capitania, situado às margens esquerda do Rio Paracuni, próximo ao Igarapé do Miriti.
Durante toda sua vida, sempre morou no Rio Paracuni, onde construiu família e participou ativamente, das ações comunitárias de seu tempo.
Participou e presenciou o surgimento da Comunidade de Santa Maria do Caiaué, fez o EJA e em 23 de novembro de 2013, faleceu, deixando a esposa, filhos, netos e bisnetos.
Em sua memória, os comunitários escolheram dar o nome ao centro social, reconhecendo todo os seus esforços em prol da comunidade que jamais esquecerá.
Usaram da palavra, os senhores, coordenador Manoel Rodrigues Gabriel, vereador Adal, o ex-coordenador Antônio, Valtinho e outros comunitários e encerrando, o prefeito padre Carlos Góes que foi muito aplaudido por todos os presentes, encerrando o evento com a oração universal do Pai Nosso, momento no qual, todos deram as mãos em gesto de UNIDADE cristã.
Durante sua fala, o prefeito padre Carlos Góes, anunciou, já para o mês de junho, o início da construção de uma escola e de uma UBS para a Comunidade.
Além dessas obras, na Comunidade, está sendo construída a nova Igreja Católica, uma parceria dos Comunitários e Prefeitura de Maués.
Além dessas obras, o prefeito anunciou também, o início da reforma da escola na Comunidade de Osório da Fonseca e também, a inauguração do Banco Postal, uma parceria da Prefeitura e Correios. Na comunidade de Alto Alegre, no Rio Maués Açu, outro posto também será inaugurado.
Além da inauguração do Centro Social Esportivo e o anuncio das obras, a prefeitura contou com equipes da SEMED e Saúde que já estavam na Comunidade prestando serviços aos comunitários.
Ao meio dia, retornamos para Maués e devido um problema mecânico da lancha, tivemos que nos dividir, o prefeito retornou na companhia do vereador Adal, pois tinha compromisso em Maués e nós, retornamos em uma outra lancha de menor força e chegamos em Maués às 19:00 horas.
Apesar dos contratempos, foi uma viagem fantástica e para enriquecer o meu conhecimento, tive o privilégio de conhecer o maravilhoso Rio Paracuni, suas comunidades e poder testemunhar o carinho e a foça desse povo aguerrido, sonhador e trabalhador deste pedacinho de Brasil, encravado no coração da Amazônia, no lugar chamado Maués.
Agradecimentos: Ao prefeito padre Carlos Góes, aos senhores Otávio Brandão, Altair e Jimico e a equipe que acompanha o prefeito em suas viagens de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG