quarta-feira, 2 de março de 2016

José Ricardo cobra mais uma vez convocação do secretário de saúde para explicar em Audiência situação precária nos hospitais e falar dos investimentos na área

Deputado José Ricardo (PT) - Foto de arquivo
Manaus, 02 de março de 2016.

          O deputado José Ricardo Wendling (PT) voltou a cobrar nesta quarta-feira (2) que a Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) convocação do secretário de Estado da Saúde (Susam) para explicar em Audiência Pública sobre a situação precária da saúde do Amazonas, como atendimentos precários e falta de equipamentos, de medicamentos e de material para realização de exames nos hospitais, que já resultaram em mortes; a não convocação dos concursados aprovados em 2014; e até a demissão dos agentes de endemias, profissionais especializados no combate às doenças endêmicas, como a dengue, a chikungunya e a zika vírus. “Queremos saber qual a ação efetiva do Estado com relação a vários problemas nessa área. Estamos falando da saúde da população, dos direitos dos trabalhadores”, disse.

 Após a Comissão de Saúde e Previdência da Aleam solicitar mais informações que justifique a realização dessa Audiência, o parlamentar irá encaminhar documento com outras denúncias confirmando a crítica situação na saúde. “Todos os dias, recebemos denúncias de mau atendimento nos hospitais, como ainda reclamações dos trabalhadores da saúde, seja os contratados, que estão na iminência de serem demitidos, seja os concursados, que exigem a imediata convocação. Assuntos e problemas não faltam e quem sofre é o povo. Só não sei qual o medo e a dificuldade para trazer o secretário a esta Casa. Saúde é um serviço prioritário e essencial”.

De acordo com José Ricardo, há várias outras situações que precisam ser esclarecidas com o secretário da Susam. No último dia 26 de janeiro, uma manifestação promovida por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem levou a público que a situação da saúde pública do Estado está insustentável e que esse descaso tem causado danos aos pacientes que dependem do serviço público. No mês passado, foi denunciado nacional­mente que um bebê morreu e seu irmão gêmeo está em estado grave por deficiências no hospital do Município de Jutaí, onde foram até improvisadas máscaras de oxigênio com garrafas PET para o socorro a essas crianças. “depois, vimos o médico da cidade dizer que esse fato é ‘corriqueiro’ e chega a ser ‘algo natural trabalhar improvisando nas unidades de saúde do interior’. Mas não podemos aceitar essa situação. Vivemos uma crise na saúde pública e o Governo precisa sair dessa inércia, resolvendo esses descasos e priorizando a saúde pública”, completou o deputado.
  
Deputado cobra do Governo apresentação do novo Plano de Desenvolvimento
            O governador Melo está apresentando a nova matriz econômica sustentável do Estado. É o nosso Plano de Desenvolvimento para o Amazonas. Para José Ricardo, essa apresentação está sendo feita muito distante da Casa do povo. “Queremos saber qual o planejamento? Está previsto no PPA, LDO e LOA? Teve discussão com a sociedade? Ou estão ouvindo somente os técnicos do Governo, conforme estão fazendo com a reforma da Lei de Incentivos Fiscais? Por enquanto, essa apresentação está sendo para desembargadores estrangeiros”, criticou.

            Ele lembrou dos vários planos de desenvolvimento lançados por governos passados e que não tiveram retorno positivo, principalmente, para as famílias do interior do Estado: o Governo de Gilberto Mestrinho defendeu a caça aos jacarés, a fim de incrementar a exportação das valiosas peles desses animais; o Governo do Amazonino lançou o Terceiro Ciclo; no Governo Braga, foi a Zona Franca Verde; e no de Omar Azize, foi o Amazonas Rural. “Planos de desenvolvimento que não vimos resultados. Por isso, cobrou discussão com a população e esta Casa para que essa nova matriz tenha, realmente benefício ao povo do Amazonas”.

            
Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com


Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG