quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ministro Eduardo Braga faz visita técnica às obras da Usina Mauá 3

Ministro Eduardo Braga - Foto de arquivo
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, estará em Manaus, nesta quinta-feira (26/11), para uma visita técnica ao canteiro de obras da Usina Termelétrica de Ciclo Combinado Mauá 3, no bairro do Mauazinho, na Zona Sul da cidade.
A Usina Mauá 3 é um dos maiores empreendimentos já realizados na história do setor elétrico no Estado Amazonas. O projeto está sendo executado pela Eletrobras Amazonas GT para acompanhar o crescimento acelerado do mercado local. Sozinha, a nova termelétrica será responsável por cerca de 60% da geração de energia elétrica produzida em Manaus e parte da Região Metropolitana.
A Usina Mauá 3 conta com potência instalada de 583 MW, o suficiente para atender mais da metade da cidade de Manaus. A combinação de potências geradas pelas turbinas a gás natural e pela turbina de vapor produzirá a capacidade de 570,40 MW de potência líquida.

Mauá 3 foi configurada para operar em regime de ciclo combinado (gás natural + vapor), com a flexibilidade de operação em ciclo simples, utilizando da forma mais eficiente o volume máximo de 2.500.000 m³/dia do gás natural proveniente da bacia petrolífera de Urucu, localizada no município de Coari (AM).
A nova Usina será composta por três unidades geradoras. Duas delas consumirão gás natural e a terceira funcionará com vapor superaquecido produzido dos gases da exaustão dos dois turbogeradores, sem queima de combustível adicional. Ao invés de os gases serem jogados na atmosfera, eles seguirão para dentro de uma caldeira de recuperação para transformar a água em vapor superaquecido, fazendo assim, funcionar a terceira unidade geradora com 208 MW, sem a necessidade de mais gás natural.
Com a entrada em operação de suas duas primeiras máquinas, previstas para o segundo semestre de 2016, a UTE Mauá 3 será a maior e mais moderna usina termelétrica de energia a ser construída para operar com 100% de gás natural na região Norte do Brasil.
Os maiores benefícios da mais nova usina de Manaus estão focados tanto na questão ambiental, como na econômica e na confiabilidade operacional. O gás natural, insumo nobre produzido no estado do Amazonas, é muito menos poluente que os combustíveis líquidos atualmente utilizados em usinas antigas e obsoletas, será o combustível utilizado e numa usina de última geração e de maior eficiência, com rendimento térmico de 56,24%. Além disso, uma vez conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a nova usina garantirá maior estabilidade e confiabilidade ao sistema elétrico da RMM.
O investimento do empreendimento é da ordem de R$ 1,1 bilhão. O contrato OC Nº 83599/2012 se dá em regime de empreitada integral, tendo como empreendedor a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão e, como contratada, a Construtora Andrade Gutierrez S/A.

CARACTERÍSTICAS DAS UNIDADES GERADORAS
−         02 Unidades Geradoras, acionadas por Turbinas a Gás de 187,5 MW cada, podendo produzir 375 MW em “Ciclo Aberto”
−         01 Unidade Geradora, acionada por uma Turbina a Vapor, de 208 MW, completando os 583 MW instalados, em Ciclo Combinado
−         POTÊNCIA TOTAL INSTALADA: 583 MW
POTÊNCIA TOTAL LÍQUIDA: 570,4 MW



Rodrigo Araújo
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
(92) 3621-1161 | (92) 99116-2273 (92) 98423-7908

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG