quinta-feira, 5 de novembro de 2015

José Ricardo denuncia na Justiça Belarmino Lins por descumprimento ao Regimento Interno da Aleam

    Manaus, 05 de novembro de 2015.
Dep. José Ricardo (PT) - Foto de arquivo
        Após seu Projeto de Lei que prevê a realização de vistoria periódica nas escolas da rede estadual ter sido rejeitado hoje (5) pelos deputados da base do Governo, mesmo com todos os pareceres favoráveis nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o deputado José Ricardo Wendling (PT) afirmou que não desistirá de apresentar qualquer projeto de lei e de lutar pela sua aprovação. “É um absurdo um parlamentar que votou favorável em uma comissão dizer que agora votará contra seu próprio voto, por orientação do líder do Governo. E o pior: que o voto político é maior do que o voto técnico”, denunciou.


     José Ricardo irá recorrer na Justiça, se for necessário, quanto ao método de votação da Mesa Diretora da Aleam, presidida hoje pelo deputado Belarmino Lins (PMDB), que tem, seletivamente, “rasgado” o Regimento Interno da Casa, quando se trata de projetos da oposição. “Foi visível o constrangimento de alguns parlamentares, que pediam ao presidente que acatasse meu pedido de retirada de projeto, que era regimental, para evitar essa vergonhosa votação”, explicou o parlamentar.

      Durante a votação desta manhã, o líder do Governo, que havia pedido vista desse projeto na semana passada, manifestou-se contrário à proposta, alegando que o mesmo gerava despesas ao Estado e que infringia o artigo 165 da Constituição Federal, que trata das leis de iniciativa do executivo, dentre elas, a que diz que é prerrogativa do executivo, e não do legislativo, tratar da organização administrativa dos órgãos e das leis orçamentárias. “Mas esse projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e de Finanças Públicas, demonstrando ser legal a proposta. É uma interpretação errada do líder do Governo, porque não estamos criando despesas ao Governo e damos um prazo de dois anos para a Seduc fazer as vistorias por escola. E mais: o projeto prevê que poderá, e não deverá, ser instituída uma comissão multidisciplinar para vistoriar essas obras”.

      O deputado ressaltou ainda que irá lutar pela implantação desse projeto, porque além de gerar economia ao Estado, melhora a estrutura das escolas e, consequentemente, a qualidade da educação. “Continuarei visitando e fiscalizando escolas, como sempre fiz, denunciando as irregularidades e cobrando solução aos problemas. Porque, mais uma vez, parece que a educação não é prioridade desse Governo. Um grande prejuízo aos estudantes e ajudando a piorar ainda mais os indicadores educacionais”, disse ele, enfatizando que não entende qual a  dificuldade da Seduc executar vistoria periódica nas escolas, já que em visita de uma hora numa unidade educacional já elenca os vários problemas existentes.

Sobre o Projeto
        Essa proposta determina a realização de vistorias periódicas nas estruturas físicas das escolas da rede estadual de ensino. A avaliação deverá ocorrer a cada dois anos, para garantir não apenas a segurança dos prédios, mas dos estudantes e dos profissionais das unidades de ensino. O projeto visa também a economia de recursos públicos, uma vez que a manutenção preventiva evitará grandes intervenções.

        De acordo com o projeto, a avaliação poderá ser feita por uma comissão multidisciplinar constituída pelo Poder Executivo composta por engenheiro, profissionais da educação, membros do Conselho Estadual de Educação, membros do sindicato da categoria, e poderá ser acompanhada também por cidadãos. A vistoria da comissão inclui desde o sistema elétrico, hidráulico, climatização, equipamentos, muros, quadras esportivas, calhas, telhados, condições de pintura, dentre outras áreas. Essa iniciativa já existe em outros municípios.

Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
 
Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG