terça-feira, 24 de novembro de 2015

José Ricardo cobra promulgação do Projeto da Transparência Estadual para que Manaus e o AM saiam da lista negativa da transparência pública

Manaus, 24 de novembro de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) - Foto de Arquivo
            O Projeto de Lei da Transparência Estadual, de autoria do deputado José Ricardo Wendling (PT), foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) desde 2013, mas até hoje nem o governador do Estado sancionou e nem a Assembleia promulgou a lei que reforça a obrigatoriedade de transparência dos atos públicos.

“Um projeto importante que está em sintonia com a Lei da Transparência. Por isso, peço que a Mesa Diretora desta Casa “desengavete” essa propositura, que foi aprovada pela maioria dos deputados, e que faça a sua promulgação. É constitucional e obrigatório”, declarou o deputado, informando que tanto a Constituição Federal (artigo 66, parágrafos III e VII), quanto a Constituição do Estado (artigo 36, parágrafo I, II e VI) e o Regimento Interno da Aleam (artigo 19, inciso 2, alínea h) falam que o gestor público tem prazo de 15 dias para sancionar os projetos aprovados pelo legislativo e, caso não seja sancionado, o parlamento tem 48 horas para fazer a promulgação no plenário da Casa.

Para o deputado, esse projeto irá ajudar Manaus e o Amazonas a sair da lista negativa da transparência pública. De acordo com o Resultado da Escala Brasil Transparente (EBT), da Controladoria Geral da União (CGU), Manaus está quase na última colocação entre as capitais, na 23º colocação, sendo menos transparente que Benjamim Constant, Nova Olinda do Norte, Alvarães, Fonte Boa, Rio Preto da Eva, Parintins e Guajará. “A capital deveria estar liderando a lista de municípios do Amazonas, mas não é o que vemos”, destacou ele, ressaltando que o Estado do Amazonas não está diferente nessa lista negativa, destaca-se como o segundo pior dentre os estados: só ganha do Amapá, que, numa escala de zero a 10, não pontuou, enquanto o Amazonas ficou com 1,39 pontos, abaixo de Sergipe, que aparece com 2,08 pontos. Os mais bem avaliados, com 10 pontos, são Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

“Isso é a prova de que não tem e não querem dar transparência no Amazonas, nem o governador Melo e nem o prefeito Arthur. Enquanto isso, o ex-secretário de Obras denuncia desvio de mais de R$ 400 milhões em obras públicas e a Assembleia se cala, não quer investigar nada. Apenas cinco deputados assinaram a CPI para investigar essas denúncias. E o dinheiro público está indo embora. É dinheiro que falta na saúde, na educação e na segurança E, quando não se tem transparência, tem campo aberto para a corrupção”, declarou o parlamentar, afirmando que apoia as mesmas medidas para a Assembleia Legislativa.

            O objetivo do Projeto de Lei aprovado de José Ricardo é dar transparência na arrecadação, nos pagamentos e nos benefícios financeiros do executivo estadual, seja órgãos da administração direta, indireta, autarquias, fundações e empresas públicas do Estado e dos municípios do Estado do Amazonas. Ele explicou que já existe uma lei federal sobre o assunto, mas os Estados podem propor legislações mais específicas que façam um detalhamento dessas publicações, a exemplo de outros estados do País. “Se for promulgada, essa lei estadual determinará que sejam publicados, pela internet ou outros meios, todos os extratos das contas e operações financeiras realizadas, assim como as faturas dos cartões corporativos, no mês subsequente ao pagamento”, destacou.

Deputado espera que Governo cumpra promessa e convoque os concursados da Seduc
O deputado José Ricardo disse hoje (23) esperar que o governador Melo, finalmente, cumpra a sua promessa de chamar os concursados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Porque, durante a campanha política, ele prometeu que iria convocar os professores e até agora não havia cumprido o prometido”. A Seduc divulgou, na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial, a convocação de 4.085 professores aprovados em concurso público de 2014. A publicação informa que a nomeação começa a valer a partir do dia 15 de fevereiro de 2016.

Em marco deste ano, José Ricardo, juntamente com o deputado Luiz Castro (Rede) e professores, ingressaram com representação no Ministério Público do Estado (MPE) e no Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitando a apuração de possível omissão do Estado na convocação de candidatos aprovados, cobrando, inclusive, a sua imediata nomeação.

“Concurso público é uma obrigação. Por isso, considero um desrespeito com estes profissionais, que investiram tempo e dinheiro para passar no concurso, e no momento em que são aprovados ainda precisam cobrar do poder público sua convocação. Uma total falta de planejamento desse Governo. Porque contratar profissionais temporários fere a Constituição Federal, que determina o ingresso ao serviço público via concurso, como ainda gera situação de instabilidade com esses professores contratados”, destacou o parlamentar.

                           
Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ (92) 9484 3264/ 

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG