sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PROFESSOR, UMA PROFISSÃO SUBLIME


Professor Luizinho Aguiar


Hoje dia 15 de outubro é comemorado o dia do professor, não quero aqui nessas singelas palavras me ater sobre a desvalorização da profissão, até porque esse é um assunto bastante batido, é só você perguntar numa sala de aula quantos alunos querem ser professor, se um levantar a mão já é algo admirável, a conclusão que se tira é que os alunos preferem profissões com melhores remunerações.
A profissão de professor, pela própria lógica da convivência humana é sem dúvida a mais importante de todas, não desmerecendo as outras, afinal precisamos de todo tipo de profissionais. Mas pode alguém interpelar e dizer a mais importante é a carreira de médico, pois eles salvam vidas, olhando por esse lado, sem uma reflexão mais aguda é fácil aceitar essa afirmação. Mas vamos refletir um pouco, professor retira as pessoas do estado de ignorância, mazelas responsáveis por grandes tragédias ocorridas na humanidade, inclusive vivenciadas atualmente no caso dos jovens bombas que se matam e matam os outros inocentes, por acreditarem em algo que de forma nenhuma tem sustentação. O professor encaminha a criança para o mundo da cultura, ao alfabetizá-las, mundo que abrirá as portas para o desenvolvimento de seu caráter, de sua personalidade que lhe acompanhará durante toda vida. Professor ensina os mandamentos fundamentais como: respeitar os mais velhos, as crianças, o meio ambiente, não fazer aos outros aquilo que não queiras que faça com você, aliás esse ensinamento talvez seja o âmago que determinará se alguém será do bem ou não, o mestre ensina os valores tão essenciais para o progresso de qualquer nação, e assim por diante, são eles os responsáveis pela formação de um povo, portanto, acredito eu, que ao preparar a formação das pessoas ele estará salvando vidas, afinal uma boa formação implicará em uma boa saúde da população, além do mais o médico será formado por ele. Daí a importância da educação infantil, pois é neste período que 90% das conexões cerebrais se concretizam, internalizar nas crianças ensinamentos fundamentais determinará o adulto que determinada sociedade produzirá.

Mas a profissão professor, como qualquer outra requer boa formação, nesse sentido três aspectos são essenciais. Primeiro ninguém ensina o que não sabe, ou seja, o mestre necessita ter conhecimentos profundos, dominar com desenvoltura o conteúdo que irá ensinar. Segundo é ter a capacidade de sistematização, pois a cultura produzida pela humanidade ao longo da história é imensurável, portanto planejar com reflexão para escolher os conteúdos de mais significação para vida do alunado, trará indubitavelmente, mais eficácia para o aprendizado. O terceiro não menos importante, e que complementa os outros dois é a visão ética e política do mundo, afinal vivemos num mundo permeados de ideologias que justificam as grandes desigualdades econômicas sociais que culminam nas injustiças vivenciadas no cotidiano das pessoas. Nesse sentido o papel do professor é abrir os olhos dos alunos desaliená-los, para que eles não sejam presas fáceis do sistema dominados pelos poderosos da sociedade que tem na grande mídia o instrumento de propagandear uma realidade escamoteada que funciona como uma viseira e não deixa o povo perceber a realidade como ela é. Para isso o professor precisa estudar muito, acompanhar os fatos, os avanços tecnológicos, refletir constantemente a respeito de sua prática na sala de aula.
O professor pela responsabilidade que sua profissão lhe incube, tem que possuir no cerne de sua personalidade a vocação humanista, característica que lhe possibilitará a ver no aluno o seu próprio eu. Isto lhe motivará de forma substancial, fator que proporcionará a ser um agente importante no desenvolvimento social e consequentemente sua atuação contribuirá para de alguma forma suscitar mudanças sociais imprescindíveis na melhoria das relações sociais.
Portanto, como alertei no início do texto, não quero falar do lado ruim da profissão professor, quero reforçar o quanto é gratificante, depois de muitos anos de labuta saber que muitos de nossos alunos ascenderam na vida, não só do ponto de vista econômico, mas, sobretudo como homens e mulheres que são referências em seus trabalhos e na convivência familiar, são pessoas que buscaram ser úteis a sociedade, as vezes voluntários que com suas atitudes diminuem o sofrimento dos menos desfavorecidos.
Professor parabéns pelo teu dia!
Não reconhecido pelo que ganhas,
Mais pela façanha
De ver desabrochar
Na semente que semeou
O amor de ensinar
Ver crescendo no roçado
A planta que plantou
Que cresceu, desenvolveu
É fruto do Amor.

Professor Luizinho Aguiar
Maués, 15 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG