terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dieese recebe homenagem pelos seus 60 anos de atividades de pesquisa, no apoio à reivindicação sindical e a temas da realidade econômica do País

Manaus, 27 de outubro de 2015.
 
DIEESE é homenageado pelos seus 60 anos
            Foi realizada nesta terça-feira (27) Sessão Especial pelos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese). A homenagem é de autoria do deputado José Ricardo Wendling (PT) e aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

O Dieese foi criado em 22 de dezembro de 1955, por iniciativa de um grupo de entidades sindicais movido pela necessidade de conhecer direta e objetivamente a realidade vivida pelos trabalhadores e ter acesso a informações de sua confiança. Foi fundado para desenvolver pesquisas que fundamentassem e possibilitem uma análise de conjuntura dentro do contexto da pauta de reivindicações dos trabalhadores. Desde sua criação, estão associados a temas, dentro das necessidades da atuação sindical.


Para José Ricardo, é justa essa homenagem pelos relevantes trabalhos de pesquisa, assessoria e educação realizados pelo Dieese no Amazonas. “Uma entidade que, desde o inicio, atua na pesquisa e com cálculos, apoiando a reivindicação sindical também com as análises da conjuntura e dos temas da realidade econômica do País às relações de emprego e trabalho, até nas questões tecnológicas e de organização da produção e da educação sindical. Por meio dos seus dados, é que muitas instituições puderam se planejar e buscar alternativas para enfrentar momentos de crise e não diminuir direitos da classe trabalhadora”, declarou ele, ressaltando que o Dieese conquis­tou credibilidade nacional e interna­cionalmente, sendo reconhecida como instituição de produção científica, realizando projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil e atuando ainda em eixos temáticos que orientam toda a sua produção: emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento, políticas públicas.

O diretor de Relações Sindicais do Dieese Nacional, José Silvestre Prado, contou que a entidade surgiu por meio da sabedoria do movimento sindical brasileiro, numa época em que o Brasil vivia o início do regime democrático, com a Constituição Federal de 1946, com grande êxodo rural e crescimento dos movimentos sindicais. “Desses 60 anos de Dieese, participo das suas atividades há 30 anos, numa trajetória exitosa na história do País”, disse.

Ele citou algumas vitórias da classe trabalhadora, com o apoio da entidade: criação do índice do custo de vida e da cesta básica em São Paulo (1959); e eleita instituição de credibilidade junto ao Banco Mundial (FMI) em 1977, quando o Governo da época manipulou os índices de inflação, informando estar no patamar de 15%, mas o Dieese contrapôs afirmando que o índice girava em torno dos 26,5%. Nos anos 80,  considerado um período de grande expansão e legitimidade do movimento sindical brasileiro, a entidade criou 15 dos 18 escritórios que tem hoje pelo País, além de ter feito a análise de todos os planos econômicos do Governo Federal até os anos 2000.

Já o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Metalúrgicos, Waldemir Santana, destacou os trabalhados desenvolvidos pelo Dieese como de fundamental importância para subsidiar os movimentos sindicais pelo País. “Por todas as atividades desenvolvidas, na área da pesquisa e das análises de conjuntura, Parabéns ao Dieese pelos 60 anos de atuação no Brasil”.

E Ana Cristina Rodrigues, secretária geral do Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), afirmou: o Amazonas teve nova roupagem com a vinda do Dieese, quando se fala em negociação. “Muitos direitos foram efetivados. Parabéns”, finalizou.

Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ (92) 9484 3264/ 

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG