sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A IDEOLOGIA DO MÉRITO, UMA FORMA SUTIL DE ESCAMOTEAR A REALIDADE SOCIAL


Artigo

Professor Luizinho Aguiar

Ao observarmos o funcionamento da sociedade no cotidiano, temos a impressão que vivemos harmonicamente, e que todas as pessoas têm oportunidades iguais de ascender socialmente, viver bem a vida, ledo engano, a própria realidade vem desmistificar essa observação. Mas o que é importante ressaltar é que grande parte da sociedade não consegue perceber nitidamente as grandes diferenças sociais existentes no interior da sociedade, e de que maneira essas diferenças são construídas ao longo da história.
Por que isso acontece? É exatamente aí que entra o papel da Ideologia, ou seja, o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o homem é levado a pensar, sentir e agir de uma determinada maneira, considerada por ele correta, “natural”. Assim não percebe que essas representações e normas convêm à classe que detém o poder na sociedade. Essa percepção da realidade é ilusória na medida em que camufla a divisão existente dentro da sociedade, apresentando-a una e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos objetivos e ideais. A função da ideologia é, pois, ocultar as diferenças de classe, facilitando a continuidade da dominação de uma classe sobre a outra. A ideologia assegura a coesão entre os homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome de Deus, do dever moral, ou simplesmente como decorrentes da ordem natural das coisas.

O problema começa quando pretendemos afirmar que tudo depende apenas do esforço e da dedicação pessoal, como anunciam os manuais de auto-ajuda, os apologistas da burguesia, a maioria dos professores e os desinformados. Se isso fosse real, milhões de pessoas esforçadas que dão um duro danado, não estariam desempregados, ou trabalhando por conta própria, fazendo biscates, sujeitando-se a qualquer oportunidade que lhe dê alguma renda. Somente em igualdade de condições é possível exigir ou explicar pelo empenho pessoal o resultado de qualquer coisa. Como explicar que um filho de um operário não consegue melhorar o padrão de vida, o seu insucesso é considerado resultante de sua incompetência, quando na verdade isso é efeito de outras causas, tais como as condições de saúde, educação, dificuldades de toda ordem de sua família, os defensores da ideologia do mérito invertem o fato ao explicar a realidade, o que é apresentado como causa, é na verdade consequência, ele joga um jogo de “cartas marcadas” as possibilidades de melhoria não dependem dele. São um conjunto de situações adversas que colocam este trabalhador em desvantagem.
Em outros modos de produção como: o escravismo e o feudalismo havia estatutos diferenciados para os desiguais, já era preconizado na lei que os trabalhadores não tinham direito a quase nada. Por exemplo, no Brasil os escravos tinham direito aos três pês: Pão para não morrer de forme, pano para não andar nus e pau para não fugir e andar na linha de acordo com a vontade dos senhores, quase igual era a situação dos servos, preso a terra por uma série de obrigações das quais eles não podiam se livrar, mobilidade social nessas circunstâncias não poderiam existir.
No sistema vigente, capitalista, o trabalhador é “livre” e não possui nada a não ser a força de trabalho do seu físico e de sua mente. Expropriado dos meios de produção é ele que vai se apresentar voluntariamente ao dono da empresa para vender sua capacidade de trabalho, em troca recebe um salário necessário para manter sua vida. Dessa relação, caracterizada pela mais valia o que se pode constatar é o que já é histórico a exploração do homem pelo homem. Sistema dividido em classes sociais distintas e gerador, pela própria lógica de acumulação de riqueza, geram contradições de inumeráveis misérias pelo mundo afora. Nesse sentido o poder da ideologia é o de fazer com que os que não conseguem certo patamar na posição do status quo da pirâmide social atribuam a si mesmo o seu fracasso gerando resignação. Nessas condições a mobilidade social ocorre como exceção, embora seja anunciada como regra. São poucos que conseguem ascender socialmente das classes populares para as classes médias. Os que conseguem são pela via da educação, resultado de muito esforço e dedicação, e mesmos esses vencedores às vezes corroboram com os discursos dominantes “se eu venci, porque você não pode vencer”. Não obstante o discurso da meritocracia, a realidade nua e crua não pode ser negada. A imensa maioria empobrecida da sociedade é realidade existente esta aí para quem quiser ver.
Portanto, na sociedade existe a aparência e a essência a forma e o conteúdo, é fácil perceber a aparência e a forma, é como uma água poluída de boa aparência nos induz ao engano só com uma análise minuciosa poderemos saber o grau de impurezas existente no líquido precioso. Assim funciona a sociedade, a grande maioria dos indivíduos não consegue perceber as coisas como são na realidade, pois a ideologia, no caso a ideologia do mérito, tem a função de escamotear, esconder os fatos, mas aqueles que se preocupam em entender as relações sociais são capazes não só de compreender mais de desmascarar a forma sutil que os ideólogos de um sistema excludente tentam apresentar como verdadeiro, mas, a realidade desmente. Só uma boa educação é capaz, pelo menos de retirar a viseira de nossos olhos e nos fazer enxergar bem claramente o mundo injusto em que vivemos.
Não quero com isso desvalorizar todos aqueles que conseguiram ascender socialmente, como resultado de muito esforço e dedicação. Conheço famílias da zona rural de Maués, que se alfabetizaram já adolescentes, seus pais levaram décadas remando quilômetros para levar alimentos para seus filhos na cidade, geralmente morando em casa de parentes, amigos e até estranhos, nas férias voltavam para o interior e acordavam uma hora da manhã para cortar as seringueiras e produzir látex, em outro horário plantar juta, feijão, milho e outras culturas e hoje são contabilistas economistas pedagogos e outros profissionais importantes, isso é bonito e admirável, mas o que é necessário ressaltar que esses fatos são exceções e não a regra como devia ser se vivêssemos numa sociedade progressista, porque o progresso é medido, quando se é capaz de perceber que a grande maioria pode melhorar de vida e ascender socialmente, infelizmente não é isso que ocorre em nossa sociedade.

Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação, 2ª Ed. revisada e ampliada. São Paulo: Moderna, 1996.

Maués, 30 de outubro de 2015.
Professor Luizinho Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG