sábado, 15 de agosto de 2015

TRE e TSE somam 33 processos de eleições ocorridas há cinco anos ou mais

Notícias / Política

Ações ainda aguardam julgamento nos tribunais e o maior número é referente ao pleito de 2010.
sábado 15 de agosto de 2015 - 6:16 AM
Alisson Castro / portal@d24am.com
No TRE, ainda há seis processos referentes a denúncias apresentadas durante as eleições de 2010 aguardando julgamento. Foto: Reinaldo Okita
Manaus - Na Justiça Eleitoral, pelo menos 33 processos de eleições realizadas há cinco anos, ou mais, no Amazonas,  aguardam decisões no Tribunal Regional Eleitoral Amazonas (TRE) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo informações do acompanhamento processual no site da Justiça Eleitoral. O maior número de processos aguardando decisões é das eleições de 2010, com 16 processos, sendo dez em tramitação no TSE e seis no TRE. 
Há casos em que os denunciados já deixaram os cargos aos quais foram eleitos quando foram denunciados. 
Em tramitação no TSE, desde maio de 2012, o processo que tem o protocolo 10569/2012 trata de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o ex-deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) por abuso dos meios de comunicação, durante a eleição de 2010. O processo também cita o filho do ex-parlamentar, atual vereador de Manaus Reizo Castelo Branco (PTB) que também apresentava o programa “A Voz do Povo”. 
Na denúncia apresentada pelo MPE, é citado que ambos “praticaram abuso dos meios de comunicação e de poder econômico, sobretudo por meio da doação de inúmeros bens à população”, cita o órgão ministerial nos autos do processo.
No TRE, tramita a ação penal 7856/2008 que trata de uma denúncia contra o atual secretário de produção rural do Estado, deputado estadual licenciado Sidney Leite (PROS), acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na eleição de 2004, quando concorreu à Prefeitura de Maués, município distante a 268 quilômetros de Manaus. 

Segundo a denúncia do MPE, Sidney e três secretários municipais visitaram casas no bairro Santa Luzia e perguntavam o que as pessoas queriam, chegando a entregar madeira a algumas das pessoas visitadas, cita o documento. 
Em junho de 2012, o TRE decidiu receber a denúncia, mas Sidney ingressou com um recurso no TSE contra a decisão da Corte regional. O recurso foi negado, em junho deste ano, e o processo reiniciou a tramitação no TRE. Atualmente, a ação está sob a relatoria do juiz Dídimo Santana.
O MPE ingressou, em maio de 2009, com uma ação penal no TRE contra o atual prefeito de Barcelos, Jose Ribamar Beleza. Nos autos do processo, não é citada a acusação contra o prefeito de Barcelos que se refere à eleição de 2008. Naquele ano, Beleza foi eleito prefeito e, em 2012, foi reeleito. Atualmente, a ação penal está conclusa para decisão no gabinete da juíza do TRE, Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales. A magistrada está com o processo, desde 7 de julho, após o término do biênio dos juízes Ricardo Augusto Sales e Délcio Luis Santos.
Em tramitação no TSE, desde fevereiro de 2013, um recurso ordinário do MPE pede a cassação do mandato da deputada federal Conceição Sampaio (PR). O processo de refere a uma denúncia ocorrida na eleição de 2010, quando a então candidata disputava uma vaga na Câmara dos Deputados. Segundo a denúncia do MPE, e deputada fez uso irregular dos meios de comunicação para vencer o pleito de 2010. No entanto, o TRE não acolheu os argumentos do órgão ministerial contra Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG