terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ato Público em protesto pelo assassinato de “D. Dora” cobra segurança e justiça

Manaus, 18 de agosto de 2015.
Amigos, parentes e líderes comunitários, clamam por justiça
              O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado José Ricardo Wendling (PT) participou hoje à tarde do Ato Público na Praça dos Três Poderes, no Município de Iranduba, em protesto ao assassinato da líder da Comunidade Portelinha, Maria das Dores dos Santos Salvador (Dona Dora Priantes), pedindo segurança e justiça e cobrando do Estado a solução para esse crime. Desde abril de 2015, o parlamentar vinha acompanhando a luta desta liderança comunitária no conflito de terras na localidade.    

                         José Ricardo ingressará com uma Petição Política no Ministério da Justiça, nas Secretarias de Políticas para as Mulheres e a de Direitos Humanos do Governo Federal, Ouvidoria Agrária Nacional e Presidência da Comissão Nacional de Violência no Campo, além de outros órgãos relacionados ao assunto. O documento pede acompanhamento das investigações para apuração do crime, que vitimou Dora Priantes, dos conflitos existentes na comunidade Portelinha e adjacentes no Município de Iranduba; que sejam realizadas políticas sociais na comunidade; apure a omissão do Estado do Amazonas em relação ao fato, visto que 18 (dezoito) boletins de ocorrências foram emitidos registrando as ameaças sofridas pela Dora sem que nenhuma providência tenha sido tomada para salvaguardar sua vida; apoio para a criação de uma Vara Agrária no âmbito do Poder Judiciário do Amazonas; e, medidas de proteção ao Sr. Gerson Priantes, esposo da vítima, bem como os outros membros da direção da Associação Rural Portelinha.


               Os movimentos sociais e demais entidades que participaram do ato assinaram um abaixo-assinado em apoio a Petição. Já registraram seu apoio a Pastoral da Juventude Meio Popular, Pastoral da Juventude, Movimento Fé e Política, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas Arquidiocesana.
   
   “Temos que cobrar rigor nessa investigação. Crimes como este não podem virar rotina no Estado. O Governo precisa de um Plano de Segurança para o Iranduba”, afirmou José Ricardo. Ele também encaminhou requerimento pedindo providências da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Participaram desta manifestação vários movimentos populares, como CPT, Cáritas Arquidiocesana, Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), pastorais sociais, movimentos de mulheres, os vereadores Waldemir José (PT) e Professor Bibiano (PT), e a deputada estadual  Alessandra Campêlo (PCdoB).

           
Missa de Sétimo Dia
A Missa de Sétimo Dia de Dona Dona Priantes será realizada às 17h desta terça-feira (18), na Igreja São João Batista, em Iranduba, presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. A celebração contará com gestos simbólicos em memória das mulheres de lutaram pelos direitos humanos, em especial, à Dona Dora. Uma cruz será levada ao altar simbolizando o martírio de sete mulheres mortas no Amazonas e no Brasil: irmã Dorothy Stang (em Anapu, PA); irmã Cleuza Coelho (Lábrea, AM); Maria Goreth (Jorge Teixeira, Manaus); Margarida Alves (Alagoa Grande, PB); Maria do Espírito Santo (Marabá, PA); Dorcelina Folador (Várzea Grande, MS); e Dona Dora (Iranduba, AM).

No momento do ofertório, mais uma homenagem a Dona Dora: símbolos serão levados ao altar, representando as lutas da líder comunitária: terra (luta pela moradia), vaso (trabalho artesanal desenvolvido pelo grupo de mulheres da comunidade), painel (com fotos de reuniões, caminhadas e debates), pasta (com documentos de terra de moradores); e cesto (com frutas da terra). Após a bênção, será o momento da família prestar homenagem à líder do Portelinha.
 
Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  
Para mais informações:
www.facebook.com/josericardo.wendling
www.facebook.com/DeputadoJoseRicardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG