quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A importância da Leitura na vida das pessoas


Artigo

 O livro não muda o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.
Caio Graco

A leitura é uma das principais fontes de aquisição de conhecimento da cultura produzida pela humanidade. Dizia Monteiro Lobato “um país se faz com homens e livros”, tinha razão o escritor, pesquisas apontam que países desenvolvidos têm uma média de leitores muito maior que a nossa, infelizmente lemos em média 1,8 livros por ano enquanto países como Noruega, Finlândia, França e Estados Unidos cinco vezes mais.
De acordo com a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, a leitura é fundamental no desenvolvimento cognitivo da criança, de zero a dez anos, período da infância, quase cem por cento das conexões cerebrais são conectadas nesta faixa de idade, facilitando a aprendizagem. “É preciso dar oportunidades as crianças de usar suas habilidades cognitivas” enfatiza a cientista, nada mais oportuno do que suscitar nos pequenos o hábito da leitura.
A leitura é um meio para se ter acesso ao saber, aos conhecimentos formais e sendo assim, pode modificar as linhas de nosso destino escolar, profissional e social. Ela é também é uma via privilegiada para se ter acesso a um uso mais desenvolto da língua, essa língua que pode representar uma terrível barreira social. Nesse sentido, deve ser vista como uma prática social a ser devidamente encarnada na vida cotidiana das pessoas e cujo aprendizado, via de regra se inicia na escola. Ler é fundamental para compreender a realidade e situar-se na vida social.

Ela é fundamental para interpretarmos qualquer tipo de texto: seja de matemática, química, física ou de qualquer outro ramo do conhecimento. Quanto mais lemos, mais aprendemos sobre qualquer coisa produzida pelos homens, seja inventado (ficção) ou descrições das maravilhas da natureza, ou resultado de pesquisas que tanto tem contribuído para o progresso da humanidade. Pesquisas da UNESCO asseguram que a pessoa que tem o hábito da leitura tem maiores chances de obter êxito na escola e na vida profissional, aliás, isso é uma constatação óbvia, pois boa parte do conhecimento está compendiado nos livros.
A leitura também é fonte de satisfação, ela nos empolga, liberando emoções, dando asas a nossa fantasia. Entregamo-nos de corpo e alma ao universo criado pelo autor, seja ele imaginário ou real, viajando no tempo e no espaço, experimentando prazer ou angústia. Nós nos colocamos no lugar do narrador ou de algum personagem, na situação em que esta se encontra, e solidarizamos com seus sentimentos e suas atitudes. Ela é importante em todos os momentos da vida em que devemos nos reconstruir: quando somos atingidos por uma perda, uma angústia seja por um luto, uma doença, uma grande tristeza pela perda de um grande amor, ou desemprego, muitas vezes ela nos conforta com mensagens que acalentam e diminuem nossas dores. Um livro pode mudar o rumo de nossas vidas persuadindo a reflexão de nossas atitudes e em muitos casos, contribuindo para retomarmos o caminho correto de viver a vida.
Quando estamos lendo concentrado, é como se estivéssemos viajando muito longe de nossa referência. A leitura nos permite situar-nos geograficamente e conhecer as peculiaridades dos lugares, as paisagens. Por exemplo, quando lemos o romance os Sertões de Euclides da Cunha, é como se estivéssemos na Região de Canudos no sertão da Bahia. Ler permite a gente sonhar com coisas maravilhosas como: conhecer outras paragens, um novo amor, enfim ela nos dá nova motivação para viver. Além de tudo isso pode nos tornar sujeitos críticos que compreenda a realidade social, que possibilita mais facilmente agir de acordo com exercício da cidadania, tão importante para contribuir com os destinos das cidades, tão necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A biblioteca é o lugar propício para o incentivo da leitura, lugar sagrado, espaço de conhecimento e experiências de pessoas admiráveis que doaram suas vidas para a pesquisa em busca de respostas para os porquês da vida. Por isso não existe lugar melhor para se visitar.
O ato de ler contribui muito para o bom relacionamento com as pessoas, aumenta a possibilidade do diálogo imprescindível para consolidar casamentos, namoros, pois possibilita tocar uma boa conversa. E em muitos casos, é meio para ter boas amizades, consequentemente oportunidades de trabalho. Podemos assegurar que a leitura é o instrumento essencial da qual o homem dispõe para dar o significado necessário a sua vida, pois ela proporciona viver, ainda que em sonho, as maravilhas da vida, as alegrias, as tristezas e entender nossa missão nessa vida passageira, mas que vale apena ser vivida.
Já que estou falando de leitura é oportuno indicar dois livros, para mim essenciais: A biblioteca e seus habitantes e Livros - Tudo o que você não pode deixar de ler, o primeiro de Américo de Oliveira Costa e outro de Christiane Zschirnt, os dois são livros significativos que fazem parte da história da Literatura universal. Christiane recomenda o que não podemos deixar de ler. Vou citar Alguns. Sobre o mundo; a Bíblia Sagrada e Dom Quixote, sobre o amor; Romeu e Julieta, política, O Príncipe, economia; Ética protestante e o Espírito do Capitalismo e O Capital, pisque; A Interpretação dos Sonhos de Freud, crianças; Alice no País das Maravilhas, e assim por diante são milhões de livros produzidos ao longo da história.
O livro fala da complexidade que é o ser humano, procura descrever suas angústias, alegrias, tristezas, mazelas, paixões. Não vai conseguir falar de tudo, mas não deixa de registrar fatos, criar situações que fazem a gente pensar, só digo amigos leitores, que é um amigo essencial que supre muitas as outras ausências e não reclama, é simplesmente um amigo. Aos pais além cumprir com suas obrigações normais com os filhos, como criá-los amá-los. Educar é fundamental, então que crie meios, envidem todos os esforços para criar o hábito da leitura em vossos filhos, assim estarão dando um pouco mais de chance, para que eles enfrentem a vida de forma que um dia possa dizer valeu apena vir ao mundo.



Maués, 20 de agosto de 2015
Luiz Ernane Rodrigues Aguiar (Professor Luizinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG