quinta-feira, 9 de julho de 2015

José Ricardo pede solução definitiva para o CBA e cobra garantia de recursos aos representantes do MDIC

Manaus, 09 de julho de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) Foto de arquivo

O deputado José Ricardo Wendling (PT) cobrou a garantia dos recursos financeiros a serem investidos no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), bem como pleno funcionamento da entidade, após o secretário do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Marcos Vinícius, ter afirmado, em Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), na manhã desta quinta-feira (9), que o Centro já passa a ter personalidade jurídica junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O CBA está sendo uma co-gestão, com a participação do MDIC, Inmetro e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

“Precisamos saber se as prioridades serão garantidas. Porque se o Inmetro tiver limitações financeiras, o CBA pode ter dificuldades”, declarou o deputado, que recebeu a seguinte informação do secretário do MDIC: além do MDIC e do Inmetro, o CBA poderá contar com recursos do Capda, Ministério de Ciência e Tecnologia (MCI) e da área da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Suframa.


José Ricardo destacou que há muito tempo cobra a solução para os problemas do CBA. Já realizou Audiência Pública no próprio Centro de Biotecnologia e esteve em Brasília, onde foram apresentadas várias propostas, como transformá-lo em centro de referência na área de biotecnologia, com interligação com as instituições de ensino e pesquisa; transformar toda a pesquisa desenvolvida em benefícios para a população; além de serem ouvidas as demandas locais. “E estou entendendo que boa parte dessas reivindicações e propostas está sendo contemplada nesta nova realidade do CBA”, disse o parlamentar.

Mas ele finalizou que é urgente criar alternativas econômicas para o Estado não ficar totalmente dependente da Zona Franca de Manaus. “E essa solução também passa pelo CBA. Vamos continuar acompanhando esse processo. A ciência e a tecnologia não podem parar”.

Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG