segunda-feira, 13 de julho de 2015

ECA e conselhos tutelares completam 25 anos de existência, com muitos avanços e desafios a serem superados

  Manaus, 13 de julho de 2015.
       

Plenário da ALEAM

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal no 8.069/90, completa hoje (13) 25 anos de existência, como também a criação dos Conselhos Tutelares. Essa importante data foi destaque em Sessão Especial promovida pelo deputado José Ricardo Wendling (PT), na manhã desta segunda-feira, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).


Sessão Especial presidida pelo Dep.  José Ricardo


O ECA que tem mais de 250 artigos, sendo considerada a Constituição das crianças e dos adolescentes, por visar a sua a proteção, assegurando o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária. E os Conselhos Tutelares foram instituídos justamente para funcionar como fiscalizadores do cumprimento deste Estatuto. São os orientadores da comunidade em relação aos direitos e deveres de meninos e meninas.


Para o parlamentar, o ECA é um marco legal, com políticas que garantem os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes. “São muitos os avanços. Muito mais ações aconteceram depois do Estatuto. A redução da mortalidade infantil foi um grande avanço. Mas precisamos trabalhar no que ainda não foi feito, como tornar essa área, realmente, prioridade absoluta do poder público, com mais recursos para ações de prevenção; melhorias no sistema socioeducativos, que hoje funciona quase como penitenciária, superlotado e sem especialistas para lidar com adolescentes infratores; melhoria na estrutura dos conselhos tutelares, principalmente, no interior do Estado”, declarou ele, ressaltando que muitos querem reduzir a idade penal de 18 ara 16 anos, mas antes de pensar em encarcerar e punir os meninos e meninas infratores, deve-se pensar nas ações de prevenção. “Evitar que aquele adolescente não se torne um assassino. Esse é o nosso desafio”.

Renato Souto, conselheiro do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, afirmou que há muito o que avançar nesses 25 anos do ECA, principalmente, com relação às ações dos conselhos tutelares. “A maioria funciona com recursos limitados e sem estrutura adequada. Devemos divulgar mais que tanto pessoas jurídicas quanto físicas podem fazer doações ao fundo da criança e do adolescente e deduzir do imposto de renda. Todos têm a responsabilidade de ajudar o poder público a melhorar as políticas públicas. Só assim os conselheiros tutelares terão autonomia para resolver os casos, principalmente, no interior. Hoje, são amordaçados nas mãos dos prefeitos, chegando a ser até ameaçados de morte”, denunciou.

Representante da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Éric Rafael, advogado do sistema socioeducativo, comentou que as instituições de internação precisam de melhorias, mas informou que há projeto em andamento para construção de mais um centro socioeducativo em Manaus. “Agora, também precisamos melhorar o atendimento da nossa Justiça. Recebi caso de um adolescente infrator de Novo Aripuanã, que passou um ano e cinco meses numa delegacia, porque furtou um celular por não ter o que comer. Foi esquecido pela justiça”, contou ele, reforçando que é ne­ces­sário aumentar o orçamento para melhorar o sistema de internação do Amazonas.

De acordo com Sheila Maria, da Pastoral da Criança, esse é um momento muito especial. “São 25 anos de dedicação em prol das crianças e dos adolescentes. Parabéns a todas as entidades que atuam nessa área, em especial, à Pastoral da Criança, que presta um belo serviço à sociedade, levando informação e ajudando muitos meninos e meninas de Manaus e também do interior. Todos nós, sociedade como um todo, temos a obrigação de zelar pelo cumprimento dos direitos infanto-juvenis, tornando essas ações prioridade absoluta de fato e de direito”.

Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306

Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com


Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG