quinta-feira, 25 de junho de 2015

José Ricardo irá cobrar metas e estratégias aprovadas no Plano Estadual de Educação

Manaus, 25 de junho de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) Foto de arquivo
A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) aprovou hoje (25) o Projeto de Lei do Plano Estadual de Educação (PEE), com diretrizes e metas para os próximos dez anos. O deputado José Ricardo Wendling (PT) votou a favor desse Projeto, apesar de ter apresentado 75 propostas ao Plano e quase nenhuma ter sido acatada. “Quero a melhoria da educação e torço para que as ações públicas deem certo. Afinal, o Amazonas está entre os piores do País, em termos de qualidade do ensino público. Enquanto parlamentar, irei acompanhar e cobrar a implementação de todas as metas e estratégicas aprovadas no PEE”.


Mas o deputado fez duras críticas ao Governo do Estado, que deveria ser mais aberto e transparente. “O Governo teve um ano para elaborar esse Plano Estadual, debatê-lo com a sociedade e encaminhá-lo à Assembleia Legislativa para ser aprovado. Mas somente anteontem é que esse projeto chegou neste parlamento. No mínimo, deveriam ter feito uma Audiência Pública aberta a todos, aqui no plenário da Aleam. Infelizmente, não houve vontade política. Dos 24 deputados, 21 são da base do governador. Fazem o que ele determina”, denunciou ele, que na última terça-feira (22), juntamente com a deputada Alessandra Campêlo (PCdoB) e o deputado Luiz Castro (PPS), apresentou requerimento à Mesa Diretora da Aleam propondo realização de Audiência Pública para debater o Plano Estadual de Educação.

Das 75 propostas que José Ricardo apresentou ao PEE e que foram entregues ao Fórum Estadual de Educação e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram aceitas políticas para dar mais segurança às escolas e garantia de limite de número de alunos em sala de aula, apesar da Lei Estadual nº 257/2015, de minha autoria, determinar prazo de cinco anos para a implementação da Lei e no Plano ter aumentado para dez anos. “Vou continuar insistindo para o Estado implementar ações importantes para a educação, que foram propostas minhas ao Plano, como a valorização dos professores, convocando os aprovados no último concurso e garantindo vale-transporte para todos os educadores, além de plano de saúde”.

Enquanto isso, ele afirmou que a educação vive muitos dramas e desafios, resultado da atitude de gestões passadas. “Temos obras de escolas paralisadas, como no Município do Juruá, que desde o meio do ano passado pararam os serviços e não há previsão de conclusão. Temos também obras de reforma que nunca foram iniciadas: Escola Estadual Cleomenes do Carmo Chaves, no Jorge Teixeira, que existe há 14 anos e convive com sérios problemas, sem quadra, sem auditório, sem biblioteca”, declarou o parlamentar, que ainda destacou a questão dos fardamentos escolares, em que contrataram duas empresas para a produção de mais de três mil peças, numa licitação de mais de R$ 40 milhões, e a maior parte das escolas está sem os fardamentos completos.

Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306

Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  


Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG