domingo, 14 de junho de 2015

ESCOLA MUNICIPAL SALUM DE ALMEIDA, UMA ESCOLA EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA



A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO, TROUXE MELHORAMENTO PARA A ESCOLA E DE SUA SALA, O GESTOR ACOMPANHA TODA A MOVIMENTAÇÃO NOS TRÊS BLOCOS DO PRÉDIO.
 
Gestor da Escola Ronam Miranda Caldas
Painel de monitoramento interno e externo, com 15 câmeras
Moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Maués
Sala do Mais Educação - Turma de Dança
Local de preparo e distribuição de merenda escolar
Pátio externo da escola, com estacionamento, segurança
Sala de informática, com 15 computadores e acesso a internet
Salum de Almeida, em busca de construir sua identidade
Aldemir Bentes
EDUCAÇÃO

Maués – E Escola Municipal Salum de Almeida, situada na Rua São João, está localizada entre os Bairros Ramalho Júnior, Éden e acesso ao Bairro Donga Michiles.
O atual gestor, professor Ronam Miranda Caldas, nos recebeu para um bate papo sobre a escola, em particular, sobre o sistema de monitoramento com a instalação de 15 câmeras instaladas em pontos estratégicos, em todos os três blocos do prédio.
O professor Ronam destaca que desde a implantação do sistema, em 02 de fevereiro de 2014, grandes melhorias e avanços na educação, passaram a se tornarem visíveis na escola, pois de sua sala, em um click, ele pode acompanhar, em tempo real, qualquer ato suspeito.
Paralelo a sistema de monitoramento, neste ano de 2015, foi implantado o sistema de comunicação via rádio que complementou a vigilância em toda a escola.
Explica o professor que caso ocorra alguma atitude suspeita, ele via rádio, aciona o pessoal de apoio que fazem a verificação da ocorrência.
Com a implantação do sistema, o abandono da sala de aula caiu consideravelmente.
Paralelo a implantação do sistema, outras atividades são realizadas na escola e fora dela, como palestras para os alunos e seus familiares, com o intuito de conscientizar da importância da escola na formação do cidadão e a necessidade de interação entre escola, alunos, pais ou responsáveis e a comunidade.
O Programa Mais Educação está em pleno funcionamento, oferendo reforços na Matemática e Língua Portuguesa, além de Música, dança e Fanfarra.
Os focos das palestras são direcionadas aos temas do meio ambiente, prevenção a saúde, combate a dengue, nestes casos, a escola mantem parcerias com outras secretarias, como a SEDEMA, Saúde e Educação, informa o gestor.
Além das Palestras, a escola desenvolve um Projeto voltado para o Meio Ambiente dos conteúdos contidos no currículo escolar.
O Programa de Inclusão, promove a inclusão de alunos com necessidades especiais, incentivando a família e realizando acompanhamento.
No horário do recreio, foi disponibilizado aos alunos, jogos didáticos e ping pong, buscando sempre, aprimorar o relacionamento entre os alunos, evitando que eles busquem outros meios no horário recreativo.
A escola possui um laboratório de mídia com 15 computadores e acesso a internet, que contribui para a pesquisa dos alunos da escola e seu entretenimento, haja vista que em determinado horário, são liberados acesso as redes sociais.
A escola conta com uma biblioteca na qual é aplicado o sistema de empréstimo de livros literários, buscando despertar em seus alunos, o hábito da leitura, relata o gestor.
UM SONHO
O professor Ronam, falou que tem um sonho e que pretende lançar e concluir, antes de deixar a direção da escola, pois como lembrou, a gestão é passageira. Segundo o professor, ele pretende adequar a área de recreio, em um auditório desmontável, dotando-o de som e ambiente ventilado, para ser utilizado em eventos promovidos pela escola ou pela comunidade, concluiu.
OBJETIVO DA ESCOLA
A escola busca a sua identidade, com metas voltadas para o conhecimento científico e teórico, formando cidadãos capazes de aplicar os seus conhecimentos na vida profissional e no seu cotidiano.
RECONHECIMENTO
Como reconhecimento pelas boas mudanças implantadas na escola Salum de Almeida, o gestor Ronam Caldas, recebeu no dia 09 de junho de 2015, Moção Oficial de Aplausos da Câmara Municipal de Maués, através do pedido do vereador Luiz Carlos Dinelli, a qual foi aprovada pela maioria. O professor Ronam agradeceu a Deus e ao prefeito de Maués, padre Carlos Góes pela oportunidade dada para que ele pudesse realizar esse trabalho na escola, agradecendo toda sua equipe, pois como ele mesmo lembra, não fazemos nada sozinhos, sem ajuda, sem colaboração, sem reconhecimento.

A ESCOLA EM RESUMO
Nome -  Escola Municipal Salum de Almeida                                 
Gestor – Ronam Miranda Caldas
Funcionários – 60 funcionários, entre professores e corpo administrativo.
Horário de funcionamento – Matutino - 07:00 h às 11:15 h.
Vespertino – 13:00 às 17:15 h.
Atende: do 6° ao 9° Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG