sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sandra Braga negocia com ministro Mercadante mais prazo e diálogo antes da criação de unidades de conservação no Sul do Amazonas

Senadora Sandra Braga
O ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, garantiu à senadora Sandra Braga (PMDB-AM) que estão suspensas todas as providências destinadas a anunciar, no dia 6 de junho, a criação de Unidades de Conservação (UC) em uma área no Sul do Amazonas. As novas UCs ameaçam a atividade econômica e o sustento de centenas de famílias na região que abrange os municípios de Apuí e Manicoré. Ao todo, a área destinada a criação das reservas abrange quatro milhões de hectares no estado.
Há mais de dois meses a senadora articula junto ao governo federal uma solução negociada para este problema. Em uma série de audiências no gabinete de Sandra Braga, o prefeito de Apuí, Adimilson Nogueira; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas Muni Lourenço, e uma comitiva de vereadores relataram o temor de caos social e econômico, caso a área em questão seja convertida em Unidades de Conservação.

Para tranquilizar as autoridades e o povo dessa região, o ministro Mercadante acertou com a senadora que será realizada uma reunião em Brasília, com a participação de todos os envolvidos. Sandra convidará, também, os outros dois senadores que representam o Amazonas – Vanessa Grazziotin e Omar Aziz, para este debate em que serão examinados todos os ângulos que envolvem a criação das UCs.
“É inaceitável incluir na área dessas Unidades de Conservação um aeroporto já homologado e um porto em construção, por onde será escoada toda a produção do município”, diz a senadora em defesa da solução negociada. “Apuí nunca foi contrário à criação das unidades de conservação. Apenas quer discutir uma proposta que seja boa tanto para o meio ambiente como para o município”, acrescentou.
Uma das alternativas sugeridas é a redução da extensão das UCs de quatro milhões de hectares para três milhões de hectares. Foi o que disse a senadora, ainda no mês de março, à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na ocasião, a ministra comprometeu-se a não tomar nenhuma decisão sem antes ouvir os envolvidos. 
Parintins - No discurso, a senadora Sandra Braga também informou aos senadores sobre a visita a Parintins, na tarde desta sexta-feira. Ela acompanhará o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que anunciará patrocínio da Eletrobras ao Festival Folclórico da cidade. A parlamentar aproveitou para convidar o senador Telmário Mota (PDT/RR), que presidia a sessão, para conhecer a festa.
Esse Festival é muito importante para a cidade, pois movimenta sua economia. E ir para Parintins é sempre uma alegria, porque o povo de lá é especial, que ama a cultura e que nasceu com a cultura. É impressionante como o povo de Parintins tem esse dom para a cultura. E o anúncio que o ministro fará hoje é muito importante porque valoriza essa cultura”, ressaltou a parlamentar.
Assessoria de Imprensa

61-3303-6228
Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61- 8124-3009
Manaus - Rodrigo Araújo: 92 -99116-2273

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG