quinta-feira, 21 de maio de 2015

José Ricardo irá apresentar emenda ao Plano Plurianual prevendo mais recursos à Defensoria Pública do Estado

Manaus, 20 de maio de 2015.
   O deputado José Ricardo Wendling (PT) irá apresentar emenda ao Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, previsto para chegar à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) até o final do mês de agosto, a fim de garantir mais recursos à Defensoria Pública do Estado. “A direção da Defensoria Pública veio a público informar que o órgão está na pior, que não tem recursos financeiros suficientes para a manutenção da sua estrutura. E faz justas cobranças ao Governo do Estado, que trata com descaso essa situação”, declarou.
 Como resultado dessa situação, a Defensoria diz que terá que demitir 80% dos cargos comissionados, enxugar as despesas da Casa e fechar algumas instalações da Defensoria em Manaus, como no Fórum Henoch Reis, e em municípios do interior do Estado. “Essas medidas irão afetar as atividades da Defensoria no Amazonas. E como fica a população mais pobre? O defensor público é o advogado do povo, daquele que não tem condições financeiras de contratar um advogado. Já lutamos para o Estado fazer concurso público e contratar mais defensores, principalmente, para o interior. Mas a estrutura ainda é muito precária e é lamentável ver o desprezo do Estado com o mais pobre”, disse ele, que irá solicitar mais informações sobre essa situação à Defensoria Pública.

Mas o deputado destaca que na outra ponta há a Justiça e o Ministério Público, que ampliaram os gastos com auxílio-moradia e agora querem implantar o auxílio-saúde. Ele recebeu resposta do procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE) solicitando fazer uma revisão dessa proposta para promotores que já tem moradia. Como resposta, o MPE informou que todo promotor que solicitar esse benefício tem o direito de recebê-lo, conforme previsto em lei. “Considero uma imoralidade dar auxílio-moradia para quem tem casa e mora muito bem em Manaus. Enquanto isso, o mais pobre do Estado fica desamparado, com poucos defensores públicos para lhes defender”!
Deputado ingressa no MPE denunciando descaso em escola
José Ricardo ingressou com representação no Ministério Público do Estado (MPE) para que apure a situação da Escola Estadual Professor Cleomenes do Carmo Chaves, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, inaugurada há 14 anos e necessitando urgentemente de uma reforma. “Queremos uma intervenção nessa escola e que apure as responsabilidades do secretário de Educação do Estado e do governador, que se intitula professor, mas deixa escolas chegarem nessa situação”.
Após visita a essa unidade de ensino, ele denunciou o abandono do local: salas fechadas, matagal tomando conta da área interna, não tem quadra esportiva, nem auditório, além de volume grande de livros sendo jogado fora. “Uma escola possui quase 2 mil alunos e convive com salas superlotadas e falta de professores e sem nunca ter passado por uma grande reforma. Uma escola abandonada pelo Governo. Esperemos que o Ministério Público possa dar as respostas que pais, alunos e professores tanto aguardam, cobrar judicialmente uma grande intervenção e reforma nessa escola”, finalizou.
Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Para mais informações:
 Cristiane Silveira - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG