quinta-feira, 9 de abril de 2015

Projeto que prevê bibliotecas em todas as escolas do Amazonas é aprovado pela CCJ

Manaus, 09 de abril de 2015.







Hoje é o Dia da Biblioteca. E o deputado José Ricardo Wendling (PT) aproveitou para destacar a aprovação, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), de Projeto de Lei de sua autoria que propõe a criação do Programa Estadual de Universalização de Bibliotecas nas Escolas, prevendo que todas as escolas tenham bibliotecas funcionando com bibliotecários e que mantenham acervo mínimo de um livro por aluno. “Se não incentivarmos os estudantes a terem gosto pela leitura, não vamos mudar a nossa realidade, melhorando a qualidade do ensino”.

Conforme dados do ‘Programa todos pela educação’, no ano de 2011, das 5.587 escolas do Amazonas, entre públicas e privadas, 4.517 (80%) não têm biblioteca. E das 897 escolas municipais da capital, 341 estão sem bibliotecas, ou seja, 38% das unidades de ensino. “Temos um déficit grande de bibliotecas. E é lógico que essa é uma das causas do Amazonas ser um dos Estados com o pior indicador de qualidade de educação”, disse José Ricardo, ressaltando que a proposta tem como base a Lei Federal n° 12244/2010, determinando que até 2020 todas as escolas deverão ter uma biblioteca e que esta esteja funcionando com acervo atualizado.

            Ele ainda voltou a cobrar que a Mesa Diretora da Aleam promulgue Projeto de Lei de sua autoria que limita o número de alunos por sala de aula (PL nº 277/2011), aprovado pelo plenário da Casa no ano passado e até não foi nem sancionado pelo governador e nem promulgado pelos deputados. “A Assembleia tem a obrigação que promulgar esse projeto”, declarou ele, ressaltando que a superlotação na sala de aula é um dos fatores que contribuem com baixo rendimento dos alunos, além de ser um dos causadores do estresse dos professores.
 Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
 Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG