quinta-feira, 22 de maio de 2014

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÉS 22.05.2014




PREFEITO VISITA COMUNIDADES DO “PROGRAMA LUZ PARA TODOS”NESTA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (22) o prefeito Pe. Carlos Góes recebe o Deputado Estadual Sinésio Campos da Comissão de Minas, Gás, Energia e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas – ALEAM e o Coordenador Estadual do “Programa Luz Para Todos” no Amazonas, Robson Bastos. Com a comitiva o prefeito visitará as comunidades rurais onde foi implantado o Programa.
A comitiva do deputado chega às 10:00h no  Aeroporto Municipal, e às 10:15h, segue viagem à zona rural com o prefeito.
Às 11:00h  a comitiva do prefeito reúne na Comunidade Freguesia com os moradores e coordenadores das comunidades: Ponta Alegre, Bom Jesus, São Benedito das Pedras, São Bento, Enseada e as comunidades circunvizinhas.
Às 14:00h, reúne na Comunidade São João do Maués Miri com os moradores e coordenadores das seguintes comunidades: São Marcos, São Francisco, São Raimundo, Betel, São Pedro, São José e Santa Maria.
Às 15:00h – A reunião será no gabinete com secretários municipais, vereadores e a imprensa.

SETOR URUPADI É O PRIMEIRO A RECEBER EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A comunidade pólo do Setor Urupadi, Santa Clara, já está recebendo a equipe de saúde da família. Já está no local a técnica de enfermagem Cleonice, desde a última semana, para somar com o serviço do agente de saúde que atende as demais comunidades do pólo. De acordo com a secretária de saúde, Dra. Sheila Said, o Urupadi também será contemplado com um profissional do Programa Mais Médicos, após a conclusão dos reparos na casa onde esses profissionais irão morar, a equipe será completa. O pólo 11 é o primeiro a receber o programa, que irá funcionar em mais 4 pólos estratégicos da zona rural.

PÓLO 11 REPRESENTADO PELA TRADIÇÃO MUSICAL NA COPA

Sendo um dos pólos que mais vem se destacando e se desenvolvendo, o pólo 11 também é representado pela valorização e resgate da cultura. Prova disso é a apresentação do Grupo Pingo de Luz, formado em sua maioria por moradores de comunidades desse setor, que se apresentou no dia 20 em Natal (RN) no evento Teia das Ações. Outra apresentação do “gambá” será durante a realização da Copa do Mundo em Manaus, como convidado da Secretaria de Cultura do Estado. Um dos componentes do grupo é seu Iracito Cardoso, da comunidade Nossa Senhora Aparecida do Pedreiro, que desde muito jovem tomou gosto pela música de beiradão. Para a filha dele, Claudete, ver o pai participar de eventos desse nível é uma honra, por ter a cultura local mostrada para todo mundo ver. Ela afirma que já esperava ver o pai chegar tão longe e ser reconhecido pelo seu talento.

MAIS DE 4 MIL ALUNOS ATENDIDOS NA SEMANA DE SAÚDE ESCOLAR

O programa Saúde na escola está promovendo desde o dia 19 a Semana de Saúde em todas as escolas cadastradas no programa. De acordo com o coordenador do PSE pela Saúde, Dr. Orti Junior, mais de 4 mil alunos já foram atendidos, com avaliação odontológica, acuidade visual, avaliação de peso e altura, medicação para verminose e atualização vacinal. Orti informa que é necessário que os alunos tenham a carteira de vacina e o cartão SUS para que as consultas sejam cadastradas no Ministério da Saúde. Quem não tiver o cartão SUS deve retirar na Secretaria de Saúde. 

CRAS 3 RECEBE FARDAMENTO PARA GRUPOS DE CONVIVÊNCIA

Alunos dos grupos de fortalecimento de vínculos do CRAS 3, que atende Donga Michiles e Éden, receberam na manhã de ontem (21) mais de 130 fardamentos da Secretaria de Assistência Social do Município. A entrega se deu na ocasião da homenagem às mães participantes dos grupos de convivência, onde mais de 100 mulheres foram homenageadas pelos filhos, com um café da manhã, onde houve apresentações de poesias e sorteio de brindes. Para a coordenadora do CRAS 3, Márcia Martins essa é uma justa homenagem às mães, que participaram ativamente no evento. De acordo com ela, a iniciativa vem fortalecer o vínculo entre o centro e os participantes dos grupos. A Secretária Ruth Ana Góes destaca que essa foi uma oportunidade não só de falar da importância das mães, mas do acompanhamento dos filhos, a cidadania e a inserção nos programas sociais.

AÇÃO CONJUNTA FAZ LEVANTAMENTO DE MORADORES E LOTES DA HORTA COMUNITÁRIA

A Prefeitura de Maués através da SEPROR, SEMAS e INTERMAUÉS, iniciaram nesta quarta-feira (21) o levantamento na área da horta comunitária. A iniciativa da Secretaria de Produção tem como objetivo fazer um diagnóstico dos moradores e dos lotes habitado por eles.
De acordo com o Secretário Executivo de Produção Albano Soares, a Prefeitura de Maués concedeu aos moradores uma concessão de uso do terreno, onde a maioria das concessões já está vencida. “Há situações de moradores que já venderam os lotes, ou que já não são mais habitados por produtores, como estava acertado entre as partes” informou o Secretário. O INTERMAUÉS irá fazer o levantamento de cada morador para que a prefeitura possa realizar a titularização dos lotes. Atualmente a horta comunitária possui 81 lotes, destinados a produtores de hortaliças que são gerenciados pela SEPROR. A Prefeitura tem projeto para urbanização, saneamento básico e construção de uma feira voltada para os moradores. Segundo o Secretário o levantamento, será realizado até sexta-feira.

PRODUÇÃO RURAL TEM MAIS 40 MILHÕES DE PREJUÍZOS COM A ENCHENTE

A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento- SEPROR fez o levantamento parcial das perdas em produção rural por conta da enchente. Segundo o Secretário mais de 900 famílias foram atingidas na zona rural, principalmente nas áreas baixas e de várzea. O prejuízo para a produção está estimado em mais de R$ 40 milhões, número que pode aumentar devido à previsão que indica mais dez dias de chuva.
 Este valor irá refletir negativamente na economia do município no próximo ano, sobre tudo no abastecimento da farinha de mandioca, frutas e pequenas hortaliças. O Secretário Executivo de Produção Albano Soares disse a Prefeitura está enviando um relatório com os dados da perda ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Produção do Governo do Estado para que haja assistência diferenciada as famílias.

SEDEMA REALIZA SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM MAUÉS

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA realiza no período de 2 a 6 de junho a Semana Mundial do Meio Ambiente com o tema: Preservar o meio ambiente deveria ser responsabilidade e atitude de todos. Qual a sua atitude? A Secretaria está programando uma série de atividades que incluem palestras, gincana culturais, passeio ciclístico e a feira ecológica, que será realizada na Quadra Leão Martinelli. O público alvo são as escolas que participam o projeto de educação ambiental escola selo verde, e toda a comunidade.

MAUÉS É DESTAQUE NO FUTSAL FEMININO NOS JOGOS ESCOLARES

A delegação maueense continua na cidade de Parintins onde estão acontecendo os jogos escolares do pólo do baixo Amazonas. A cidade esteve em baixa no vôlei feminino, handebol e futsal infantil masculino, mas Maués brilhou no futsal feminino ao derrotar a cidade de Boa Vista do Ramos pelo placar de 6 x 2. Os atletas continuam firmes no handebol, vôlei e futsal. Segundo a secretária Enei Brasil que coordena a delegação maueense nos jogos, uma das apostas de Maués é no atletismo. As provas acontecem nesta quinta-feira, e os atletas em sua maioria da zona rural são esperanças de medalhas para a Terra do Guaraná.

SUPERVISORA DO PROVAB VISITA MAUÉS

 A Secretaria Municipal de Saúde está recebendo a supervisora do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (PROVAB), Francisca Amanda que mensalmente faz o contato com a gestão dando suporte ao programa.  O PROVAB estimula e valoriza o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.  O programa prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e 8 horas no curso de especialização. Maués fez adesão ao programa facilitando que os profissionais tenham acesso ao site e ao edital para se cadastrar e escolher o município em que deseja atuar. Entre os profissionais estão médicos brasileiros de universidades federais e estaduais que paralelo ao trabalho fazem a especialização em saúde da família.

SAÚDE LANÇA CAMPANHA DE CONTROLE DE POPULAÇÃO ANIMAL

 A Secretaria de Saúde lançou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Controle da População de Animais Errantes em Maués, denominada “Posse Responsável”. O veterinário Bruno Negreiros iniciou o ciclo de palestras na Escola Municipal Francisco Canindé. De acordo com a Secretária Sheila Said a campanha está sendo realizada considerando o grande número de animais abandonados, os acidentes com mordeduras em humanos, e principalmente os acidentes de trânsito. A campanha visa conscientizar a população de sua responsabilidade com o bem estar do animal e efetuar o controle da população. O projeto será encaminhado à Câmara para conhecimento do projeto que envolve orientação para cuidado com os animais até a castração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG