quinta-feira, 15 de maio de 2014

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS 15.05.2014




PREFEITURA INAUGURA COMPLEXO TURÍSTICO DA ORLA NA SEXTA-FEIRA DIA 16/05
 
Orla Fluvial concluída
 
O Complexo Turístico da Orla do Rio Maués Açu será inaugurado nesta sexta-feira, 16. A obra iniciou em 2008 e está sendo   concluída após seis anos, graças ao compromisso do prefeito Pe. Carlos Góes com os recursos públicos. A inauguração será às 15:00h desta sexta-feira com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.
O espaço está sendo considerado o novo cartão postal de Maués, onde estarão funcionando 08 (oito)  boxes com sorveteria, lanchonete,  e uma loja onde será instalado o Centro de Atendimento ao Turista – CAT. As lojas também serão destinadas ao camelôs que terão melhor localização para a comercialização de seus produtos. Além disso, a orla também oferecerá espaço de lazer para as crianças e as famílias maueenses que terão mais um local para passeios no fim de tarde. Durante a inauguração do Complexo Turístico da orla será realizada a ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário –MDA - com entrega de 40 arca das letras, assinatura do contrato do PNAE e entrega de títulos definitivos para mais de 150 pessoas da zona rural. Todos os coordenadores das comunidades beneficiadas com o Programa Luz Para Todos também estão sendo convocados pelo Prefeito Pe. Carlos Góes.

SEMED LANÇA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura Municipal de Maués, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, abriu  inscrições ao Processo Seletivo Público Simplificado para admissão de Servidores em Caráter Temporário nas modalidades: Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo (a), Assistente Administrativo, Vigia, Merendeiro,(a) Auxiliar de Serviços Municipais (ASM), na Zona Urbana e Rural, Motorista Fluvial, Operador de Máquinas Pesadas e Técnico em Mecânica e Elétrica de Autos e Máquinas Pesadas na área Urbana do Município de Maués.
 Ao todo estão sendo oferecidas 139 vagas. Psicólogo (02), Assistente Social ( 02), Nutricionista( 02), Assistente Administrativo (29), Auxiliar de Serviços Municipais ( 38), Vigia (24), Motorista Fluvial (05), Cozinheiro(a)/Merendeira(o) (29), Operador de Máquinas Pesadas com CNH Cat D (06), Técnico em Elétrica de Autos e Máquinas Pesadas (02). As inscrições ocorrerão no Prédio da Secretaria Municipal de Educação, sito a Estrada dos Moraes, 586, Centro.
De acordo com o edital a Entrega de Currículos será no período de – 17 a 24 de maio de 2014, o resultado preliminar será anunciado dia 02 de junho, apresentação de recursos 03 de junho, resultado final 05 de junho. O edital completo está no site www.maues.am.gov.br

FATESP LANÇA VESTIBULAR SOLIDÁRIO PARA AJUDAR VÍTIMAS DA ENCHENTE

Será lançado hoje pela Fatesp, o vestibular solidário. Os alunos que se inscreverem no vestibular não irão pagar a inscrição. Para contribuir com as vitimas da enchente os matriculados doarão três quilos de alimentos não perecíveis. Oziel Sá, coordenador  do Polo de Maués, informou que será feita uma parceria com a Prefeitura através da SEMAS. Toda a arrecadação será enviada as vitimas da enchente. As inscrições começaram hoje. Os cursos são pedagogia, matemática, serviço social, administração, ciências contábeis, teologia com pedagogia, teologia com historia, teologia com geografia e teologia com letras. A Fatesp funciona em frente à Escola Santina Felizola.

FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE RECEBEM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA PREFEITURA

Os moradores das comunidades rurais que estão sendo afetadas com a enchente, receberam a visita das equipes do governo municipal. Na terça-feira a Defesa Civil, Secretaria de Educação, Saúde, Assistência Social e Sepror visitaram as comunidades :São Jorge do Limão, Alvorecer do Limão, Ilha do Sol do Maués Açu, Corocoró e Santa Maria do Maués Açu, igarapé Açu e igarapé do Gil. Também foram visitadas as comunidades Jacaré, Lago das Garças, Laguinho do Joaquim, Castanhal de Baixo, Mucura, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora de Nazaré, Espírito Santo e Lago Pretinho, Canarana, Lago dos Bichos. Na comunidade São Jorge do Limão Grande o morador Jackson Michiles, relatou as dificuldades que os moradores estão passando.
Ontem as equipes da Prefeitura de Maués que estão realizando o diagnostico da enchente em Maués continuaram as visitas às comunidades. Os técnicos das Secretarias fizeram o cadastro das famílias afetadas, verificando as condições das escolas, doenças e as perdas agrícolas. Estão sendo visitadas hoje as comunidades :Xibui, Terra Vermelha,São Pedro do Lago Grande, Santo Antonio, Apocuitaua Médio, Jacaré, Nova Galiléia, Bom Jesus, Ponta Alegre,Nossa Senhora de Lourdes, Castanhal de Cima, Furo da Baixa , Trindade,- São Pedro, Osório da Fonseca, Nossa Senhora de Fátima, Paracuni, São Tome, Fortaleza e Santa Maria. Na quinta-feira será feita a visita a comunidade do Laranjal no Rio Urupadi e Caiaué no Paracuni.

TCE REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LICITAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), está em Maués realizando o curso de Capacitação de licitação e Portal de Transparência.  Participam dos cursos os municípios de Maués, Nhamundá, Parintins e Boa Vista do Ramos que acontece até está quinta-feira. As disciplinas aplicadas, são “Elaboração de Edital de Licitações e Termo de Referência”, “Dispensa e Inexigibilidade de Licitação” e “Portal da Transparência”, temas que apresentam falhas nas prestações de contas anuais das administrações. O Curso está sendo ministrado pelo analista técnico de controle externo do TCE Sérgio Augusto Meleiro e Beatriz Botelho.

Os técnicos do TCE abordam nos cursos a estruturação e requisitos mínimos para a criação dos portais de transparências, cuja maioria das prefeituras do interior não possui; sobre as técnicas para se elaborar corretamente um edital de licitação e ainda sobre os aspectos práticos, técnicos e jurídicos à luz do Tribunal de Contas para a dispensa e inexigibilidade de licitação.

SEMANA DE MUSEUS DESTACA TRAJETÓRIA DE RAFAEL FARACO

 A Trajetória política do maueense Rafael Faraco, apreciação pela arte ,literatura, a árvore genealógica fazem parte da 12ª Edição da Semana de Museus que iniciou nesta manhã no Museu do Homem. Filho de Maués, ele doou o acervo de quadros constituído de 137 peças que ficam em exposição durante toda a semana.
 A coleção guarda a memória das famílias Faraco e Limongi que teve papel preponderante na vida econômica de Maués, durante as três primeiras décadas do século passado. São quadros da viagem de Rafael a Europa e terra santa com grande conteúdo de informação sobre a historia e a arte de grande utilidade para a juventude. A exposição está sob a responsabilidade da gerente Nazaré Afonso. Nesta quinta-feira o Museu continua de portas abertas nos três turnos.

SESC LANÇA A CAMPANHA SESC SOLIDÁRIO

O Sesc Ler/Maués em parceria com a Secretaria de Assistência Social , iniciam nesta semana a Campanha SESC SOLIDÁRIO. O administrador Jorge Aldenir Doce , informou que a campanha vai arrecadar donativos para as famílias afetadas pela enchente.  Ele informou que a campanha já iniciou em Manaus e será enfatizada em Maués. A sociedade maueense será convidada a participar.

SEPROR ACOMPANHA PROCESSO DE ASSISTÊNCIA A VÍTIMAS DA ENCHENTE

Com a enchente um dos maiores prejuízos na zona rural é a perda da produção agrícola. Já estão sendo identificadas perdas de roças, bananais, açaís entre outras produções. Segundo o Secretário de Produção e Abastecimento Ornan Alencar, as áreas mais afetadas são as terras de várzea.
Para ele esta problemática não deve terminar com o fim da subida das águas, pois a vazante requer todo um cuidado e uma assistência da  equipe de mobilização. A Sepror está trabalhando o programas de criação de pequenos animais e distribuição de sementes para que os produtores com perdas na produção possam ter a possibilidade de plantar novamente após a cheia.

MOSTRA EXPÕE SERVIÇOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO

A 2ª mostra de saúde, realizada na tarde de terça-feira, na Praça de Alimentação apresentou para a comunidade todos os serviços ofertados pelas diversas esferas da atenção. O evento foi coordenado pela Secretaria de saúde do município e contou com a participação do Hospital Dona Mundiquinha e Casai.
A atenção básica, que corresponde aos serviços do município levou através de vídeos, teatro, folders, cartazes e faixas todas as ações dos programas de saúde da Família, Saúde Itinerante, Vigilância em Saúde, Saúde bucal, Centro de Testagem e Aconselhamento, Hiperdia, Central de Medicamentos e Farmácia Popular. Para o coordenador do evento, fisioterapeuta Anderson Gondim, essa é uma oportunidade para aproximar os serviços da população e informar sobre a importância da prevenção e promoção da saúde.
 A saúde indígena, sob responsabilidade da Casai, também fez exposição sobre os cuidados com a população de índios que reside tanto na zona urbana como no rio Marau. Para o enfermeiro Tiago Fernandes, para que esse serviço seja executado é fundamental a parceria com o governo municipal. Os serviços de urgência e emergência, maternidade e ambulatorial foram mostrados pela equipe do Hospital Dona Mundiquinha. A gerente de enfermagem Lília disse que esse evento também faz parte da comemoração da semana de enfermagem. Para a secretária de saúde Sheila Said, a iniciativa da mostra surgiu da necessidade de dar uma resposta à população sobre todos os serviços ofertados pela saúde na cidade de Maués
.
CERCA DE 90 PESSOAS ATENDIDAS COM A JORNADA DE CIRURGIA DE CATARATA

A jornada de cirurgia de catarata, iniciada no último sábado com a triagem de mais de 200 pacientes, atendeu na terça-feira (13) mais de 40 pacientes. Essa é uma parceria do governo do Estado com o Município, que acontece pela segunda vez na administração do prefeito Padre Carlos Góes.
Ontem cerca de 51 cirurgias, foram realizadas no hospital Dona Mundiquinha. O médico oftalmologista Felipe Mota, ressalta a importância da vinda da equipe do Dr. Jacob Cohen ao município para devolver qualidade de vida ao povo que é acometido pela catarata. Um dos que foram contemplados com a ação é o senhor José Pereira Pinto, de 67 anos. Para ele, a volta da visão nítida vai devolver a possibilidade e executar tarefas simples do dia-a-dia.
A parceria também se estendeu à população indígena. É o caso do senhor Jamilo Gastão, da comunidade Vila Nova no Rio Marau. A doença ao longo dos anos tem impedido de fazer suas leituras diárias. Segundo ele, essa é uma iniciativa que vai melhorar a rotina das pessoas que necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG