terça-feira, 1 de abril de 2014

Maués: “O nosso governo tem que cuidar das pessoas, senão, não vale a pena eu ser prefeito”, Padre Carlos Góes

Matéria extraída do Portal Parintins 24 horas

Carlos Góes
Eu posso te falar que estou feliz por estar servindo o povo de Maués e sou suspeito de dizer, mas eu tenho certeza que Maués está melhor, e tenho certeza que já contribui com Maués, e quero até o último dia do meu mandato me esforçar ao máximo pra não perder essência.
Humildade, respeito, e trabalho, muito trabalho. Essas são algumas das marcas e características do Padre que virou prefeito na cidade de Maués, interior do Amazonas, Raimundo Carlos Góes Pinheiro, o padre Carlos Góes, 40.

O portal Parintins24hs conversou com padre Carlos quando participou de encontro com lideranças indígenas do baixo Amazonas na semana que passou em Parintins. Acompanhado da Jornalista Josene Araújo o único pedido do padre foi que não falássemos das eleições deste, pois para ele, o momento de se falar nas eleições vai chegar, e por enquanto, sua é meta é trabalhar e conquistar parcerias para que Maués possa se desenvolver ainda mais.
Padre Carlos Mudou a sua vida, como ele mesmo diz da água pro vinho. Ele era pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Maués, pertencente a Diocese de Parintins, e conclamado pela população a se filiar a um partido e concorrer às eleições ele aceitou e ingressou nas fileiras do Partido dos Trabalhadores (PT). Chegou a conversar com o Bispo Dom Giuliano Frigenni no sentido de não concorrer ao pleito, entretanto, resolveu aceitar o desafio e foi eleito prefeito de sua cidade.
Nesta entrevista Padre Carlos avalia seu primeiro ano de gestão, ao contrário de muitos políticos, ele não agride ou desvia respostas culpando adversários políticos, mas assegura o compromisso com sua cidade. O padre prefeito destaca o que trouxe dos princípios religiosos para a gestão pública e destaca a importância das parcerias e o que faz para driblar a crise financeira, sem prejudicar a economia do município.

Parintins24hs – Prefeito qual a avaliação que o senhor faz do primeiro ano de governo?
Padre Carlos Góes - Avaliamos o primeiro ano do mandato de maneira muito positiva. Conseguimos depois de 10 anos a certidão mais importante pra firmar convênio com o governo federal que é a certidão do INSS. Na verdade eu consegui essa certidão no dia 31 de dezembro ás 10:59 da manhã. Essa foi talvez a nossa maior conquista, pois a gente não conseguia firmar convênio com a União.
Outra coisa importante é que nós resgatamos toda as obras que estavam paradas há dois, três e cinco anos independente de quem começou essas obras, sem vaidade nenhuma, nós recomeçamos todas elas. Hoje nós estamos com praticamente 80% delas concluídas. Nós conseguimos levantar a autoestima do mauesense, nós estávamos com a autoestima lá embaixo. Temos honrado nosso compromisso com o servidor, tem sido nossa marca, nunca atrasamos o salário de ninguém, pagamos em dia, consegui pagar férias, 13º salário de todos os servidores, contratados e efetivos.
Conseguimos gerar emprego e renda, pois além das reformas que estamos concluído, sendo 90% do governo federal, nós também reformamos os prédios como feiras, praças de alimentação, estádio municipal que estavam completamente deteriorados. Nós estamos devolvendo para Maués aquilo que já lhe pertencia há muito tempo, por exemplo na praça de alimentação são mais de 20 famílias que trabalham diretamente. Na feira do produtor, ou do agricultor que chamamos feira permanente, são 48 boxes. Não tem como a prefeitura contratar todo mundo se você não criar meios pro pessoal trabalhar você vai ficar o dia inteiro na prefeitura angustiado porque não vai resolver o problema.
Eu estou muito otimista com o primeiro ano de mandato. Eu distribuí 150 mil mudas de guaraná e não entendo outra forma de geração de emprego e renda e de aquecimento de economia se você não incentivar e acompanhar o produtor rural. Tanto é que estamos distribuindo 150 mil mudas de guaraná em parceria com EMBRAPA, Idam e governo do estado.
Parintins 24hs – Alguns prefeitos adotam um conselho político formado por pessoas que já estiveram no poder e o senhor tem baseado suas ações antes de desenvolvê-las no diálogo e no conselho diferenciado. Quem forma o seu conselho?
Padre Carlos - Então a gente busca juntamente com a comunidade a conversa e o diálogo. Eu acho que a democracia nos permite isso. Tem horas que você tem que decidir quase que sozinho no teu silencio, mas a maioria das coisas você tem que decidir coletivamente ou pelo menos escutar as pessoas, e tomar uma decisão depois. E isso tem sido a marca do nosso governo com os secretários com os servidores, com a população.
Eu tenho um conselho formado entre 10 e 15 pessoas que são anônimos que não fazem parte diretamente do governo administrativo, mas que a gente senta, eu escuto e a gente avalia. Algumas dessas experiências eu trago da igreja. Na igreja a gente fazia desse jeito, reunia partilhava e depois tomava decisões.
Parintins 24hs- Educação e Saúde são suas prioridades o que está sendo feito nesse setor?
Padre Carlos - Hoje estamos reformando 30 escolas na zona rural e 3 na cidade. São mais de R$ 3 milhões de investimento na área da educação. Na saúde, além do barco hospital que tá pra licitar estamos reformando os postos de saúde. Foi uma conquista o programa mais médicos, eu vou receber 26 médicos. Eu peguei o município com 7 médicos hoje eu tenho 25 em maués. Essa é maneira de a gente cuidar das pessoas. O nosso governo ele tem que cuidar de gente, cuidar de pessoas, senão for essa a característica do governo não vale a pena ser prefeito. O avanço tá acontecendo, não estamos inadimplentes, estamos adimplentes, fazendo de maneira muito racional, e técnica algumas coisas sem esquecer dos grandes trabalhos que a gente tem de assistência no município.
Parintins 24hs - O senhor enfrentou alguns problemas com o processo seletivo, mas as pendencias foram solucionadas. O que houve?
Padre Carlos - Nós tivemos poucas pendencias. O processo foi suspenso ele não foi cancelado, foi suspenso. Claro que na vida pública você trabalha com adversários, e os adversários vão lá mexem os pauzinhos e acaba tardando um pouco o processo que poderia ser antecipado. Claro que prejudica um pouco nosso ano letivo, mas já foi resolvido, inclusive recebemos até elogios dos conselheiros do TCE e quase que houve pedido de desculpa pela notificação, mas entenderam que não tinha problema nenhum, retomamos o processo, abrirmos mais espaço para quem mais queria se inscrever. São 700 famílias que vão ficar sem receber os recursos este mês, por conta desse problema, mas no mês que vem tudo estará regular.
Parintins 24hs – E o concurso Público, que Maués não realiza há vários anos, o senhor tem a intenção de realizar?
Padre Carlos - O nosso compromisso é realizar no próximo ano o concurso público para a área da saúde e da educação. São conquistas, pois eu quero assegurar o servidor no trabalho, entre prefeito, saia prefeito, ele continue ali servindo trabalhando em prol do seu povo. Se o serviço vai bem é porque alguém lá na sua base tá fazendo o serviço direito.
padre Carlos
Padre Carlos Góes durante entrevista ao Parintins24hs.
Parintins 24hs – O senhor tem sido um prefeito que tem não tem medo de dizer que o trabalho é realizado com parcerias e tem corrido atrás de onde estão os recursos.
Padre Carlos - Acho que você tem que fazer a parceria tanto pra arrecadar quanto pra gastar, ou seja, fazer os investimentos. A parceria com o governo federal é muito grande. Eu estou com uma agroindústria do Guaraná. O caboclo vem do interior ele gasta 7 reais para moer o guaraná e perde lucro se ele moi 10 quilos há 10 reais, são 70 reais, então a gente está criando um espaço de beneficiamento chamado agro indústria do guaraná, onde vai ser custo zero para o produtor. Estou inaugurando o centro digital, tenho 500 casas, com 250 unidades pra entregar em junho. Tenho uma orla inteira por entregar, além do estádio, feiras, que já entregamos, escolas e poços artesianos na zona rural.
Agora grande parte disso é em convenio com o governo federal. Tem que tá limpo, tem que ser parceiro e tem que transmitir confiança. Senão, não consegue recurso. Sou marinheiro de primeira viagem, mas a gente consegue uma boa articulação com o governo Federal. Consegui com o estado o asfaltamento da minha cidade. O primeiro momento era de 35%, mas o Omar e o professor Melo prometeram 100% do asfaltamento e ainda temos o presidio que está com 70 % da obra concluído. Acabei de falar do guaraná. Tem EMBRAPA e o Idam, vim aqui com os irmãos Saterés, porque eles não podem ficar sozinhos, não quero criar uma política apenas de assistencialismos, apensar de ser importante não como fim, mas como meio. É claro que eu também não poderia deixá-los sozinhos temos que acompanhar, discutir, até porque, é importante pra mim tomar decisões. Eu não posso tomar decisões sem conhecer a realidade dos caboclos Sateré Mawé.
Parintins 24hs – Como está sendo essa experiências de deixar a batina para usar a faixa de prefeito?
Padre Carlos - Me permita antes de falar sobre isso, falar sobre a prefeitura itinerante que é o programa do meu coração. Tem duas coisas assim que tem sido alvo eu diria assim do nosso afeto. Um, é o prosai, que é um programa de saneamento básico na cidade de Maués com investimento de 70 milhões de reais, infraestrutura, habitação que vai mudar a vida do povo de Maués é um empréstimo do governo do estado, como nosso avalista, do Bid.
O segundo é a prefeitura itinerante. Eu não consegui atender todo mundo lá no gabinete, aliás eu não suporto gabinete, eu havia prometido isso que atenderia o pessoal religiosamente, não consegui por causa da demanda. Então o que eu criei em Maués? A prefeitura itinerante onde coloco todas as minhas secretarias a disposição, e eles vão um dia antes de mim, para a zona rural. Fazem todo o trabalho de saúde, de educação, de esporte de lazer de cultura e de assistência social. E eu vou no último dia e coloco de um lado os secretários do outro os coordenadores de comunidades e assim a gente tira dúvidas, toma decisões a curto, médio e longo prazo.
Eu queria citar isso aqui porque foi uma forma de eu estar com as pessoas pra poder entrar na tua pergunta porque quando eu era pároco de Maués eu tinha minha itinerância, quando eu era padre, eu saia pras comunidades, eu ficava uma semana visitando um braço de rio e eu senti muita falta disso e ai muitas coisas eu resgatei e trouxe pra minha vida do dia a dia, mas essa experiência tem sido assim... As vezes parece que a ficha nem caiu ainda.
Eu te confesso que sinto muita falta da minha vida religiosa, na prática no dia a dia, no batente e mais isso não me deixa em crise, em hipótese alguma, pelo contrário, eu me sinto muito mais motivado a continuar servindo. Mas realmente a minha vida mudou da água pro vinho no bom sentido. Porque hoje eu me dedico exclusivamente para o trabalho da vida pública sem esquecer dos meus princípios religiosos.
Mas, isso dá a possibilidade de você conhecer pessoas novas, você cresce metros e mais metros. Você cresce meio que na marra. A necessidade faz o sapo pular, mas confesso que tem sido uma experiência muito gratificante. Na religião nos angustiava muito, não que seja menos importante, ou mais importante, é muito importante talvez até mais, mas a gente não tinha os meios. Hoje eu tenho o meu lado cristão, tenho o recurso, tenho o poder que é pra servir, e tenho uma imensa vontade de servir minha terra. Então isso faz com que as coisas andem.
Eu não tenho dúvidas de que as coisas vão dar certo. Eu acredito muito que Deus tem um plano pra maués, pra mim pra minha história. Eu me coloco todos os dias nas mãos dele. Uma palavra que eu gosto muito de usar é palavra discernimento. Todos os dias eu faço discernimento pra ver realmente se estou fazendo a coisa certa. Não é fácil não. Tem sido uma experiência muito importante, muito gratificante, sobretudo porque eu tenho a possibilidade de servir com mais intensidade.
Neste sábado, por exemplo, estive na comunidade São João do Apoquitáua e lá fui muitas vezes celebrar missa e agora na comunidade eu posso inaugurar a escola, um posto de saúde, levando médicos do programa mas médicas, de fazer assistência, levar um médico, um enfermeiro e um técnico para morar na comunidade, além de entupir os centros com remédio. Eu estou com projeto de levar dez médicos para morar na zona rural. Algo inédito na história do Amazonas tanto na itinerância quanto no programa mais médicos.
Parintins 24hs – O Senhor está feliz?
Padre Carlos - Eu posso te falar que estou feliz por estar servindo o povo de Maués e sou suspeito de dizer, mas eu tenho certeza que Maués está melhor e tenho certeza que já contribui com Maués e quero até o último dia do meu mandato me esforçar ao máximo pra não perder essência. Ai eu agradeço a igreja, agradeço aos meus pais que me ajudaram e me ensinaram. Minha vida é isso, não tem segredo eu continuo servindo.
Parintins 24hs - Copa do Mundo, o senhor pretende realizar alguma ação para aproximar Manaus a cidade sede de Maués?
Padre Carlos - Com todo o respeito a Parintins, mas eu tenho o melhor estádio do interior do estado. Arquibancada, cabines pra veículos de comunicação, túnel, vestiários completos. Reformei, gastei R$ 200 mil no nosso estádio e mais R$ 200 mil pra compra de equipamentos para 160 times da zona rural, 23 times da cidade e ainda para as categorias dente de leite, sub 14, sub 17, feminino, principal e o máster, multiplicando tudo isso dá muita gente que pratica esporte em Maués. Colaboramos ainda com skate, hip hop, wakeboard, futevôlei, três campeões de futevôlei e da seleção brasileira são de maués. Então estamos trabalhando para isso que seja um ponto turístico ou quem sabe uma sub sede da copa. Vamos dar prêmios pra rua mais ornamentada, vamos montar telões, vamos criar o espaço da copa com telão de lede bacana bonito pra quem quiser participar no espaço da copa em Maués.
Parintins 24hs – O senhor praticamente não mexeu nos seus secretários?? O senhor está satisfeito com o trabalho?
Padre Carlos – Três, quatro meses é pouco para avaliar secretário. Então 99% do meu secretariado continua desde quando eu assumi a administração porque você não tem apenas que cobrar do cara, você tem que ajudar fazer investimento de formação porque eu acho que as pessoas tem que sair de uma experiência profissional melhor do que entraram, porque se sair pior não serve. E a gente busca fazer milagre com o recurso que maués arrecada isso é o mais importante.
Parintins 24hs – Essa questão financeira inclusive era a próxima pergunta, o que o senhor está fazendo pra driblar a crise financeira?
Padre Carlos – (Risos) eu fiz teologia, a teologia me aproxima de Deus, A filosofia me faz me estudar como homem como ser humano, mas olhar pro outro também a filosofia me permite isso. Eu fiz gerencia e liderança na área da administração, na Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Então eu tenho um pouco de noção, administrei três paróquias em Manaus, uma paróquia em Maués que é gigantesca e isso me deu muito conhecimento.
A vida pública ela é diferente, mas a gente busca a primeira coisa é ser honesto. Quero te dizer o seguinte: Dá pra ser honesto na vida pública, não é fácil, mas se você é honesto você monta um time, catequisa o time pra que ele entenda o teu sonho, porque no sonho o povo quer que tudo melhore, mas o gestor tem um sonho especifico para fazer com que essas coisas aconteçam. Então o pessoal que trabalho com a gente tem que entender o que o gestor pensa, entrar no time e ai a gente começa a ganhar. E eu faço isso eu saio do meu gabinete desligo o ar condicionado, desligo a luz, e ai dou uma volta no prédio da prefeitura se estiverem ligadas as coisas ai bronca come (risos) tenho que chamar a atenção do pessoal. Em tudo tem que ter economia, tem gente que diz que eu sou pão duro, mas não é que seja pão duro, eu quero fazer a coisa certa e depois trabalhar com planejamento direitinho, organizando tudo a médio, a longo prazo.
Eu não gasto além daquilo que eu não posso, daquilo que eu não tenho. Tem dias que é apertado. Pode faltar tudo, menos o salário do servidor público, isso não pode faltar porque atrás dele tem uma família que tem que beber, comer, se alimentar.
Parintins 24hs – Quais são os seus desafios em Maués?
Padre Carlos - Existem muitos desafios. A segurança pública por exemplo é um deles. Nesta segunda-feira, 30, inclusive vai ter uma mobilização e coleta de assinaturas para que a gente sensibilize mais as pessoas de direito e de fato que tem a competência de nos auxiliar, por exemplo, com o Ronda no Bairro, que ainda não temos em Maués.
Desemprego é uma outra situação que a gente tenta trabalhar de acordo para minimizar, estamos buscando e encontrando formas para a geração de emprego e renda no município de maués.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG