quinta-feira, 13 de março de 2014

Prefeitura Itinerante ganha apoio do Governo Federal e Estadual



Josene Araújo
Fotos: Reinaldo Santos 

Prefeito Padre Carlos coordena a reunião com os comunitários e parceiros

Maués - O modelo da Prefeitura Itinerante criado no governo do prefeito Pe. Carlos Góes (PT) vem ganhando mais parceiros. Na ação realizada na Comunidade São Pedro do Lago Grande, pólo 10 nessa quinta-feira (13) juntaram-se a ação SEBRAE, IFAM, Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Programa Terra Legal, Polícia Civil, INSS, Junta do Serviço Militar, Cartório Eleitoral, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Colônia de Pescadores que disponibilizaram serviços aos moradores de doze comunidades, que são assistidas pelas secretarias municipais.

O trabalho integrado de políticas públicas, levando saúde, cidadania, esporte e lazer ao povo do interior, realizado na Prefeitura Itinerante, foram destacados pelo Delegado do MDA, Arivan Reis que conheceu a experiência.
“Maués, está na frente é preciso que outros municípios conheçam esse formato de administração pública do governo do PT, governando para todos”, declarou.

O MDA incluiu nas ações da Prefeitura Itinerante a regularização fundiária entregando a área do município georreferenciada para que Maués possa emitir títulos definitivos aos trabalhadores. Além disso, está trazendo o programa de fortalecimento da agricultura familiar, para a compra da produção para merenda escolar, gerando renda aos produtores. Arivan, assegurou que o governo federal vai ampliar suas ações na Prefeitura Itinerante.


A presença dos programas do governo federal no interior de Maués pôde ser confirmada pelo produtor rural, Antônio da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Canarana um dos beneficiados com o programa “Luz Para Todos”. “A luz mudou nossa vida, hoje a luz é 24 horas no Canarana”, disse.
Os investimentos também são na área da saúde. Uma das iniciativas do governo municipal foi destinar os médicos do programa “mais Médicos” para morar nas comunidades e atender nas prefeituras itinerantes.

DEPUTADO JOSÉ RICARDO PRESTIGIA PREFEITURA ITINERANTE DE MAUÉS

Sempre presente no interior o deputado estadual José Ricardo (PT), conheceu a Prefeitura Itinerante e parabenizou o prefeito Pe. Carlos Góes pela iniciativa. Ele registrou que dos 61 municípios do Amazonas, apenas Maués promove a Prefeitura Itinerante. “Em Maués é diferente a administração é clara e transparente. Essa é uma ideia inovadora e leva os programas do governo federal, estadual e municipal ao povo do interior”, ressaltou.
O deputado destacou o empenho dos secretários e a equipe de mobilização. Lembrou também a parceria do deputado federal Francisco Praciano. “Vamos continuar apoiando e defendendo o governo do prefeito Pe. Carlos e cobrando do Governo do Estado, mais saúde, segurança pública que é de direito do povo. O PT vai continuar apoiando o governo de Maués”, enfatizou.
 Além do deputado participaram os vereadores Zequinha Gondin, Alexandre do Lago Grande, Edilson Negreiros e Luiz Rodolfo "Puri"  e secretários municipais. 


PRODUÇÃO AGRÍCOLA FORTALECIDA EM MAUÉS

A Comunidade São Pedro do Lago Grande é forte produtor de farinha e já desponta com a produção de outras culturas. O produtor José Antonio, apresentou ao prefeito a produção de dez toneladas de jerimum, que foram compradas pela Prefeitura para a merenda escolar.
O gerente do Idam em Maués, Ademir Bentes confirmou que Maués tem como carro chefe o guaraná e a mandioca, mas está fazendo novas experiências com resultados positivos e apoio direito do governo do Estado.
De acordo com ele, já estão sendo cultivados 2.500 hectares de mandioca, 200 hectares de banana e 20 hectares de abacaxi, grãos e hortaliças. “Além disso, temos 20 planos de manejo que vão gerar renda e levar madeira legalizada de Maués”, assegura. Na próxima semana inicia a distribuição de grãos e sementes para a safra de 2014.
O prefeito Pe. Carlos Góes confirmou o investimento na produção do guaraná com a distribuição de 150 mil mudas de guaraná. “Em quatro anos vamos ter cerca de quatrocentas toneladas de guaraná, isso fortalece a nossa economia, graças as parcerias do IDAM, EMPRAPA e SEPROR”, enfatizou.
Em 2014, a expectativa de produção do guaraná é de 300 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG