domingo, 30 de março de 2014

Oleiros de Iranduba discutem o setor com Eduardo Braga



Assessoria do senador José Esteves
Conversa
O senador Eduardo Braga esteve, na manhã deste sábado (29/03), reunido com empresários proprietários de olarias de Iranduba, para um bate-papo informal, onde foram discutidos alguns assuntos relacionados à atividade no município.

A categoria levantou três pontos principais relativos ao setor: a criação de um distrito industrial voltado principalmente ao setor oleiro; a criação de uma mina de argila coletiva para atender todas as olarias; e a criação de uma política de preservação ambiental com um tratamento específico para o setor oleiro, com um projeto para recuperação das áreas degradadas.

De acordo com a presidente do Sindicato das Cerâmicas do Amazonas, Hyrlene Ferreira, o setor precisa de uma atenção especial com relação às licenças para a atividade.
"Sem a licença ambiental, por exemplo, as empresas não têm a segurança jurídica necessária para investir em um estoque de argila para a produção. Isso dificulta o nosso trabalho e representa um entrave para o setor", afirmou.

O senador Eduardo Braga considerou justa a reivindicação dos oleiros afirmando que o poder público precisa ser mais ágil para facilitar a vida do empresariado.
"O estado precisa ser menos burocrático. Segundo uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o excesso de burocracia é apontado por grandes, médios, pequenos e micro
empresários, como um dos principais entraves da economia brasileira", destacou.
Porém, o senador foi enfático ao afirmar que as empresas da região terão que se atualizar para permanecerem em um mercado cada vez mais moderno e competitivo.
"Serão cada vez mais restritivas as atividades que não estão legalizadas. O Brasil caminha para esse progresso na fiscalização, com a utilização de novas tecnologias como as notas fiscais eletrônicas e o rastreamento de desmatamento via satélite. Os empresários locais precisam estar atentos a essas mudanças", orientou.
Eduardo Braga destacou o potencial econômico da região com a construção da Ponte Rio Negro, a interligação do sistema elétrico Iranduba-Manaus e o gasoduto que está trazendo o gás natural de Coari.
"Hoje temos a certeza que o futuro econômico de Iranduba vai mais além que a indústria oleira. Com a questão energética resolvida, passamos a lutar, por exemplo, por um polo naval atuante na região, uma nova atividade que, com certeza, pode impulsionar a economia da região", disse.

Assessoria de Imprensa

61-3303-6228

Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61-8124-3009

Manaus - Rodrigo Araújo: 92 -9116-2273
Para mais informações:
www.senadoreduardobraga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG