quarta-feira, 19 de março de 2014

MAUÉS PEDE SEGURANÇA PÚBLICA: MOVIMENTO VAI MOBILIZAR A POPULAÇÃO




Assessoria da Prefeitura de Maués
Foto: Brayn Levy

 
Foto: Aldemir Bentes
O Movimento “Juntos pela Segurança” vai mobilizar a população para ir às ruas de Maués no próximo dia 31. A data será marcada pela coleta de assinatura para um abaixo assinado que visa chamar atenção do Estado sobre a insegurança que toma conta do município. Maués, vem registrando alto índice de assaltos e crescimento no comércio de drogas por fazer parte das rotas 2 e 3 do tráfico que passa pela fronteira internacional com a Colômbia.

A decisão pela mobilização saiu depois de um encontro realizado nesta manhã (19) na Câmara Municipal com vereadores, Polícia Militar, o prefeito Pe. Carlos Góes que foi convidado para o encontro e a representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado Zuleide Machado.

Durante a reunião foram colocadas as situações que preocupam o Comandante da Polícia Militar, Tenente Jonas Carvalho que trabalha com um contingente de dez policias militares, com equipamentos e veículos sucateados e um Delegado da Policia Civil que tem apenas dois escrivães e precisa fechar a Delegacia para atender ocorrências.


O prefeito disse que o município não pode assumir sozinho a segurança pública. Ele lembrou que um dos compromissos do Governador assumido com a Câmara e com a população é de implantar em Maués, o Programa Ronda nos Bairros, mas enquanto não chega é preciso agir e devolver a segurança à população. “Unimos todas as forças, mas não temos como sustentar por muito tempo porque não é competência absoluta do município, mas do Estado”, disse.
Góes, acrescentou que a Prefeitura tem auxiliado a Polícia Militar e Civil com necessidades primordiais, inclusive reformando o alojamento dos militares.

Quanto à mobilização popular, o prefeito acredita que será uma forma de sensibilizar o Estado para que de fato olhe para Maués. “Se o Estado sabe que Maués apresenta alto índice de drogas, por que não combater?”, questionou.

POLÍTICOS BAIXAM BANDEIRAS PARTIDÁRIAS EM PROL DA SEGURANÇA

Pensando no coletivo, os grupos políticos de Maués, demonstraram amadurecimento ao unir-se em favor da segurança da população. A vereadora Ana D’Carli, (SDD  )da situação disse que será uma resposta a população que está cobrando dos representantes do povo. A vereadora informou que será criada nova comissão para ir junto ao Estado sensibilizar para o tema. “Em março do ano passado reunimos com o Governador, com o vice-governador , enviamos inúmeros ofícios e nada aconteceu, chegou a hora de mobilizar a população”, declarou. Ela informou que o movimento será realizado na Praça da Matriz, dia 31 de março.
O vereador Rodrigo Bentes (PSDC) da oposição disse que é preciso que todos deixem as vaidades políticas para unir-se em prol da coletividade. “Maués está insegura, estamos preocupados com a falta de policias, material. Vamos mais uma vez ao Governo do Estado buscar solução para esse problema”, declarou. Ele espera que a população compareça no dia 31 para fazer parte do abaixo-assinado
.
SEJUS VAI TRABALHA A REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Uma das preocupações do Governo do Estado é com a Unidade Prisional onde estão mais de 180 detentos. A gerente de Reintegração Social da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos-SEJUS, Zuleide Machado, participou da reunião e está fazendo um diagnóstico social do presidio e da segurança pública. De acordo com Zuleide a Secretaria está iniciando o trabalho de união das instituições visando o programa de Reintegração social dos internos. “O maior problema é a família dessas pessoas internas que estão aqui do lado de fora. Precisamos fazer a integração deles nos projetos sociais, criar alternativas”, enfatizou. No mês de fevereiro o Secretário de Justiça Coronel Bonates esteve em Maués e confirmou para maio a inauguração do novo presidio. 

Assessoria de Comunicação-ASCOM -Maués
(92) 93468822

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG