quarta-feira, 19 de março de 2014

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÉS - 19-03-2014



PREFEITO CONFIRMA REFORMA DA CASA DE APOIO AO ÍNDIO EM MAUÉS
Assessoria da Prefeitura de Maués
Fotos: Bryan Levy

A prefeitura de Maués irá reformar a Casa de Apoio ao Índio, localizada na Avenida Dr. Pereira Barreto. O prefeito pe. Carlos Góes (PT) esteve visitando a casa e reuniu com lideranças indígenas definindo a reforma.
O coordenador da Organização dos Tuxauas Indígenas do Rio Marau (TUMUP) Samuel Lopes, acompanhou a visita e disse que o prefeito está dedicando sua atenção aos indígenas, que não era demonstrada nos governos anteriores.
A casa de apoio acolhe dezenas de indígenas que vem a cidade e não tem morada fixa. Para o prefeito Pe.Carlos, a ação mostra o compromisso da administração com o povo indígena. Uma comitiva formada por lideranças saterés deve ir a Parintins para um encontro com o bispo Dom Giuliano Frigenni, para acompanharem o processo de repasse do título definitivo do terreno da residência, uma vez que a área pertence à Diocese. Outra ação da Prefeitura voltada para os indígenas será a II Prefeitura Itinerante no Marau, nas comemorações do Dia do Índio, nos dias 22, 23 e 24 de abril coma a participação da FUNAI e representantes de outros municípios.


DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE SERÁ LEMBRADO EM MAUÉS

Visando o Dia T de combate à tuberculose, comemorado dia 24, a Semsa está planejando uma mobilização social com profissionais de saúde. Dia 24, pela manhã e à tarde haverá distribuição de panfletos informativos em pontos estratégicos. No final do dia, a partir das 17 haverá apresentação de paródias no evento Cantando a Vida, onde as unidades de saúde vão informar através da música sobre os riscos da doença, bem como prevenção e tratamento. Após a abertura, haverá também a semana de educação em saúde nas UBS, escolas e meios de comunicação. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Marcelí Oliveira destaca a capacitação de todos os profissionais de saúde (UBS, hospital, área indígena), ministrada pela coordenação estadual do Programa de Tuberculose para que a população seja orientada de forma no tratamento.
DEPÓSITO DA MERENDA ESCOLAR MUDA DE LOCAL
Por estar na área de intervenção do Prosai, na Lagoa da Maresia, a Semed mudou no último final de semana o local de distribuição da merenda escolar para um novo prédio, localizado na Praça Coronel João Verçosa. Para a coordenadora Elissandra Helena, essa mudança vai beneficiar e facilitar o fluxo de distribuição dos produtos principalmente para a zona rural, uma vez que as embarcações atracam próximo ao novo local de armazenagem. Outro benefício são as condições de estocagem, já que o novo prédio apresenta melhores condições de estrutura que o antigo. Ela fala também informou que o compromisso da prefeitura é levar produtos de qualidade a todas as comunidades da zona rural e indígena do município.


NÚMERO RECORDE DE ATENDIMENTOS NA SAÚDE ITINERANTE
A ação de saúde itinerante, que aconteceu entre os dias 12 e 17 nos polós 8, 9 e 10, teve número recorde de atendimentos. Segundo informações do coordenador Félix Vieira, foram em média mais de 450 em cada comunidade, prova que a ação tem sido bastante procurada pela população da zona rural. Entre os serviços, atendimento médico e odontológico, coleta de PCCU e acompanhamento pré-natal, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, retirada do cartão SUS, acompanhamento nutricional, entre outros. A ação iniciou na quinta-feira, na comunidade São Pedro do lago Grande, passando por Nossa Senhora de Nazaré, na sexta. Trindade, Osório da Fonseca e Santa Maria do Caiaué foram atendidas no sábado, domingo e segunda, respectivamente. Na volta a equipe trouxe 2 pacientes ao hospital, fazendo também acompanhamento dessas pessoas.

PROJETO ESCOLA SELO VERDE FECHA PARCERIAS PARA INICIAR ATIVIDADES

O projeto de educação ambiental Escola Selo Verde, está em processo de acordo entre as escolas das redes federal, estadual e municipal para dar início às atividades. O coordenador do projeto na SEDEMA Jackson Silva, informa que até o momento apenas as escolas da rede estadual e federal confirmaram participação. Segundo o coordenador as atividades devem ter início no final do mês de março. No ano de 2013 o projeto atendeu as escolas dos três sistemas de ensino além do CETAM, com uma avaliação positiva.

SEDEMA ACOMPANHA AÇÕES DE LIMPEZA DA CIDADE

A Secretaria Municipal de Obras e Limpeza Pública SEMOSP realiza ação de limpeza do bairro de Santa Luzia. A ação está tendo o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente fazendo trabalho de conscientização e orientação. Segundo a responsável de comunicação e eventos da Secretaria Natália Nilman, qualquer infração cometida por moradores, como jogar lixo nas ruas após a coleta ter passado, jogar entulho nas ruas ou corte de árvores sem autorização caracteriza-se crime ambiental previsto na nova Lei Orgânica no município de Maués. Natália diz que intenção da Secretaria não é multar o cidadão, por isso a Secretaria se preocupa em fazer um trabalho de conscientização e orientação, porém deve haver a contra partida da população.

SECRETÁRIA CONFIRMA A REALIZAÇÃO DA CARAVANA DA JUVENTUDE

A Secretária Municipal de Juventude, Esporte e Lazer Eney Brasil, informou que a Caravana da Juventude do Governo do Estado estará em Maués no domingo dia 23 de março, no Centro de Esporte e Lazer Tunicão. O evento inicia a partir das 9 da manhã e deve contar com a disputada esportiva e recreativa de hand beach, voleibol, futebol de areia, skate, hip hop, capoeira, vôlei de areia entre outras. A secretária informa que o evento será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no ginásio padre Leão Martinelli ou no local do evento, gratuitamente. A Secretária de Estado Alessandra Campelo confirmou presença no evento firmando a parceria entre Município e Estado. Informações da SEJEL dão conta de que a Secretaria de Assistência Social –SEMAS também irá participar do evento com emissão de carteiras de identidade, cadastro único e outros serviços.

PREFEITURA PREPARA ENTREGA DE 150 MIL MUDAS DE GUARANÁ

A Prefeitura Municipal de Maués, realiza através da Secretaria de Produção e Abastecimento -SEPROR, em parceria com a Embrapa e IDAM, a distribuição de 150 mil mudas de guaraná para produtores da zona rural do município. Segundo o Secretário de Produção Ornan Alencar, as mudas devem ser distribuídas para grupos de trabalho e produtores cadastrados na Secretaria e de acordo com a demanda e estrutura das áreas de plantio. A prefeitura já realizou o processo de licitação e a SEPROR está trabalhando a data de entrega das mudas para os beneficiados. A prefeitura irá dispor ainda de um acompanhamento técnico e orientações dos procedimentos de plantio e manutenção das mudas até a colheita. A ação mostra o compromisso do prefeito padre Carlos Góes com o setor primário do município.

EDITAL 1 E 2 DO PROCESSO SELETIVO FORAM PUBLICADOS NO DIÁRIO OFICIAL

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, confirmou a publicação no Diário Oficial nesta terça-feira (18) o edital 1 e 2 do Processo Seletivo Simplificado.  De acordo com as novas determinações, no período de 22 a 29 serão abertas as inscrições para os candidatos que desejam se inscrever.  No dia 31 de março será divulgado o resultado preliminar do PSS e até 1 de abril os candidatos podem apresentar recursos. No dia 02 de abril, a Comissão irá analisar os recursos e no dia 03 fará a apresentação do resultado final. No dia 04 haverá a homologação e convocação dos aprovados.

DEFESA CIVIL ORIENTA EMBARCAÇÕES PARA EVITAR ÁREAS DE RISCO

A coordenação da Defesa Civil está trabalhando na orla da cidade orientando as embarcações que evitem atracar em área de risco. O coordenador Edvaldo de Lima, orientou que um dos locais que não é permitida a presença dos barcos é no aterro do Ramalho, podendo desabar e causar acidentes. Os locais estão sendo demarcados pela defesa civil.

URBANIZAÇÃO CHEGA AOS NOVOS BAIRROS DE MAUÉS
O município de Maués passa pela transforma urbana. Os bairros estão recebendo atenção especial da Prefeitura. As ruas do Bairro São Domingos foram abertas pela primeira vez, facilitando o acesso das famílias que antes tinham que passar por um pequeno caminho. Em visita ao bairro o prefeito pe. Carlos Góes acompanhou o trabalho do SAAE e dos moradores que esperaram mais de três anos para ter água em casa. De acordo com o prefeito está sendo planejada a nova etapa de asfaltamento de contempla os novos bairros. 


SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICPIPA EM MANAUS  DE OFICINA SOBRE PROGRAMAS SOCIAIS

A Secretaria Municipal de Assistência social de Maués, Ruth Góes, participa em Manaus hoje, quarta-feira (19), no auditório do Centro Estadual de Convivência Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste), da 1ª Oficina de Monitoramento da Gestão do Cadastro Único (CadÚnico), responsável pelos programas sociais do Governo Federal. O treinamento será oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família (PBF). O encontro conta com a parceria da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De acordo com a titular da Seas, Regina Fernandes, o objetivo é identificar, mapear e planejar caminhos para superar as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios na gestão do CadÚnico. Nos três dias, serão promovidas oficinas com temas direcionados ao monitoramento da gestão municipal, busca ativa e acompanhamento familiar. “Vamos aproveitar o treinamento para fazer um balanço dos cadastros, elaborar novos métodos de trabalho e propor medidas que facilitem o contato dos gestores com os grupos populacionais tradicionais e específicos”, disse.


DECAV CAPACITA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O departamento de controle e avaliação da Secretaria de Saúde fará nos dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira) uma capacitação para as equipes de saúde da família do município (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACD´s). Os agentes de saúde da zona urbana e rural já estão aptos quanto ao uso do novo sistema, já que foram capacitados no início do ano. De acordo com o coordenador do Decav, enfermeiro Anderson Góes, essa ação tem como objetivo atualizar as equipes quanto ao novo sistema de informação E-SUS do Ministério da Saúde, que vai substituir os sistemas Siab e Hiperdia. A capacitação acontece o dia todo, no auditório da escola Santina Filizola.


INTERMAUÉS REALIZA MEMORIAL DESCRITIVO DAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DO PROSAI

O Coordenador do Intermaués, José Maria Santos informou que o departamento está elaborando o memorial descritivo da área de intervenção do prosai, que compreende a Lagoa do Prata, Donga e Ramalho. A equipe também atua em parceria com o Programa Luz para Todos, que já visitou as comunidades do Urupadi, Paricá, Apocuitaua Miri e Laguinho do Apocuitaua fazendo georreferenciamento, que vai beneficiar mais de 770 famílias com energia elétrica na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG