sábado, 8 de março de 2014

ARTIGO DE DOMINGO:ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE VS ADMINISTRAÇÃO MEDÍOCRE



Escrevi este artigo em dezembro de 2008
Por *Aldemir Bentes de Maués
                                     

H
á grandes e perceptíveis diferenças entre a Administração Pública Transparente da Administração Pública Medíocre. Tentaremos mostrar algumas dessas divergências para que cada um tire a sua conclusão.
Inicialmente há a necessidade de esclarecer, com objetividade e clareza, o que é Administração Pública. Administração pública é aquela que é custeada pelo poder público, cujos recursos advêm dos impostos pagos por todos os cidadãos de um país, portanto, há a administração pública federal, estadual e municipal e suas subdivisões. O governo central, de acordo com a Constituição do País e suas Leis Reguladoras, faz a divisão dos impostos pagos pelos contribuintes, direcionando o percentual da União, dos Estados e Municípios e ainda delega poderes para que esses Estados e Municípios da Federação criem seus próprios impostos, significa dizer que existem três tipos de impostos: Federal, Estadual e Municipal. Da mesma forma que são os impostos, os recursos que custeiam essas administrações, também estão divididos no mesmo patamar: Federal, Estadual e Municipal.

Na administração transparente, os recursos são empregados de acordo com o Orçamento aprovado pelo Poder Legislativo de cada faixa administrativa. Na administração medíocre, os recursos, na maioria das vezes, são direcionados para fins alheios aos estabelecidos no Orçamento.
Na administração transparente, o Orçamento é feito levando-se em consideração as prioridades da população. Na administração medíocre o que prevalece são as prioridades (interesses) de seus governantes.
Na administração transparente, o Orçamento é participativo, toda a população, através de associações representativas, opina na sua elaboração. Na administração medíocre, somente um seleto grupo “impõe” suas opiniões.
A administração transparente paga em dia despesas com consumo de água e energia. A administração medíocre acumula débitos, não paga e nem mostra interesse em pagar.
A administração transparente contrata seus funcionários através de Concurso Público. A administração medíocre contrata “temporários”.
A administração transparente usa os recursos de convênios, no Objeto Contratado e obedece de forma rigorosa o cronograma para a sua execução. A administração medíocre desvia os recursos, atrasa a execução do objeto contratado e sequer informa o motivo a população.
A administração transparente promove ações públicas abrangentes, beneficiando a maioria da população. A administração medíocre usa ações “eleitoreiras” se beneficiando da necessidade das pessoas “poucas esclarecidas”.
A administração transparente usa como marketing suas próprias ações. A administração medíocre usa o sofrimento do povo para se promover.
A administração transparente torna público seus atos de governo, informando a população “em quê”, “porque” e “onde” usou os recursos dos impostos. A administração medíocre usa o rádio, jornal e fogos de artifícios para balbuciar frases de efeito e iludir a população “menos esclarecida”.
A administração transparente promove suas licitações com a participação de empresas sólidas, experientes e verdadeiramente constituídas. A administração medíocre “usa” firmas “fantasmas” em suas licitações, cujas empresas têm como sócios, “laranjas” e as licitações são “direcionadas”.
A administração transparente conclui as obras que começa. A administração medíocre deixa pela metade e às vezes, nem inicia.
A administração transparente cuida do patrimônio público existente, dando manutenção periódica. A administração medíocre deixa o patrimônio do povo se acabar, virar sucata.
A administração transparente prioriza o saneamento básico. A administração medíocre “faz” convênio, mas não realiza a obra em sua plenitude.
A administração transparente prioriza a educação, pagando salários dignos a seus professores, transportando seus alunos em condução digna e segura. A administração medíocre não reforma (pelo menos) escolas, paga menos de um salário mínimo ao professor e transporta seus alunos em ônibus sucateados, pondo em risco a vida dos mesmos.
A administração transparente busca a geração de emprego e renda para seus cidadãos. A administração medíocre estagna a economia, gerando mais e mais desemprego.

Portanto, caro leitor (a) são visíveis às diferenças entre os dois tipos de administração, existem muito mais, todavia, deixo que cada um dos Senhores (as) tire suas próprias conclusões, isto é livre arbítrio, característica da Administração Transparente.

*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués –  Maués, 29/12/2008 – às 02:19 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG