quinta-feira, 20 de março de 2014

“A Zona Franca está em Manaus, mas ela é do Brasil”, diz Rebecca Garcia requerente da audiência sobre o assunto hoje no Congresso



Assessoria da Deputada Federal Rebecca Garcia (PP/AM)

A afirmação foi feita pela deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), requerente da audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 19, nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília, que discutiu a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos.

Participaram da audiência o governador do Amazonas, Omar Aziz; o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto; o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Afonso Queiróz Nogueira; entre outras autoridades e parlamentares. No local, foram apresentados números e dados que comprovam os impactos sociais, econômicos e ambientais positivos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

 “Nós sabemos que contra fatos não há argumento. Hoje é fato que o modelo econômico da Zona Franca é o que sustenta a região norte do país, principalmente a Amazônia Ocidental. O Amazonas contribui demais com os repasses federais, equivalem a 60% da contribuição do Norte, o que mostra que a Zona, não tão Franca quanto parece, está contribuindo sim com o crescimento econômico do Brasil”, afirmou Rebecca.

Segundo a parlamentar, sem o modelo econômico, seria inevitável a população dessa região partir para o extrativismo como forma econômica, destruindo a floresta amazônica. “Tenho certeza que saímos desse debate todos convencidos que é um modelo que não dá para voltar a atrás. Não existe região norte sem o Pólo Industrial de Manaus, que hoje está entre o segundo e terceiro maior polo do país. Então, é importante deixar claro que a Zona Franca está em Manaus, mas ela é do Brasil”.

O governador Omar Aziz defendeu que alguns produtos, senão fossem produzidos pela ZFM, seriam importados e o modelo deixaria de contribuir com a geração de emprego e com a preservação da floresta.

Desfazer a visão de que não se produz nada no parque industrial foi uma das missões do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Afonso Queiróz Nogueira. De acordo com ele, mais de 93% das motocicletas fabricadas no Brasil são feitas no Amazonas e, na ZFM, há mais de 70 empresas de peças automotivas. Além disso, foram produzidos 23 milhões de celulares, 14,4 milhões de televisores, dois milhões de tablets, e 2,5 milhões de rádios para carro.

Também defenderam a proposta que mantém os benefícios tributários da ZFM até 2073 o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alexandre Almir Ferreira Rivas, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo dos Santos.

Assessoria de Imprensa

Deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM)

(61) 3215-5520

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG