sábado, 1 de fevereiro de 2014

PREFEITURA E SEMAS FIRMAM CONVÊNIO COM TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARA EXPEDIÇÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO.



Josene Araújo

Foto: Reinaldo Santos

Reunião no Museu do Homem de Maués

O prefeito Municipal de Maués, Pe. Carlos Góes Pinheiro (PT) e a Secretária de Assistência Social Ruth Ana Góes firmaram contrato com Poder Judiciário do Estado do Amazonas através do Tribunal de Justiça para a expedição do Registro de Nascimento por meio do Cartório do 2°.
Oficio de Registro Civil de Pessoas Naturais. O contrato foi firmado com a registradora Claudete do Carmo Andrade, do Cartório do 1° Oficio da Comarca de Maués.
Na tarde desta sexta-feira (31), Claudete realizou um treinamento para os técnicos da SEMAS que irão atuar diretamente com a expedição do documento. Ela explicou que de acordo com a Lei Federal todos tem direito a primeira via do Registro de Nascimento gratuito. Informou ainda que os serviços também serão disponibilizados no Hospital Municipal "Francisca Dinelli". "Toda criança que nascer no Hospital já sai com o registro pronto", informa. Os técnicos tiraram dúvidas sobre ao ato de expedição do documento uma vez que o contrato visa subsidiar Registro de Nascimento (primeira via), registro de nascimento fora do prazo (Registro Maior) com pedido para ser efetuado o Registro de Nascimento Tardio.
A Secretária Ruth Góes informou que a solicitação da primeira via do Registro será feita no Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC, de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, sem despesas e cobranças. "Há um número muito grande de crianças, jovens e até adultos que não possuem registros de primeira via e esse contrato vai oferecer oportunidade para que essas pessoas sejam reconhecidas legalmente", disse a Secretária Ruth Góes.

SEMOSP CONTINUAM LIMPEZA NO BAIRRO RAMALHO JÚNIOR

A Secretaria Municipal de Obras - SEMOSP, continua as ações de limpeza da cidade. A equipe está trabalhando no Bairro Ramalho Júnior nos trechos da Rua das Américas e Rua dos Cabanos. Segundo a Secretaria os serviços de limpeza no bairro devem ser encerrados até amanha e seguirá para os Bairros do Éden e Donga Michiles. A SEMOSP está trabalhando em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente que está fazendo trabalho de Educação Ambiental e orientação aos moradores das localidades por onde a SEMOSP está fazendo a limpeza. O Secretário de Obras Francisco de Almeida, Paxico, falou que a Prefeitura estuda a aquisição de maquinários para dar mais celeridade na limpeza.

EQUIPE TÉCNICA DO PMAQ AVALIA ATENÇÃO BÁSICA EM MAUÉS

Nove técnicos do Programa Nacional da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) estiveram essa semana em Maués para avaliar a atenção básica no município. O Pemaq foi aderido pela Secretaria de Saúde no ano de 2013, na administração do Padre Carlos Góes. A equipe multiprofissional observou em todas as unidades de saúde critérios como estrutura física, processo de trabalho, organização, além de entrevistas com profissionais e público alvo das equipes de saúde da família. O objetivo, de acordo com a secretária Sheila Said, é saber se o município atende as exigências do Ministério da Saúde. Após a avaliação será feito um relatório situacional, onde o município terá uma visão global do que precisa ser melhorado, para facilitar o acesso e a qualidade do serviço de saúde à comunidade.

OFICINA ALERTA PARA USO DA CARTEIRA INFANTIL

A secretária de saúde Sheila Said informou sobre a importância do uso da carteira de saúde infantil, um dos focos da capacitação realizada pelo Ministério da Saúde essa semana. A oficina com o tema "O uso da caderneta da criança para o estímulo ao aleitamento materno e alimentação saudável, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil" foi voltada para os agentes de saúde da zona urbana e rural, com temas voltados ao acompanhamento nutricional e crescimento da criança.

SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPA DE 2ª EXPOGEP

Como representante do Conselho Intergestor Bipartite (Cib), a Secretária Sheila Said participa entre os dias 2 e 6 de fevereiro do 2º Encontro de Exposições Exitosas em Saúde, que acontece em Brasília.
De acordo com ela, o evento irá possibilitar trocas de experiências de sucesso entre todas as secretarias de saúde do país. Ela afirma ainda que nessa troca, Maués pode citar como experiências exitosas as ações de saúde itinerante, feitas na zona rural, bem como o horário estendido na UBS Cecíliza Souza.

AGENTES DE SAÚDE DA ZONA RURAL GANHAM NOVO FARDAMENTO

Na primeira reunião mensal do ano com a Secretaria de Saúde, os ACS da zona rural receberam na manhã de hoje o kit farmácia, além do fardamento. Os agentes de saúde da zona urbana já haviam recebido o material. Na reunião, que aconteceu no auditório do Santina Filizola também foram discutidas soluções para o bom andamento do trabalho desses profissionais.

SEMSA PROMOVE TORNEIO ESPORTIVO MENSAL

Os funcionários da Secretaria de Saúde realizam mensalmente um torneio esportivo de confraternização. A ideia, de acordo com um dos organizadores, o Agente de saúde Dorimar Cardoso, surgiu da necessidade de um momento de lazer principalmente para os ACS, tendo como meta estender novamente para a zona rural. Hoje, o torneio acontece a partir das 16 horas, será realizado no Campo do CB, com premiação em dinheiro.
divulgação-semas-e-judiciário-firmam-contrato-para-expedição-de-certidão-de-nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG