quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

José Ricardo convida presidente do TJAM e procurador do MPE para esclarecer demora no julgamento de processos contra Adail Pinheiro


 
Manaus, 12 de fevereiro de 2014.

 
Dep. José Ricardo (PT)

O deputado José Ricardo Wendling (PT) considera lamentável que o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tenha arquivado mais um processo que pedia cassação do mandato e inelegibilidade do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, também por improbidade administrativa. O processo levou mais de seis anos para que fosse denunciado pelo Ministério Público do Estado – MPE e tramitou durante cerca de cinco anos na Comarca de Coari, acabando por ser arquivado pela maioria dos desembargadores do TJAM, por prescrição de prazo.



“Este é o segundo processo arquivado contra essa pessoa, de um total de 56 que tramitam na justiça do Estado, sem uma justificativa plausível para essa demora. Por isso, estarei apresentando requerimento na Assembleia, convidando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ari Moutinho e o procurador-geral de Justiça do MPE-AM, Francisco Cruz, para esclarecer, os motivos dos atrasos desse e de outros processos que tramitam na justiça”, declarou José Ricardo.



Essa demora no julgamento dos processos contra Adail Pinheiro tem sido questionada por parlamentares do Estado e também pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que esta semana determinou à inclusão dos três processos que envolvem abuso e exploração sexual de crianças no Programa Justiça Plena. Solicitou ainda, ao Procurador Geral da República a federalização dos referidos processos, a fim de deslocar a competência da justiça estadual para a federal.  “O CNJ põe em dúvida a eficiência da justiça no Amazonas, no caso do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, por isso solicitou que esses processos sejam julgados em nível federal”, disse o parlamentar.



Representação à corregedoria pede apuração de responsabilidades



José Ricardo informou também que encaminhará um requerimento à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, solicitando instauração de procedimento administrativo para apurar os motivos da demora na tramitação dos processos e de modo especial dos dois últimos, que envolvem o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, arquivados por prescrição.

  

CPI da Pedofilia

 O deputado José Ricardo ratificou seu apoio à luta contra a pedofilia ao assinar e entregar hoje (12) o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prática desse crime no Estado do Amazonas.

 O pedido foi protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, solicitando que sejam iniciados os processos de investigação em relação ao abuso e à exploração sexual de crianças. O requerimento foi assinado por 22 dos 24 deputados da Aleam.







Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG