quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

INICIAM LEVANTAMENTOS PARA REFORMA DO AEROPORTO



Josene Araújo
fotos: Bryan Levy
 
Prefeito recebe informações técnicas sobre os serviços do aeroporto

 
Defensoria presente em Maués
O Consórcio Esteio-Engefoto, formado pelas empresas Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A e Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S.A foi contratada pela União, através da Secretaria de Aviação  Civil, da Presidência da República- SAC/PR para a prestação de serviços técnicos especializados no aeroporto do município de Maués. O prefeito pe. Carlos Góes  encontrou-se na manhã desta quarta-feira,29, com o representante da Empresa de engenharia que está trabalhando no levantamento aerofotogramétrico e perfilamento a laser com fornecimento de mosaico  fotogramétrico , modelos digitais de superfície e do terreno de ortofotos, para o aeródromo integrante do Lote 1 do programa de Investimentos em Logística: Aeroportos regionais do governo federal.  Foram executados dois marcos georreferenciados que servirão de balizamento para o desenvolvimento de todos os serviços. Os elementos foram implantados em locais que não interferem na segurança do aeroporto. O aeroporto de Maués está entre os prioritários para o processo de licitação no Amazonas. Na semana passada o prefeito esteve em Brasília onde conheceu os detalhes do projeto de reforma  ampliação que está previsto para iniciar em março.

TURISMO EM FOCO: FÓRUM DISCUTE AS POTENCIALIDADES DE MAUÉS



As discussões sobre o Turismo e as potencialidades do município de Maués iniciaram na manhã desta quarta-feira, 29, durante a realização do 1° Fórum de Turismo Econômico de Maués. O evento reuniu autoridades, e representantes de várias categorias. O ciclo de palestras iniciou com as Potencialidades do município de Maués com a exposição do palestrante Silvio Proença e Turismo: uma Oportunidade de Trabalho que foi proferida pelo consultor do Sebrae Daniel Bernardes. À tarde os temas são: Gestão Ambiental para Turismo com Bernardo Marcante –coordenador Técnico da Superintendência  de desenvolvimento Econômico e Social/IBAM; Oportunidades no Terceiro Setor de economia por Rangel da rocha /UEA e o Plano de Ordenamento Turístico com  Daniel Bernardes consultor do Sebrae. Amanhã dia 30 às 8:00h será realizada orientação com  para os parceiros de trabalho para o turismo no Carnaval Popular de Maués que será feita por Daniel Bernardes.

PREFEITO CONVOCA TODOS PARA ENVOLVIMENTO COM O TURISMO

O Prefeito pe. Carlos Góes abriu oficialmente o Fórum pedindo o empenho de toda a comunidade para desenvolver o turismo em Maués e anunciou os investimentos para o setor. Góes, disse que a cidade se prepara para o atendimento aos turistas e aos mauesenses, mas é preciso a parceria da comunidade. “O fórum é um legitimo espaço de discussão, mas sobretudo da população que precisa estar presente”, disse. Para o Secretário de Geração Emprego e Renda Sidney Barreto, o debate o Fórum é uma tentativa de encontrar soluções para que o turismo e tornar Maués um atrativo com bons serviços e geração de emprego e renda. O presidente em exercício da Câmara Municipal de Maués Luís Carlos Dinelli parabenizou a iniciativa e os desafios que serão superados para tornar o turismo uma realidade.
De acordo com o vereador há muito tempo que o turismo em Maués está na teoria nunca chegou a pratica. “ O município em breve terá um novo porto e um aeroporto reformado anunciado pelo prefeito com isso vamos dar um salto  considerável ao turismo”, destacou.
Ele enfatizou que não dá para falar em turismo de forma isolada. Informou que os tricicleiros estão buscando organização para ser meio de transporte para o turista. Dinelli disse que a Câmara é parceira da iniciativa.


PREFEITURA DEFINE REPASSE PARA ESCOLAS DE SAMBA

As escolas de samba de Maués reuniram com o prefeito Pe. Carlos Góes, discutindo a realização dos eventos que antecedem o Carnaval Popular de Maués e o desfile. Durante a conversa ficou definido que a Prefeitura irá repassar R$ 40 mil reais para cada agremiação e o primeiro repasse será feito até a próxima semana. Neste carnaval as escolas desfilarão com dois carros alegóricos e cinco alas. A prefeitura também iniciou a produção do CD Oficial do Carnaval com o enredo das escolas de samba. As escolas confirmaram para o dia 16 um quadrangular no estádio “Manuel Baraúna” com as quatro escolas de samba com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para a manutenção dos barracões.

DEFENSORIA PÚBLICA FIRMA PARCERIA COM A PREFEITURA DE MAUÉS

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a prefeitura de Maués firmaram um Termo de Cooperação na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, para a instalação do órgão na atuação no município. O prefeito de Maués, padre Carlos Góes, avaliou a ação do Governo do Estado em levar os serviços da Defensoria Pública para o interior como algo positivo pelo acesso à assistência jurídica as pessoas carentes. “O termo visa a conciliação entre ambas as partes, é de interesse nosso que os  problemas jurídicos da população sejam acompanhados de perto. A princípio estamos disponibilizando dois servidores para dar suporte aos atendimentos e, ao longo do processo, vamos colaborando conforme a necessidade”, afirmou Góes. A comaarca de Maués, município a 268 km de Manaus, conta com dois defensores públicos. Um deles, Daniel Brito, garantiu que as expectativas são grandes para a unidade e as responsabilidades só tendem a aumentar, mas disse estar contente com o apoio que irão receber do município. "Com a celebração do termo, a assistência jurídica será plenamente viabilizada. Com o apoio institucional as coisas ficam mais fáceis de acontecer nesse início das atividades”, apontou o defensor público.

MAIS DE 70 SÃO ATENDIDOS NO 1º DIA DA UBS DORITA

A Unidade de saúde Maria das Dores Negreiros (Dorita), inaugurada na manhã de ontem pelo prefeito Padre Carlos, atendeu mais de 70 pacientes no primeiro dia de funcionamento. A informação foi dada pela coordenação da UBS, sendo que os procedimentos se dividiram em 11 atendimentos médicos, 03 atendimentos odontológicos, 17 testes rápidos de glicemia para verificação do diabetes e 48 aferições de Pressão arterial. O posto Dorita está atendendo somente a população da área de abrangência do Santa Luzia, cuja UBS está em reforma e ampliação. Os moradores da área de abrangência do Santa Tereza continuarão a ser atendidos no PSF 6, na rua Mendes Guerreiro, antiga Casa das Freiras, Bairro Maresia.

APÓS REORDENAMENTO DA MATRÍCULA, SEMED ANUNCIA MUDANÇAS

Após o período de matrículas dos alunos da rede municipal de ensino, o Secretário de Educação do Município, prof. Luiz Gonçalves destaca a tranquilidade que houve no processo. De acordo com ele, não houve nenhum transtorno e tudo correu dentro do previsto. O secretário também anunciou mudanças após o reordenamento das matrículas, no sentido de criar uma identidade educacional de qualidade no município. A principal delas é a segmentação do ensino, sendo que as Escolas de educação infantil serão focadas apenas nessa modalidade, assim como as de 1º ao 5º ano, focada para adolescentes; e as creches somente para o público infantil.
O professor cita a escola Santina Prado, voltada para educação infantil, os alunos foram remanejados para Seara Sol, e alunos do Recanto Infantil migraram para o Santina Prado, que a partir de agora atende durante o dia somente 1º ao 5º ano. À noite, a escola estará voltada para educação de jovens e adultos 6º ao 9º ano, atendendo alunos do Francisco Canindé e Salum de Almeida, onde foi extinto o turno noturno.
O Secretário defende que essas distorções que existiam nas salas de aula provocavam abandono por parte dos alunos, devido a diferença de idade entre eles. A Semed vai disponibilizar toda logística para que os alunos tenham acesso ao ensino, incluindo o transporte escolar. Luiz afirma ainda que as escolas serão referencia no serviço de educação, com valorização do servidor e alunos. O secretário anuncia que nos próximos anos a Semed irá atender somente alunos da educação e 1º ao 5º ano. As outras modalidade de ensino são de responsabilidade do Estado.

ACS PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Agentes de saúde da zona urbana, rural e indígena participam no dia de hoje de uma capacitação sobre o uso da caderneta da criança para o estímulo ao aleitamento e alimentação saudável e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, no auditório da escola Santina Filizola. A oficina faz parte do projeto Atenção Nutricional e Estímulo ao Desenvolvimento na 1ª infância, do governo federal e tem como foco estimular o uso e atualização da carteira da criança tanto pelos profissionais da saúde quanto para os pais e responsáveis. A informação é da nutricionista Franciente Lima, consultora técnica do ministério da Saúde pelo projeto.

INICIAM AS OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS ESCOLAS DA ÁREA URBANA

Uma das ações de politicas públicas do governo do prefeito pe. Carlos Góes é voltada para a promoção da educação com reforma, construção e ampliação da rede física das escolas municipais. Em companhia dos vereadores e Secretário de Educação, o prefeito visitou as escolas Salum de Almeida, Livro Aberto e Jandira Mac Comb que serão reformadas. Na escola Salum de Almeida, o prefeito verificou uma quadra de esportes abandonada que nunca foi utilizada pelos alunos. A empresa BRW responsável pela obra fará os serviços de instalação de subestação elétrica, recuperação de piso, forro, pintura interna e externa com o prazo de entrega em 60 dias. O Secretário Luiz Gonçalves ressaltou que a recuperação das escolas da área urbana faz parte da primeira etapa dos trabalhos que iniciaram na zona rural com a recuperação de 30 escolas. De acordo com ele 50% das obras na zona rural estão concluídas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG