quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS - 08 DE JANEIRO DE 2014




Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maués

ESCOLAS DE SAMBA E SECRETARIA DE CULTURA DEFINEM  ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL


O Carnaval Popular do município de Maués já tem data definida. Ontem à tarde presidentes das escolas de samba reuniram com o Secretário de Cultura Benedito Teixeira e o Secretário Executivo Maciel Caldas. Antecipando a abertura oficial será realizado o Primeiro Feirão das Escolas de Samba na Praça da Matriz dia 15 de fevereiro.
Os presidentes confirmaram que a abertura oficial do Carnaval será dia 22 de fevereiro com o Baile da Cidade e a escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval. No evento as atrações serão as escolas de samba Em Cima da Hora e Santa Luzia. No dia 23 de fevereiro será a chegada da Camélia com festa na Praça de alimentação e as atrações serão as escolas de Samba Unidos do Ramalho Junior e Verde e Rosa.
No encontro de ontem os presidentes também discutiram sobre o repasse de recursos que será feito pela Prefeitura, regulamento e escolha de jurados. Outra novidade do Carnaval será a criação do grupo de Acesso para os blocos. Os seis primeiros classificados ficam no grupo Especial os demais farão parte do grupo de acesso. Na próxima semana a reunião será realizada com os presidentes dos blocos de Maués.
Também ficou acertado que o desfile das escolas acontece na segunda-feira de Carnaval sendo que houve redução no tempo de apresentação. Cada escola terá o tempo máximo de 1 hora de desfile.
De acordo com o regulamento quem abre o desfile é a Escola de Samba Unidos do Ramalho Junior que estreia no Carnaval Popular de Maués, seguido da Escola de Samba de Santa Luzia, a terceira Escola de Samba Verde e Branco e fechando a noite a atual campeã Verde e Rosa.

MAIS DE 30 PESSOAS ATENDIDAS EM HORÁRIO ESTENDIDO
Mais de 30 pessoas foram atendidas ontem à noite na Unidade de Saúde Cecília Oliveira. A informação é da coordenação de atenção básica do município. O atendimento em horário estendido é uma forma da Semsa atender as pessoas que não tem tempo disponível durante o horário convencional, diz a secretária de saúde, Dra Sheila Said. Ela reforça o convite à população para o atendimento até às 22 horas e alerta que o atendimento é exclusivamente de atenção primária, sendo que os casos de urgência e emergência dever ser direcionados ao hospital Dona Mundiquinha.
                                                                                                                   
SEMSA PREPARA RELATÓRIO DE GESTÃO 2013
A Secretaria de Saúde do município está em fase de finalização do relatório de gestão anual 2013. Esse documento será encaminhado para a Prefeitura, Câmara de vereadores e posteriormente à população, como forma de prestação de contas de todas as ações realizadas através da Semsa, no sentido de avaliar e melhorar a gestão da saúde do município. A Secretária de Saúde Sheila Said faz um prospecto para ano de 2014 na secretaria.

COMBATE À HANSENÍASE SERÁ LEMBRADO EM MAUÉS
A coordenação de atenção básica está planejando uma ação para o dia D de combate à hanseníase no último domingo desse mês quando acontece o Dia Mundial de combate a Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Um levantamento inédito do Ministério da Saúde revela a redução de 27,5% no total de casos novos entre 2003 e 2009, que passaram de 51.941 casos para 37.610, respectivamente. No mesmo período, o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase aumentou em 45,9%.
Para marcar essa data, haverá mobilizações em diversos municípios brasileiros, com ações de prevenção e de identificação de novos casos, além de informações sobre formas de combater o preconceito e o estigma que o portador de hanseníase sofre. A Semsa está programando uma sensibilização para a população, no sentido de alertar sobre a doença.
Os principais sintomas e sinais da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. A hanseníase é infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos.
Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. A doença pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento pode durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento os exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas, além das orientações da equipe de saúde.

SEMED SEGUE CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS 2014
O calendário de matrículas elaborado pela Secretaria de Educação do município, segue o cronograma de atividades. Para os candidatos ao ensino infantil, 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e adultos, o período de matrícula iniciou no dia (06) e vai até o dia 17 desse mês, em todas as escolas municipais. No período de 20 a 24 de janeiro será feito atendimento a todos os anos/ensinos para alunos retardatários ou que tiveram algum problema. O ano letivo de 2014 inicia no dia 10 de março. A informação é da secretaria municipal de educação.

PRIMEIRA PREFEITURA ITINERANTE DE 2014 SERÁ DIA 18 NO MUCAJÁ

Umas das experiências mais exitosas da administração do prefeito Pe.Carlos Góes (PT) e ganhou destaque em todo o Estado do Amazonas, é a Prefeitura Itinerante. Ação de governo que leva para perto da população da zona rural todos os benefícios oferecidos pelas secretarias. Em 2014 a primeira ação da Prefeitura Itinerante acontece dia 18 de janeiro na Comunidade Santo Antônio do Mucajá, setor Parauarí, Pólo II.
Segundo o Secretário Executivo de Governo Wender Medeiros, já houve um primeiro contado com os coordenadores das comunidades do setor para a preparação dos serviços que serão disponibilizados. Durante a Itinerante os coordenadores tem a oportunidade de apresentar prioridades de suas comunidades para os secretários e o prefeito.

CAMPEONATO MAUSENSE INICIA DIA 23 DE FEVEREIRO

O Estádio “Manuel Baraúna Filho” que foi reformado na gestão do prefeito Pe. Carlos Góes será o palco do Campeonato Mauesense de Futebol. A Liga e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e os clubes da primeira divisão definiram para o dia 23 de fevereiro o torneio início com as categorias principal, sub 17 e feminino. As informações são do Secretário Executivo da SEJEL Rosinei Sato, que destacou o compromisso do prefeito padre Carlos Góes com o esporte na Terra do Guaraná. O presidente da Liga Natanael Lavareda, vê o início do campeonato como um alto benefício para a população no campo esportivo e econômico. As equipes do União Esporte Clube, Canarinho, Brasil do Canarana, Leão Náutico Clube,  Esporte Ramalho, Grêmio do Ramalho Júnior e Juventude devem participar do campeonato. Natanael destaca ainda a provável volta do time do Santos e lamenta a saída do Clube do Remo do campeonato de 2014.Todas as equipes receberão equipamentos doados pela Prefeitura em parceria com a AMBEV.
Marcadores:  divulgação-informativo-da-prefeitura-de-maues, 08-de-janeiro-de-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG