quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Prefeito comemora aprovação de empréstimo autorizado pelo Senado para o Prosai-Maués



Josene Araújo

Fotos: Arquivo/ilustração

O prefeito de Maués, Pe. Carlos Góes (PT) comemorou a aprovação do Senado que autorizou o Governo do Amazonas contratar o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a fazer o empréstimo de US$ 24,5 milhões, equivalente a R$ 53 milhões para o Prosaí-Maués.
O projeto piloto criado em Maués, visa solucionar os problemas de saneamento básico, urbanístico e socioambiental atendendo na área urbana 25.832 habitantes e 400 na área indígena.
Pe. Carlos enalteceu o compromisso do Governador Omar Aziz (PSD) que na semana passada enviou o projeto ao Senado e aos senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Gazziotin (PC do B). “Todos compartilharam com o esse projeto e demonstraram o compromisso com o Amazonas e principalmente com Maués”, disse Góes.
A partir de agora o Governo do Estado e BID formalizarão o acordo de empréstimo que tornará possível o repasse de recursos do BID para o Estado e Prefeitura de Maués.
De acordo com o prefeito está sendo executada a primeira etapa do projeto realizado com adiantamento de recursos do Governo do Estado e envolve a construção de cinco poços tubulares nas comunidades indígenas, dois reservatórios elevados na área urbana e desocupação da área. As próximas etapas serão discutidas com a equipe técnica do projeto.
São prioridades a Urbanização da Lagoa da Maresia, otimização do Sistema de Abastecimento de Água, Ampliação do Sistema de esgotamento, Abastecimento de água potável para 13 comunidades indígenas, Urbanização da Lagoa do Prata, e Donga Michiles. As famílias que residem em área de risco ou em trechos de intervenções de obras serão reassentadas em moradias instaladas em áreas de seguras e dotadas de infraestrutura. A proposta foi aprovada primeiro na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.
O relator do pedido de autorização, de autoria da Presidência da República, foi o senador José Pimentel (PT/CE). Segundo o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), o programa, conhecido como Prosai de Maués, vai proporcionar melhor qualidade de vida para os moradores, a exemplo do que ocorre na capital, com o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A proposta foi aprovada em regime de urgência, conforme requerimento apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG