sábado, 7 de dezembro de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS - 06-12-2013



Josene Araújo



INICIA HOJE JORNADA DE CIRURGIA ELETIVA

Iniciou hoje em Maués a 1 ª Jornada de Cirurgia Eletiva  do governo do prefeito Pe. Carlos Góes em parceria com o Governo do Estado. No grupo de profissionais estão médicos cirurgiões e anestesistas de Manaus para realizar cirurgias de vesícula, períneo, bexiga baixa, mioma, cistos de ovários e outros problemas. 45 pessoas estão na fila para a Jornada que acontece até dia 8, domingo. De acordo com a diretora do Hospital Marlene Gonçalves, a jornada é realização da Prefeitura de Maués em parceria com Governo do Estado através da Secretaria de Saúde –SUSAM. A meta do governo é devolver saúde aos moradores que não precisam ir a Manaus para realizar cirurgias de média complexidade.

PROGRAMA AMAZONAS SAÚDE ITINERANTE CHEGA A MAUÉS

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado - que já realizou 59,3 mil atendimentos (entre consultas especializadas e
cirurgias) no interior do Amazonas durante este ano -,chegou ao município de Maués. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as ações são recomendados pelo governador Omar Aziz, e tem o objetivo de ampliar o acesso da população do interior aos serviços de saúde", afirmou Alecrim.

Em Maués, as ações do programa já iniciaram, com a oferta de consultas de oftalmologia que estarão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), até o domingo (8). Nesta sexta-feira (6), tem início no município uma jornada de cirurgias gerais, que se estenderá também até domingo.

Segundo Wilson Alecrim, de janeiro até novembro, o Amazonas Saúde Itinerante já havia realizado, com as ações no interior do Estado,
31,5 mil consultas de oftalmologia; a dispensação de 17,4 mil óculos;
3,3 mil cirurgias de catarata e 1,5 mil cirurgias gerais, além de 5,5 consultas distribuídas em diversas especialidades, como pediatria, ginecologia, cardiologia, urologia, entre outras.

MAUÉS GANHA RECEBER AMBULANCHA PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O município de Maués recebe no próximo dia 10, terça-feira uma ambulancha que será doada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Assistência Social e a Secretaria de Estado de Assistência Social do Amazonas. O prefeito pe. Carlos Góes e a Secretária de Assistência Social Ruth Ana Góes, participam do “Ato de Doação das Lanchas da Assistência Social” que acontece no auditório da Sede de Governo do Estado em Manaus. A iniciativa partiu da própria Secretária Ruth Goes que enviou carta direta ao MDS solicitando a lancha para o município que não havia sido contemplado. Sensibilizado com os apelos e a realidade de Maués, o Ministério confirmou o transporte que irá auxiliar no trabalho do CRAS Volante.
De acordo com a Secretária o CRAS Volante levará os serviços de proteção básica aos ribeirinhos envolvendo o atendimento psicossocial e inserção nos programas CAD Único, Bolsa Família entre outros.


MAUÉS PROMOVE O PROJETO ATLETA NA ESCOLA

A Prefeitura de Maués através da Sejel realiza o Projeto do Governo Federal “Atleta na escola”. Participam 17 escolas da zona rural e 5 da zona urbana que estão competindo nas modalidades atletismo e salto em distância. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. O programa possui a fase municipal, regional e nacional.



CAPACITASUAS TERÁ PRESENÇA DE MAUÉS EM ITACOATIARA

O Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania – SEAS, iniciará os cursos do Programa CapacitaSUAS, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas – UEA/Instituição de Ensino Superior selecionada para execução das capacitações no Estado.  O desenho da oferta do CapacitaSUAS, se dará com as capacitações nas Regiões Administrativas.  O primeiro pólo a ser contemplado será o município de Itacoatiara no período de 9 a 13 de dezembro, com os Cursos de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria e o Curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do Brasil Sem Miséria, sendo ao todo 50 trabalhadores de um total de 707 a serem capacitados.  Estarão participando a Secretária de Maués Ruth Góes, o psicólogo Péricles Miranda e uma assistente social.

CORAL DO GUARANÁ REÚNE HOJE NO GINÁSIO LEÃO MARTINELLI

As 120 crianças que irão compor o coral do Guaraná estarão reunidas hoje, às 5 da tarde no Ginásio Leão Martinelli . O coordenador do Coral Maciel Caldas informou que hoje haverá encontro com os pais que serão informados dos horários de ensaios e das apresentações. As crianças de 8 a 12 anos foram selecionadas nas escolas municipais e estaduais. A primeira apresentação será no Revelion na Praia da Maresia no dia 31 deste mês. Os ensaios serão realizados às terças, quintas e sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG