sábado, 9 de novembro de 2013

EXPERIÊNCIA COM TRANSPORTADORES RENDE PRÊMIO AO MUNICÍPIO DE MAUÉS




Josene Araújo

EXPERIÊNCIA COM TRANSPORTADORES RENDE PRÊMIO AO MUNICÍPIO DE MAUÉS






Com a experiência “Empreendedor Individual do Segmento do Transporte Escolar Fluvial Usufruindo dos Benefícios da Lei Geral Municipal”, o município de Maués ficou com o segundo lugar no Concurso de Artigos sobre Casos de Sucessos na Atuação dos Agentes de Desenvolvimento. O artigo é de autoria dos agentes da Secretaria Municipal de Geração de Emprego e Renda, Maria Ney Correa Marinho, Manuel Cardoso Neto e Jackson Luiz Viana Bentes que recebeu a premiação no II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) em Foz do Iguaçu (PR), no dia 29 de novembro. Para Jackson, o premio é o reconhecimento nacional da Prefeitura e de todos os segmentos que se empenharam na formalização dos 183 transportadores que passaram para a categoria empreendedor individual. “Tivemos o empenho da Licitação, a tributação com a liberação de alvarás e o esforço dos agentes no processo da formalização e do nosso secretário”, disse. O resultado do programa foram os benefícios para os micro empreendedores, em questões de acesso ao mercado, desburocratização, compras publicas e desonerações.
O trio recebeu a premiação de R$ 3.000,00 (2º lugar), certificado além do artigo ser publicado na rede.

PREFEITURA RECEBE MINUTA DA REFORMULAÇÃO DA LEI ORGÂNICA

O prefeito em exercício do Município de Maués, o cardiologista Dr.
Gute Almeida, representou o prefeito Pe. Carlos Góes (PT) na entrega da minuta da Reformulação da Lei Orgânica, que aconteceu na Câmara Municipal. Para ele a reformulação significa um divisor de águas, valorizando o potencial de Maués. O vereador Zequinha Gondim (PT) autor da propositura dividiu o momento com os demais parlamentares. A vereadora Ana D’ Carli relatou que foram coletas 541 propostas durante audiências publicas realizadas inclusive na área indígena. Destacou também a parceria da Assembleia Legislativa do Estado. O presidente da Câmara, Raimundo Rodrigues, agradeceu e disse que foi mais uma conquista para a cidade de Maués. Para, Dr. Gute a palavra é racionalidade para que a lei seja cumprida.

IDOSOS DO CCI GANHAM NOVO FARDAMENTO

Atendendo ao pedido dos idosos, a Prefeitura de Maués, através da Secretaria de Assistência Social, fez a entrega de novos fardamentos para os participantes do Centro de Convivência do Idoso, na manhã de hoje. Segundo a Secretária Ruth Ana Góes, foram confeccionadas 200 camisas, com recursos próprios do município. Ela destaca o compromisso do governo padre Carlos com a melhoria da qualidade de vida da terceira idade. Enedina Cavalcante, uma das participantes mais ativas do CCI agradeceu ao governo pela iniciativa e já faz planos de como combinar o uniforme para participar das atividades. Outra que foi beneficiada é a aposentada Maria das Graças da Silva. Ela não escondeu a emoção de ser lembrada pelo poder público. A coordenadora do CCI, Jenice Nascimento diz que se sente feliz em atender um antigo pedido dos idosos, no que diz respeito a uniformização. De acordo com ela, isso representa o interesse da administração municipal em valorizar e humanizar a população idosa do município.

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL ATENDE NO MERCADO MUNICIPAL Com foco no combate ao diabetes e hipertensão, a Campanha Novembro Azul montou na manhã de hoje um ponto de atendimento no mercado municipal Heitor Cavalcante para aferir pressão arterial e fazer testagem de glicemia em consumidores e comerciantes. A procura pelo serviço foi intensa e atraiu várias pessoas que passavam pelo local. A campanha novembro azul também tem foco na saúde do homem, com prevenção de várias doenças tipicamente masculinas. A informação é do coordenador da campanha, fisioterapeuta Anderson Gondim.

PREFEITURA E SAAE INAUGURAM POÇO ARTESIANO NO SÁBADO

A Prefeitura de Maués inaugura no sábado dia 09, o poço artesiano da Comunidade Santa Luzia do Lago Grande. A solicitação é do prefeito Pe.
Carlos, que viu a necessidade dos moradores que nesta época do verão precisam caminhar longas distancias para ter acesso a água. Além do poço com profundidade de 52 metros, serão entregues uma caixa de água de 5 mil litros, uma bomba  e o chafariz que atenderá 387 famílias.
Os investimentos estão sendo feitos com recursos do SAAE, afirma o administrador Edmilson Rocha. Também está prevista inauguração do poço da comunidade de Santo Antônio do Lago Grande e do Bom Futuro do Pupunhal. A meta é entregar ate final do ano o poço do Bairro Ramalho Junior.

PREFEITURA ORGANIZA PRIMEIRA JORNADA DE CIRURGIAS ELETIVAS DO GOVERNO DO PREFEITO PE. CARLOS

A administração do prefeito Pe. Carlos Góes (PT) e Dr. Gute (DEM) está organizando a 1ª Jornada de Cirurgias Eletivas desta administração a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o governo federal. A Secretária Sheila Said, informou que as cirurgias serão realizadas no período de 6 a 8 de dezembro, no hospital “Dona Mundiquinha”. A Jornada prevê ampliação do acesso às cirurgias e zerar filas de espera, oferecendo assistência e cuidado especializado. De acordo com a Sheila Said a equipe será formada por 4 cirurgiões, 2 anestesistas e 1 enfermeiro. Além desses profissionais, virão para o município no mesmo período 03 médicos especialistas, para atendimento ambulatorial, 1 pediatra, 1 urologista e 1 neurologista para atender a demanda específica. As consultas com os especialistas devem ser encaminhadas da Atenção Básica do Médico da Família.

EQUIPES DA SEMOSP ESTÃO NA ZONA RURAL

As equipes da Secretaria de Obras estão realizando manutenção da rede elétrica da Comunidade Bom Jesus do Rio Apocuitaua. Outra equipe está na Comunidade São Pedro do Castanhal e depois seguirão para a Comunidade do Santo Antônio do Lago grande para fazer a manutenção na rede elétrica e grupos geradores. A Semosp informou também que  foram recuperados  três motores das comunidades rurais que tiveram peça de reposição trocada que são : 1 Agrale da Comunidade São Sebastiao do Jacaré, 1 motor Yanmar da Comunidade Cristo Bom pastor, 1 motor yanmar da Comunidade do Canarama. A Semosp está solicitando que os coordenadores das comunidades venham buscar os motores.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO VISITA ZONA RURAL PARA AVALIAR APRENDIZAGEM DO PNAIC

Para acompanhar o desempenho de professores e alunos, o Secretário de Educação, Luís Gonçalves, visita hoje a Comunidade São Sebastiao onde está localizada a Escola Joao Pereira. A visita é direcionada para a aprendizagem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. De acordo com o Secretário a observação é para verificar o grau de aprendizagem na leitura e nas operações. O Secretário também está monitorando o espaço físico dos alunos e professores. O PNAIC é aplicado para as crianças de até oito anos de idade.

SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPA DE OFICINAS E EVENTOS DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde do município, que no ano de 2013 teve atenção especial com a educação continuada para os funcionários, no mês de novembro participa de vários eventos e oficinas de capacitação para o desenvolvimento da saúde. De acordo com a Secretária Sheila Said, a agenda inicia no dia 11 desse mês, com participação na Oficina Regional do Rehuna. De dia 18 ao dia 22 a Secretaria será representada no 2º Congresso de secretários municipais de saúde do Amazonas, que acontece na capital. Entre 26 e 29 de novembro, participação na Oficina de Avaliação das ações de contingente da Dengue.
Posteriormente, dia 27, haverá capacitação do Sistema Siops, na qual a Semsa será representada. E no final do mês, entre os dias 28 e 30, a secretária de saúde Sheila Said estará representando nosso município na Conferência de Saúde Indígena, em Brasília.

Maués vai sediar Jogos Escolares do IFAM

Maués, vai sediar os Jogos Escolares do IFAM 2013, que acontece no período de 11 a 15 de novembro. Estarão em Maués os atletas dos campi de Maués, Labréa, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Presidente Figueiredo e Zona Leste de Manaus. As modalidades a serem disputadas
são: futsal masculino e feminino e futebol de campo. A abertura será na segunda-feira, 11, na Quadra Poliesportiva Pe. Leão Martinelly. Os jogos serão realizados no estádio Manuel Baraúna Filho. A coordenação do jogos em Maués tem a direção do professor Carlos Dinely.

OBRAS DE RECAPEAMENTO ASFÁLTICO EM RITMO ACELERADOS

As obras de recapeamento das ruas de Maués estão em ritmo acelerados.
A empresa MCW contratada pelo Governo do Estado está trabalhando nas estradas dos Moraes e Estrada Miri Moraes. Os serviços iniciaram pelos locais mais críticos que há cerca de doze anos não recebiam nem mesmo tapa buraco. Um cronograma foi criado para que o serviço chegue as principais vias que facilitarão o acesso dos moradores. Um dos pedidos do prefeito pe. Carlos Góes, é para que o trabalho seja feito com a melhor qualidade possível. Outra equipe trabalha na construção do canteiro e meio fio da Rua dos Cuiabanos. O trabalho das ruas de Maués envolve, pavimentação, recapeamento, tapa buraco, meio fio, sarjeta e drenagem em alguns locais. No total o trabalho vai chegar a 65 logradouros.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE APONTA FOCOS DE DENGUE

Após o término do Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypt, concluído semana passada, a coordenação de vigilância em saúde do município aponta os locais onde há maior índice do mosquito transmissor da dengue. De acordo com a coordenadora de educação em saúde, Cristiane Capucho, os bairros mais infestados são o centro da cidade, Santa Luzia e Mário Fonseca. O LIRA durou 1 semana, de 01 a 05 de novembro. Ela alerta sobre os riscos da doença e dá dicas de como prevenir a infestação do mosquito. Cristiane falou também sobre a mobilização de combate ao mosquito da dengue, que será promovida pela Vigilância em Saúde do município, no próximo dia 22, a partir das 8 da manhã, na praça da Matriz.  O dia D tem como tema “Um minuto contra a dengue. Parada Obrigatória!” e conta com participação de 20 escolas estaduais e municipais, além de secretarias municipais envolvidas na ação. Cristiane Capucho, coordenadora do evento, fala sobre a programação.

PREFEITURA ITINERANTE SERÁ DIA 16 NA COMUNIDADE LIBERDADE

A Prefeitura de Maués confirmou para o dia 16 deste mês a realização da Prefeitura Itinerante na Comunidade da Liberdade no Rio Apocuitaua.
O coordenador Manuel Danilton disse que os moradores aguardam com expectativa a chegada das secretarias municipais. No dia 22 será realizada a ultima ação no ano no Rio Urupadi. Todas as secretarias municipais estão sendo mobilizadas para a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG