quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Voos em sete municípios do Amazonas poderão ser retomados a partir desta quinta (10)


Aviação Regional
Assessoria do senador Eduardo Braga
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publica nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União, decisão do órgão que autoriza o retorno de operações de voos regulares que haviam sido cancelados no mês de agosto em aeroportos do interior do Amazonas. A informação foi dada ao senador Eduardo Braga (PMDB/AM) pelo ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, com quem se reuniu hoje (09).

O retorno das operações, pelo prazo de 18 meses, ocorrerá nos aeroportos de Barcelos, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença. No decorrer desse prazo, os aeroportos deverão se adequar às normas de funcionamento exigidas pela Anac. Na decisão, a SAC se responsabiliza pelo cumprimento dessas normas.

O senador Eduardo Braga comemorou a decisão, ressaltando ao ministro que o retorno dos voos cancelados para essas cidades é essencial para o deslocamento da população desses municípios, principalmente em situações de emergência. Ele se comprometeu a prestar toda assistência necessária para que as exigências da Anac nesses aeroportos sejam cumpridas.

Eduardo Braga também disse que está à disposição para auxiliar a Secretaria na elaboração de um plano voltado para melhorar a aviação regional no Amazonas. Ele pediu atenção especial à necessidade de se ter mais empresas operando na região.

“É preciso que haja mais concorrência nesse setor na Amazônia, pois não podemos ficar reféns de apenas uma empresa. E precisamos estudar a fundo uma forma de subsidiar as tarifas e torná-las mais baratas para a população do interior”, disse.

Em resposta, Moreira Franco disse que essas questões estão sendo estudadas. Ele também informou que está em fase final de elaboração o cronograma de construção ou reforma de 25 aeroportos do interior do estado, conforme plano anunciado pela presidenta Dilma Rousseff. A licitação das primeiras obras está prevista para o mês de novembro.

Como ficam os voos no interior

Com a retomada dos pousos e decolagens nos aeroportos de sete municípios, a regularidade dos voos volta à situação anterior antes do cancelamento feito pela empresa que opera no estado. Desse modo, haverá quatro voos semanais para Barcelos, seis para Coari, quatro para Eirunepé, dois para Fonte Boa, quatro para Humaitá, dois para Santa Isabel do Rio Negro e dois para São Paulo de Olivença.

Os voos para Coari tiveram a redução mais drástica, diminuindo de seis para apenas dois voos semanais. A situação também é crítica nos municípios de Barcelos, Eirunepé e Humaitá. Os dois primeiros tiveram redução de quatro para dois voos semanais e o último de quatro para apenas um.

 



Assessoria de Imprensa

61-3303-6228

Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61-8124-3009

Manaus - Rodrigo Araújo: 92 -9116-2273

Para mais informações:
www.senadoreduardobraga.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG