domingo, 6 de outubro de 2013

O MENINO QUE SE TORNOU UM GRANDE HOMEM


domingo, 06 de outubro de 2013.
Aldemir Bentes

A história desse guerreiro começou nas margens de águas barrentas do Rio Madeira, município de Borba, Amazonas.
Filho de um grande carpinteiro naval e uma dona de casa. Pouco se sabe sobre as raízes orgânicas dessas famílias. A SOUZA, é migratória do Maranhão, já a BENTES, de sua mãe, teve um longo caminho. De origem judia, se inicia no Marrocos, migra para o Brasil, em Belém do Pará e se dissemina pela vasta região Amazônica.
O menino nascido em Borba é o segundo filho do casal, no total de quatro filhos, três homens e somente uma mulher..
Com os recalços da vida, seu pai se desloca rio abaixo, trazendo consigo, parte da família. Percorre rios, igarapés, vilas e finalmente, desembarca em Maués. Segue para o Rio Apocuitaua e começa a trabalhar na Vila Cicantá, no alto do rio, na construção de embarcações, sua especialidade.
Sua mãe, com saudades, com outros dois filhos que ficaram sob sua guarda, faz o mesmo percurso, desce rios, lagos, vilas... Se informa aqui, busca o destino de seus familiares até encontrá-los.
Naquela época, os barcos eram raros e de pouca potência, assim, imaginem o tempo que ela levou para chegar navegando e parando, de Borba até o Cicantá.
A viagem foi dura, cheia de sacrifícios, de incertezas, mas valeu a pena, se encontrou com seus dois filhos e o marido...
Após esse encontro, as relações conjugais foram desfeitas e cada um seguiu seu destino....
Assim,  sua mãe voltou a contrair novo matrimônio e seu ex-esposo, também.
Nem por isso, a educação e conduta dos filhos ficaram abaladas, ao contrário, as responsabilidades por tudo isso ficou com o casal.
O pequeno menino, desde muito cedo, devido à separação, já assumiu a grande responsabilidade de ajudar seus irmãos e sua mãe, assumindo o papel de grande relevância para um menino.
Não se intimidou e começou a trabalhar em pequenos serviços ainda na Vila Cicantá. Depois, sua mãe ficou no Rio Apocuitaua, no Igarapé do Diamante e o pequeno menino, veio para a cidade de Maués para trabalhar e estudar, juntamente com outros seus irmãos.
O menino começou a estudar e trabalhar para garantir sua sobrevivência e ainda, ajudar sua mãe no que fosse possível, assim, trabalhou na Usina de Pau Rosa da família Magaldi, na empresa do senhor Leonel Alves, na Casa Paris do senhor Ferdinando Desideri e no Bar Iracema do senhor Assis Negreiros, onde foi balconista por muitos anos.
Além do trabalho e estudo, ainda pescava, “tarrafeando” para garantir sua alimentação..A Vida não foi fácil para esse menino, agora, já adolescente.
Por sua responsabilidade e dedicação aos estudos, foi contratado pela Fundação SESP, única casa de saúde no município de Maués na época.
Já trabalhando em uma instituição federal, deu prosseguimento em seus estudos. Deixou o SESP e assumiu a direção do SAAE, sendo um dos primeiros administradores dessa autarquia na cidade de Maués.
Agora já com família constituída, sua responsabilidade aumentou, pois seus irmãos, fruto do segundo casamento de sua mãe, perderam o pai e a responsabilidade de criá-los e educá-los ficou sob seus cuidados compartilhados com sua mãe.
A vida seguiu e ele continuou a estudar. Se formou professor e ao mesmo tempo, exercia a função de secretário da Unidade Educacional de Maués....
Mesmo com todos esses desafios, conseguiu vencer e educar todos que estiveram sob sua responsabilidade..Foi difícil, foi penoso, mas ele venceu..
E hoje, dia 06 de outubro de 2013, está completando 75 anos de VIDA, junto de amigos e de sua família que tanto o amam, admiram e respeitam.
Vamos cantar os parabéns, com centenas de vozes, de seus filhos, genros, noras, irmãos, sobrinhos e sobrinhas, netos e bisnetos e dizer: Nós te amamos!
Parabéns professor PERCILDO MARQUES DE SOUZA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG