terça-feira, 22 de outubro de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS 22/10/2013



CAMPANHA “MAUÉS MAIS LIMPA” INICIA AMANHÃ.


A coordenação da Campanha “Maués mais limpa 2013” confirmou a programação que inicia nesta quarta-feira, dia 23 com vereadores e secretários municipais,reunidos na Escola Estadual São Pedro, às 16h.
Dia 24- quinta-feira iniciam as palestras nas Escolas com o tema “resíduos sólidos”.
Dia 25 –sexta-feira – visita em todos os bairros da cidade, a partir das 08h.
A campanha reuniu a parceria das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento-SEDEMA, Secretaria Municipal de Obras – SEMOSP e Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.
 O maior objetivo é conscientizar a população para evitar que o lixo seja colocado em horários e locais inadequados, além de orientar para a coleta seletiva.

PSE FAZ PALESTRAS SOBRE DSTS A AIDS NAS ESCOLAS

O programa Saúde na Escola, está realizando há uma semana palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids para os alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, das escolas São Pedro, Maria da Graça Nogueira e Santina Filizola. Essa ação faz parte do cronograma do PSE, coordenado pelas secretarias de educação e saúde do município. A palestrante é a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, enfermeira Nazaré Oliveira.

COMISSÃO DO ESGOTO SANITÁRIO COMEÇA AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE MAUÉS

A comissão instituída para avaliar o sistema de esgoto sanitário de Maués iniciou hoje (22) os trabalhos de visita in loco. Estão em Maués o engenheiro da FUNASA Valdeci Raposo e Silva e a representante da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado. Amanhã chegam os representantes da Assembleia Legislativa do Estado da Comissão do Meio Ambiente coordenada pelo deputado Luiz Castro e IPAAM. A comissão está acompanhada do diretor do SAAE, Edmilson Rocha, e do engenheiro da Semosp, Vulpslander. A comissão é resultado da Audiência Publica realizada no mês de setembro com a população. Na tarde de hoje a comissão visitou o esgoto e as estações de tratamento. O engenheiro Valdeci Raposo informou que a comissão ira apresentar um relatório à Prefeitura com o diagnostico que apontara solução para colocar o sistema em funcionamento. “Caberá ao município com outros órgãos buscar recursos para viabilizar o sistema”, informou.


PNI CONTINUA SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV

Meninas de 11 a 13 anos da zona urbana e rural de Maués continuam sendo vacinadas na 2ª fase da campanha contra o HPV. A primeira fase da vacina foi aplicada em mais de 1200 estudantes previamente cadastradas nos meses de agosto e setembro. De acordo com a coordenadora do PNI, enfermeira Valcicléia Cascaes, até o momento foram imunizadas mais de 590 estudantes, sendo a maioria absoluta da cidade (583) e 13 da zona rural. Ela alerta que a vacinação é feita em 3 doses, sendo imprescindível que as meninas sejam imunizadas as 3 vezes para que o organismo possa adquirir resistência contra o vírus, causador do Câncer do cólo do útero, um dos que mais mata mulheres no Amazonas. As estudantes da zona rural tem que comparecer à Central de Vacinação, na rua principal do conjunto da Suhab, até o término da campanha, dia 31 de outubro.

VACINADORES DO PNI PASSAM POR CAPACITAÇÃO

Os vacinadores do programa Nacional de Imunização de Maués serão capacitados pela coordenadora do PNI estadual, enfermeira Walderez Farias. A reciclagem será realizada no auditório do Hospital Dona Mundiquinha, na quinta-feira (24), a partir das 13 horas. Os enfermeiros responsáveis pelas UBS´s também serão capacitados. A meta, de acordo com Valcicléia Cascaes é melhorar a qualidade do serviço no município, além de atualizar os vacinadores sobre os procedimentos atuais de imunização.

ENCERRA HOJE CAPACITAÇÃO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR

No segundo dia de capacitação, Profissionais do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador do Amazonas, vinculado à Susam, continuam capacitando profissionais da saúde para a implantação do NUSAT – Núcleo de Saúde do Trabalhador, que visa resguardar a saúde dos trabalhadores das diversas instituições.  O objetivo, de acordo com a médica do trabalho Laura Jane Brasil, é preparar os profissionais da saúde quanto as doenças relacionadas ao trabalho.  A fisioterapeuta Lucimar Pereira alerta que as doenças ocupacionais interferem diretamente na produtividade e na qualidade de vida do trabalhador.  Na manhã de hoje, houve palestras sobre tipos de riscos e exposições nos serviços industriais de utilidade pública, bem como abordagem sobre acidentes de trabalho com crianças e adolescentes, vídeo sobre intoxicação por agrotóxicos usados por pecuaristas, caçadores e pescadores e explicação sobre saúde de trabalhadores informais. A secretária de saúde, Sheila Said, faz um panorama sobre a adequação dos serviços de saúde para atender as exigências da Portaria 1823/13, relacionada à notificação dos acidentes de trabalho.
A capacitação está sendo realizada no fórum Oyama César Itaussu e termina hoje à tarde.

CURSO DE BOMBEIRO CIVIL É INICIADO COM DUAS TURMAS

O curso de bombeiro civil, que faz parte do programa Senac Gratuidade, já foi iniciado ontem para 2 turmas no município de Maués com parceria da Prefeitura. As aulas serão ministradas na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com duração de 210 horas. A informação é da coordenadora do Senac em Maués, Juliana Correa, que destaca a parceria com a Prefeitura de Maués para a realização dos cursos.  A Secretaria de Assistência Social do município demanda os alunos que farão parte das turmas, já que os cursos são destinados a usuários de programas sociais. O representante da Semas, Diniz Batista ressaltou a preocupação do governo municipal em capacitar com qualidade a população de Maués.


HANDEBOL E FUTSAL SÃO AS MODALIDADES DOS JOGOS ESCOLARES DE HOJE À TARDE.

Os jogos escolares continuam a todo o vapor no Ginásio Pe. Leão Martinelly. Uma das modalidades mais acirradas e emocionantes é o futsal nos quais cinco confrontos estão marcados para a tarde de hoje. Além do futsal, na modalidade handebol jogam nas categorias masculino, Maria da Graça x Walton Bizantino e São Pedro x Donga Michiles. A praia da ponta da maresia, será palco do confronto esportivo entre são Pedro x Walton Bizantino na modalidade vôlei de praia.

NOTA DA PREFEITURA DE MAUÉS

A Prefeitura Municipal de Maués comunica que o 1° Festival da Canção do Guaraná que seria realizado no mês de novembro, durante a Festa do Guaraná, foi transferido para outra data a ser comunicado posteriormente.
A razão da transferência do Festival deve-se a magnitude da Festa do Guaraná. Decidimos, portanto desmembrar o Festival da Canção, da Festa do Guaraná com o objetivo de dar maior visibilidade ao evento musical.
Entendemos que desta forma estaremos valorizando os compositores e músicos filhos da terra e os demais do país que demonstraram o desejo de criar as canções com a identidade do Guaraná.

REINICIAM AS OBRAS DA UBS DO BAIRRO MÁRIO FONSECA

As obras da Unidade de Saúde do Bairro Mário Fonseca, reiniciaram nesta semana no município de Maués. A unidade é dotada de consultório médico, odontológico, farmácia entre outras dependências que estão em fase de conclusão. Está é a segunda Unidade de Saúde que está em andamento no governo do prefeito Pe. Carlos Góes. A Unidade do Bairro de Santa Tereza está concluída e aguarda apenas a chegada dos equipamentos para ser inaugurada.  O governo municipal também vem executando obras com recursos próprios onde estão inseridas a Feira do Atravessador, o Estádio Manuel Baraúna, a Praça de Alimentação.


VICE- PREFEITO VAI PALESTRAR NAS ESCOLAS SOBRE O CORAÇÃO

O vice-prefeito de Maués. Dr. Gute, realizará palestras nas escolas do ensino médio e alertar os jovens sobre prevenção de doenças cardiovasculares. As orientações passam pela educação alimentar, exercícios físicos, a expectativa de vida e as doenças que causam os problemas cardiovasculares, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, dislipidemia, stress, alimentação errada, sedentarismo, etilismo. A primeira palestra acontece no dia 25, quinta-feira na Escola Santina Filizola. O cardiologista realiza atendimento em Maués todo final de semana incluindo pessoas da zona urbana e rural e de municípios vizinhos, além de visitas domiciliares. Dr. Gute implantou em Maués o protocolo da Síndrome Coronariana.

AERÓDROMO DE MAUÉS SERÁ REFORMADO PELO GOVERNO DO ESTADO.

O aeródromo do município de Maués está na lista preliminar do Governo do Estado para ser reformado. Seis municípios do interior do Amazonas vão receber recursos para reforma de aeroportos com o prazo para os processos de licitação finalizar até dezembro. A lista preliminar foi divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e prevê que outros 18 aeródromos do Estado recebem recursos. O volume total de investimento previsto para todos os terminais amazonenses é de R$ 838,4 milhões. Boca do Acre, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Maués e São Paulo de Olivença são os primeiros contemplados. Os municípios fazem parte de uma lista total de 50 aeroportos regionais incluídos em um plano de investimentos de R$ 7,3 bilhões. A expectativa da SAC, quem gerencia o programa, é que as obras se iniciem em fevereiro de 2014. O financiamento é do Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG