sexta-feira, 23 de agosto de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS 21.08.2013

 
PREFEITO CUMPRE AGENDA EM MANAUS

O prefeito de Maués, Pe. Carlos Góes, está em Manaus onde cumpre agenda nas Secretarias de governo e instituições estaduais e federais.
Nesta etapa de viagens o prefeito também define a nova estrutura para a representação em Manaus e visita Caixa Econômica Federal, INCRA, IBAMA, SEINFRA entre outros.



PREFEITURA ANUNCIA CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE PRODUTOS DA
AGRICULTURA FAMILIAR PARA MERENDA ESCOLAR

O município de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, lançou ontem 20 de agosto à segunda chamada pública para um, laranja, macaxeira, mamão, maxixe, melancia, milho verde, pão doce, pimenta de cheiro e polpa de frutas. Cada produtor rural pode vender ao município R$ 20 mil reais. Os produtores devem se habilitar ate o dia 10 de setembro.  A SEMED é a executora da aplicação de repasses financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –FNDE destinados a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE.
 
PREFEITURA DE MAUÉS ASSINA TERMO DE COMPROMISSO COM A SEJUS
ASSEGURANDO SAÚDE AOS DETENTOS
 
A prefeitura Municipal de Maués assinou Termo de Compromisso com a Secretaria Estadual de Justiça -SEJUS assegurando direitos aos presidiários do município que são em torno de 188 encarcerados. A assinatura aconteceu na tarde de ontem com a Secretária de Saúde Sheila Said, o coordenador de saúde do sistema penitenciário do Amazonas, Williams Damasceno, Lucio Costa do Ministério da Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos Humanos e Unidade Prisional de Maués. De acordo com a Secretaria até que a nova unidade prisional seja entregue os detentos terão atendimento nas Unidades do Jorge Brito e Cecilia Oliveira. Ela destacou ainda a criação do Plano que vai reger as atividades e programas a serem executados dentro da unidade prisional. O plano vem para indicar os caminhos de atendimento a essa parte da população.
 
PINGO DE LUZ CUMPRE AGENDA DE ENCONTROS NO ESTADO
 
Depois de fazer parte do documentário internacional o Grupo Pingo de Luz que dá identidade ao ritmo do Gambá em Maués, prepara-se para cumprir extensa agenda até o final do ano. No próximo dia 26, o grupo promove a 7ª primavera de Museus com a presença de mestres e griôs de Maués. A ação inicia às 16h no Centro de Cultura – CULTUAM com roda de Gambá, Roda de Conversa, Contadores de Histórias e Interação. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro participam em Manaus da Teia das Ações promovido pela Secretaria Estadual de Cultura. Em outubro nos dias 20 e 21 seguem para a Bahia onde participam do Dia Internacional do Negro, representando o Amazonas. Eles finalizam participando da Conferência estadual de Cultura no mês de novembro.
 

 
IPAAM REALIZA CURSO SOBRE PERIGO AVIÁRIO EM MAUÉS
 
 O Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM) iniciou em Maués ontem (20) o curso sobre o perigo aviário. O curso é uma parceria do IPAAM e SEDEMA, e tem o objetivo de combater o risco de acidentes aéreos. Segundo o geólogo Uziel Seválio, que ministra o curso, os maiores incidentes são com os urubus, porém a ave é considerada importante para a limpeza do ambiente, por isso a extinção do animal não é aconselhada e sim a busca de forma para afastá-las no meio urbano. O curso será ministrado em Maués até o dia 25 de agosto domingo. Participam representantes das Secretarias, estudantes e representantes da sociedade civil. Segundo Seválio, após a conclusão do curso a equipe deve retornar a Maués para avaliar a as aplicações que estão sendo repassadas.
 
CÂMARA ESTUDA REFORMULAÇÃO DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO
 
Começou ontem Câmara Municipal de Maués, os estudos para a Reformulação da Lei Orgânica do Município. Uma equipe do CECOTI da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, esta assessorando a Câmara na reformulação. Segundo o Presidente da câmara, Vereador Raimundo Rodrigues, a ação se faz necessária pelo motivo da atual lei estar desatualizada. Ele ressaltou ainda a participação de representantes da população, uma vez que lei será aplicada para a organização em benefício da própria população.
 
INICIA LEVANTAMENTO DE CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO
 
A gerencia de endemias iniciou na manhã de ontem (20) o teste lira em todas as zonas da cidade. O levantamento de índice rápido para aedes aegipt verifica o índice mais alto de infestação do mosquito da dengue por bairro e termina nessa sexta feira (23). Os agentes irão de casa em casa para fazer pesquisa e tratamento em busca do foco. Após essa fase, haverá bloqueio com borrifação e educação em saúde nos locais mais infestados.
 
SEMSA FAZ CAPACITAÇÃO COM AGENTES DE SAÚDE DA ZONA RURAL
 
A Secretaria de Saúde está realizando o 1º ciclo de educação permanente de agentes de saúde da zona rural. A capacitação, que foi realizada com os ACS da zona urbana, dessa vez atende 95 participantes, divididos em 5 turmas. Segundo Raul César, um dos psicólogos palestrantes o encontro vai até sexta feira, no Museu do Homem e tem como objetivo aprimorar a prática e potencializar os saberes voltados para a humanização do atendimento.
 
PNI ENVIA EQUIPES DE VACINAÇÃO CONTRA HPV PARA ZONA RURAL
 
O Programa Nacional de Imunização da Semsa está enviando hoje duas equipes de vacinação contra o vírus HPV para duas localidades da zona rural.// Uma equipe de 8 profissionais já está a caminho do Maues Miri e deve voltar hoje mesmo, para vacinar cerca de 43 meninas estudantes de escolas da comunidade.// A outra equipe sai hoje para a região do rio Parauari, onde deverá vacinar 45 meninas já cadastradas no prazo de 15 dias.// De acordo com a coordenadora do PNI, Valcicleia Cascaes, essa ação conta com a parceria de Semed, que enviou a lista com a estudantes com idade entre 11 e 13 anos que deverão ser imunizadas.//
A enfermeira alerta aos dos pais e responsáveis das meninas, que só serão vacinadas mediante autorização dos mesmos.///
 
ATUALIZAÇÃO DA CAMPANHA DA MULTIVACINA SERÁ NESSE SÁBADO
 
O Programa Nacional de Imunização estará atualizando neste sábado (24) as doses de vacinas para as crianças de zero a cinco anos. A multivacinação acontece em todas as unidades de saúde do município, de 8 as 17 horas.
 
EQUIPE DE ENDEMIAS FISCALIZAM FOCOS DE MALÁRIA NA ZONA RURAL

Uma equipe do setor de endemias da Vigilância em Saúde do município segue hoje para a região do rio Parauari. De acordo com o coordenador de endemias o foco da ação é o combate à malária, que tem apresentado índices altos naquela localidade.// Os agentes irão passar 15 dias fazendo ações de borrifação, educação em saúde e tratamento da doença.
 
FESTIVAL DE VERÃO SERÁ MARCADO POR ECOTURISMO
 
O Festival de Verão de Maués, previsto para acontecer entre os dias 05 e 07 de Setembro será marcado pelo incentivo ao ecoturismo, com destaque para o torneio de pesca esportiva do tucunaré. A informação é do Secretário de Cultura e Turismo do município, Benedito Teixeira, que ressaltou a junção de esporte e lazer, que somados a dimensão da
festa, adquirem outra conotação. Ele destaca ainda que o governo está investindo nesse tipo de turismo, que vem ganhando cada vez mais espaço no contexto amazônico, haja vista a grande potencialidade do município em belezas regionais. As inscrições para o torneio estão abertas a partir do dia 26 (segunda feira), na Secretaria de Cultura e Turismo. A premiação será de R$ 3 mil reais.
 
PROFESSORES PARTICIPARAM DO ENCONTRO DO PNAIC EM MANAUS

A administração do prefeito Pe. Carlos Góes tem se preocupado com a educação no município de Maués com investimentos na qualificação. Na semana passada doze professores do município e um do estado participaram da primeira formação para o Pacto Nacional de Educação na Idade Certa- PNAIC em Manaus. A coordenadora do pacto em Maués, professora Cleide Soares, informou que pelo menos mais três formações
deverão ocorrer até o final do ano.
 
SEGER REÚNIU COM MADEIREIROS NA MANHÃ DE HOJE
 
 A Secretaria de Geração Emprego e Renda - Seger, realizou na manhã de hoje encontro com os representantes do setor madeireiro do município.
O encontro aconteceu na sede da prefeitura municipal, e teve como objetivo discutir a desapropriação do terreno onde será instalado o Polo madeireiro de Maués. Participaram da reunião, o engenheiro florestal Juscilei Vidal da SEDEMA, o Secretário Sidnei Barreto e a procuradora do município Anacley Garcia.
 
SEMOSP INICIA CAMPANHA CIDADE LIMPA
 
A Secretaria de Obras de Maués está implantando a campanha Cidade Limpa. A informação é do Secretário Executivo de obras do município, Raul Salim, que destaca a dificuldade em manter a cidade limpa devido à falta de colaboração do povo, que ainda não adquiriu consciência ambiental. De acordo com Salim, a prefeitura mantém a cidade limpa, mas há moradores que insistem em jogar podas de árvores e restos de entulhos nas ruas e calcadas. Segundo ele outros moradores jogam o lixo fora do horário definido pela coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG