terça-feira, 6 de agosto de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS


Josene Aaraújo

BUMBÁS DA ILHA DE VERA CRUZ SERÃO REGISTRADOS PELO IPHAN

Os bumbás da Ilha de Vera Cruz serão registrados oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional em Manaus (IPHAN-AM). No próximo dia 16 estará em Maués o antropólogo Cristian Pio Ávila e a historiadora Assíria Márcia Napoleão de Araújo para fazer o registro.

O município faz parte do inventário para a produção de inventário sobre o complexo cultural dos bois-bumbás do Médio Amazonas, realizado pela empresa Memória Arquitetura que reuniu informações de pesquisa dos municípios: Manaus, Itacoatiara, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Parintins. Em Maués será realizada a produção de registros audiovisuais como fotografias, gravação de entrevistas, arquivamentos sonoros e iconografias. Até o momento, os municípios visados para essa documentação são os de Manaus, Parintins, Maués e Itacoatiara, tendo em vista que essa coleta pretende reunir informações para compor o dossiê, base para o registro do complexo dos bois-bumbás do Médio Amazonas. Após o registro, essa manifestação artística e cultural será reconhecida como um bem imaterial registrado pelo IPHAN-AM, permitindo desse modo à promoção de ações de preservação e de salvaguarda a fim de garantir que o Poder Público e a população atuem para eternizar essa rica expressão para as atuais e futuras gerações.

 

DEPARTAMENTO DE CULTURA ORIENTA PARA INSCRIÇÕES DE PROJETOS

O Governo do Estado através da Secretaria de Cultura abriu o edital do PROART 2013 para inscrições do Concurso para concessão de prêmios, criação, promoção e apoio a projetos artísticos e culturais n área da diversidade cultural, visando à valorização de bens artístico-cultural. As inscrições ficam abertas até 30 de setembro. O chefe do departamento da Secretaria de Cultura de Maués Waldo Barrô Mafra, ressaltou os projetos que neste ano fazem homenagem aos músicos do Gambá, Irmãos Cardoso. José Cardoso Andrade é musico, instrumentista toca tambor e reza ladainhas e José Carlos Cardoso toca tamborinho e da voz ao gambá, os dois são mestres da tradução oral de maués.

Neste ano os prêmios são os seguintes:

Modulo A - Culturas indígenas - Prêmio Gabriel Gentil (dez mil reais)

Modulo B – Culturas afrodescendentes – Prêmio –Mestre Vermelho Boxel (dez mil reais)

Modulo C – Culturas populares – Prêmio –Irmãos Cardoso (dez mil reais)

No total estão disponíveis 900 mil reais para os projetos culturais.

ATLETISMO DE MAUÉS É DESTAQUE NOS JOGOS DO AMAZONAS

Todos os atletas do município de Maués conseguiram medalhas nos Jogos Escolares do Amazonas. De acordo com o resultado final do atletismo Maués conquistou duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. A seleção de futsal continua na disputa e a seleção de voleibol já está na segunda fase de classificação. Na tarde de hoje Maués entra na quadra com os atletas do voleibol. A Secretária de Esportes Eney Brasil comemorou os resultados do atletismo destacando a importância do esporte e pelos novos talentos que estão sendo revelados. Os jogos prosseguem até o dia 10.

CTA CONTINUA TESTAGEM RÁPIDA DE HEPATITES VIRAIS

A Secretaria de Saúde do município, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) continua a campanha de teste rápido das hepatites B e C . Já foram feitos testes em funcionários da AMBEV e nos postos de saúde, com exceção do Jorge Brito, onde a campanha finaliza dia 03 de setembro.// Amanhã, dia 06 e na quarta, dia 07 serão inseridos os detentos da cadeia pública de maués.// Nessa sexta feira (09) o CTA vai trabalhar com testagem em moradores da Ilha de Vera Cruz, bem como em visitantes que vão participar do Festival Folclórico.// De acordo com a coordenadora do centro, enfermeira Nazaré Oliveira, somente nessa campanha já foram realizados mais de 300 testes. Ela explica sobre o serviço descentralizado aderido para esta ação, bem como a novidade no atendimento dos dias 08 e 09 de agosto, quando os funcionários irão atender em horário diferenciado, das 17 às 22 horas.///

GOVERNO DO ESTADO ENVIA CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA SEMSA

O governo estadual, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando cursos de capacitação para a Secretaria de Saúde do município.// A informação é da coordenadora da atenção básica, enfermeira Claudia Melo.// Entre os cursos estão o monitoramento da integração da vigilância em saúde na atenção primária, além da oficina de capacitação das ações de prevenção e controle das ações de maior prevalência nas comunidades, a ser realizado entre os dias 12 e 16 de agosto.//

A coordenadora da atenção básica falou ainda sobre a oficina de vigilância do óbito, cujo objetivo é aprimorar a investigação da mortalidade no município, nos dias 20 a 23 desse mês.//

PREFEITURA MONTA LOGISTICA PARA O FESTIVAL DA VERA CRUZ

A Prefeitura de Maués através da Secretaria de Cultura e Turismo está organizando a logística para o Festival da Ilha de Vera Cruz que acontece nos dias 15, 16 e 17. O Secretário Benedito Teixeira, informou que o campo de futebol será transformado na arena da floresta onde estarão se apresentando pássaros, bumbás, o cantor David Assayag atrações regionais e locais. No local será montado palco, sonorização, iluminação, banheiros químicos e camarotes. A estrutura de segurança, saúde e Conselho Tutelar também está confirmada.

Reuniões para adequações do Plansam continuam

A equipe do Plano de Saneamento Básico do município continuam as reuniões em Maués, discutindo as propostas que serão apresentadas em audiência pública. As informações são do chefe de gabinete da SEDEMA, Rodrigo Moura. Ele informou que as reuniões estão acontecendo no Museu do Homem e tem como objetivo fazer adequações de acordo com a realidade do município ao plano existente. Rodrigo disse ainda para o mês de agosto estão agendadas, a audiência pública e a conferência do Plasam e o curso sobre perigo aviário que já tem data marcada para o período de 19 a 23 de agosto.

PROJETO PENSE GRANDE REALIZA CURSO APRENDER A EMPREENDER

O projeto pense grande do SEBRAE, é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente Sedema, que estará realizando nos dias 12, 13 14, 15 e 16 de agosto o curso “aprender a empreender”. O curso é voltado para o funcionalismo público e visa segundo a chefe de departamento de comunicação e eventos da SEDEMA Natália Nilma dar mais qualificação aos funcionários públicos municipais. Segundo Natália, o curso deverá oferecer mais vagas para as secretarias.

PROJETO ESCOLA SELO VERDE INICIA NOVA ETAPA

O projeto da SEDEMA “Escola Selo Verde”, iniciou nesta segunda feira mais uma etapa do projeto. segundo o coordenador Jackson Trindade a etapa é denominada “Operação Maués mais limpa” e vai trabalhar em parceria com as escolas estaduais e municipais já incluídas no projeto. Na época do verão as praias da cidade são os maiores atrativos da Terra do Guaraná. Segundo Jackson o objetivo desta etapa é trabalhar a conscientização nas embarcações e pessoas que trabalham próximo a orla da cidade.

COORDENADORA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PALESTRA NO CRAS

A coordenadora de educação no trânsito, professora Ivaneide Rossy informou que o DEMUT e a Secretaria de Assistência Social, fizeram parceria no sentido de trabalhar a conscientização no trânsito. De acordo com ela, após pedido da Semas, o DEMUT está realizando palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).Hoje pela manhã participaram os alunos do CRAS 1, que deve ser retomada no período da tarde. A partir de quinta feira, as palestras voltam às escolas municipais e estaduais. Ivaneide explica que essas ações de prevenção e conscientização ajudam a reduzir a violência no trânsito no município. Ela anunciou a programação da semana do trânsito, que vai premiar os melhores trabalhos em todas as categorias de ensino.

SEMOSP INICIA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DO PUPUNHAL

A Prefeitura de Maués através da Secretaria Municipal de Obras - SEMOPS iniciou hoje pela manhã o serviço de recuperação da Estrada do Pupunhal. O Sub Secretário Raul Salim, informou que serão 17 quilômetros recuperados de acordo com o pedido do prefeito Pe. Carlos Góes. “A Estrada dos Moraes já foi recuperada agora iniciamos o trabalho da estrada do Pupunhal, no sentido de dar melhores condições de tráfego para a população” declarou. Salim destaca o esforço da Secretaria em recuperar o maquinário, para acelerar os trabalhos de estruturação da cidade nessa temporada. “A determinação do prefeito é deixar a cidade totalmente limpa para o festival de verão, para isso as máquinas foram recuperadas e serão utilizadas também no serviço da estrada”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG