segunda-feira, 12 de agosto de 2013

GOVERNO DO ESTADO ENVIA A MAUÉS APARELHO DE ULTRASSON E MÁQUINA REVELADORA DE RAIO X‏


Josene Araújo
 

A reivindicação do prefeito Pe. Carlos Góes (PT) junto ao governo do Estado para melhoria da qualidade da saúde do município tem repercutido de forma positiva. Prova dessa luta do gestor municipal é a aquisição de novos aparelhos para o Hospital Dona Mundiquinha, entre eles a chegada de um aparelho de ultrassonografia, na manhã de hoje (09), que vai atender pacientes do hospital e dar apoio ao sistema de atenção básica do município.

A informação é do diretor geral do hospital, Dr. Flores, que acrescentou a utilização do equipamento nos serviços de obstetrícia e urgência da unidade hospitalar. Ele informa ainda que há outro aparelho do mesmo tipo e mesma finalidade, que já está em fase de licitação pela Secretaria de Saúde do Estado (Susam), devendo chegar nas próximas semanas. Os técnicos da empresa responsável pela montagem do equipamento estarão chegando a partir da semana que vem para fazer toda a adequação do aparelho, falou Flores.

De acordo com o diretor, a chegada desses aparelhos vai otimizar o atendimento de ultrassom aos pacientes, uma vez que o município conta com apenas um equipamento desse porte, sobrecarregando o serviço. “Isso nos ajuda muito porque nós temos uma demanda muito grande de grávidas e outras pessoas que necessitam do atendimento. Esses aparelhos são moderníssimos e permitem fazer exames necessários dentro do hospital”.

O médico apontou ainda a humanização do atendimento, uma preocupação da administração Carlos Góes, como fator fundamental com a aquisição de equipamentos, uma vez que a população não necessita mais se deslocar até a capital do estado para fazer exames de média complexidade.

Outro equipamento que já se encontra no hospital de Maués é a máquina reveladora digital de raio X, um aparelho que está sendo montado pelos técnicos, cujos filmes serão enviadas via internet a um médico radiologista, no Hospital Francisca Mendes. Flores acredita que isso é mais um ganho para a saúde, já que o resultado dos exames será dado no mesmo dia, facilitando tanto o trabalho do médico com a resolutividade do problema e para o paciente, com a rapidez do resultado. Além disso, o diretor acrescentou que o aparelho de mamografia já está em faze final de montagem e em pouco tempo já poderá ser utilizado. “Isso é um ganho muito grande, porque nós vamos acompanhar os pacientes com mais efetividade e integralidade. Isso é fundamental no atendimento da população”, concluiu.

ILHA DE VERA CRUZ SERÁ PALCO DO XIII FESTIVAL FOLCLÓRICO

Um lugar paradisíaco, onde a beleza natural e as trilhas convidam o visitante a apreciar as belas praias, conhecer a cultura dos bumbás, pássaros e a arqueologia de um pedaço do Amazonas. Assim, é a Ilha de Vera Cruz, que vem recebendo atenção especial no governo do Prefeito Pe. Carlos Góes (PT), revitalizando e valorizando a festa popular e a história da Terra do Guaraná. Considerado solo sagrado, pelos fragmentos de cerâmicas e urnas funerárias, a Ilha situa-se em frente da cidade de Maués, a dez minutos de voadeira. A ilha será palco do XIII Festival Folclórico dos Bumbás nos dias 16 e 17, realizada pela Prefeitura Municipal e organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo. Para os moradores o momento é de expectativa para uma festa que já está dando resultado na economia. A moradora Marcilene Souza monta uma barraca próxima do evento para vender as iguarias típicas nos dias da festa. “Nós somos hospitaleiros e estamos preparando o que há de melhor para os visitantes”,afirma à moradora. Segundo ela os finais de semana têm sido diferentes com as promoções dos bois.

GOVERNO DE PE. CARLOS RESGATA A BRINCADEIRA DOS PÁSSAROS

A valorização da brincadeira dos Pássaros de Maués está sendo resgatada na administração do prefeito Pe. Carlos Góes e Dr. Gute. Neste ano a Secretaria de Cultura e Turismo trouxe de volta os pássaros Tucano e Garcinha que serão destaques na abertura do Festival da Ilha de Vera Cruz no próximo dia 16. A volta da brincadeira deixou animada a moradora Luciete Lopes, 21 anos, professora da localidade que aprendeu a brincadeira ainda menina. “A gente vendia o coração do Tucano e quem comprava recebia a brincadeira na porta de casa”, lembra. Ela elogia a iniciativa de resgatar os pássaros considerando oportunidade para conhecer a origem e fortalecer cantos e dança de uma brincadeira que nasceu há mais de 40 anos na Ilha de Vera Cruz. “É muito bom saber que os pássaros serão valorizados, isso nós deixa feliz porque é a valorização da cultura”, declara. A morte do pássaro é o momento mais importante. Júlio César, 24, professor é o caçador e tem a função de matar o pássaro. “Quem canta são outros personagens são a primeira vez que vou fazer parte da brincadeira”, conta. O pajé que ressuscita o pássaro é Ocimar, que brinca há mais de sete anos. “Meu pai era o pajé depois passou para mim que continuou defendendo essa brincadeira”, ressalta.

SEDEMA REALIZA AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E RETIRADA DE LIXO NA ORLA DE MAUÉS

Cuidar do meio ambiente, rios e lagos tem sido uma das missões da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEMA), com a chegada do verão o trabalho será voltado para a sensibilização principalmente dos proprietários de embarcações e comerciantes que trabalham na orla e próximo às praias. Na tarde desta sexta-feira (09) a equipe de fiscalização, revitalização e agentes ambientais mirins iniciaram o serviço retirando o lixo que se acumula na orla. A Secretária Bezonete Almeida acompanhou a ação que será intensificada em toda a cidade. “É preciso que as pessoas tenham sensibilidade evitando jogar lixo, sacos plásticos no rio e outros resíduos que ameaçam nossos rios”, disse.

TRANSPORTADORES ESCOLARES SERÃO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

A Secretaria Municipal de Geração Emprego e Renda promoveu ontem encontro com os transportadores escolares da zona rural de Maués. Segundo o Secretário Sidnei Barreto o objetivo da reunião foi alcançado, uma vez que foi providenciada a documentação necessária para que os transportadores se tornem empreendedores individuais e participe do processo de licitação que deve acontecer na  segunda feira dia 12 de agosto no Museu do Homem de Maués. No total 180 transportadores serão beneficiados com a Lei Geral da Micro Empresa que cria uma série de facilidades tributárias e de negócios, como o tratamento diferenciado em licitações públicas.

GRUPOS DE DANÇAS FECHAM ACORDO PARA O FESTIVAL DE LENDAS COM A SETUR

A Liga dos Mitos e Lendas do Guaraná de Maués, em reunião com o Secretário de Cultura e Turismo, Benedito Teixeira, no último dia 07, estabeleceu a programação de apresentações na Festa do Guaraná, principal evento do calendário da cidade. Marcelo Cardoso, presidente da Liga, disse que o Festival de Lendas, envolvendo os 3 grupos de dança irão contar a história do Guaraná, sob 3 versões: ancestral, tribal e cabocla. Serão 30 minutos de apresentação para cada grupo e a novidade é a interação com o público, no sentido de envolver e repassar melhor a história para o público. Marcelo disse ainda que serão envolvidas nesse processo cerca de 300 pessoas, incluindo cantores, costureiras, bailarinos, cenógrafos, músicos e figurantes, esses últimos encenados pelos próprios índios sateré mawé. Participaram da reunião o coordenador do grupo Maraguás, Alcinei Pimentel, o Coordenador do grupo CDM, Marquinho Moreira e do Grupo Porantim, Djalma Cardoso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG