terça-feira, 20 de agosto de 2013

GARANTIDO DO LAGUINHO CAMPEÃO DO FESTIVAL DA VERA CRUZ

Josen Araújo
Fotos: Bryan Levy

Com o tema: Maués, a tradição na arte de folclorear o Boi Garantido do Laguinho conquistou o título de campeão do XIII Festival Folclórico da Ilha de Vera Cruz que aconteceu no último dia 17. O resultado que pela primeira vez foi divulgado na própria comunidade movimentou a Ilha durante toda a manhã de domingo (18) com os representantes dos bumbás e brincantes. O subsecretário de Cultura e Turismo Maciel Caldas conduziu o resultado da apuração considerado tranquilo. Por alguns momentos os bois Garantido e Brilhante ficaram empatados. No final da apuração o Boi Garantido venceu por quatro décimos de diferença o Boi Brilhante. O Garantido obteve em 16 itens de julgamento 797,0 pontos e o Boi Brilhante 796,6 pontos, o Boi Malhado ficou em terceiro lugar
com 796,3 pontos.

FESTIVAL DA VERA CRUZ CONSIDERADO O MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS

O prefeito de Maués Pe. Carlos Góes (PT) avaliou de forma positiva a realização do XIII Festival Folclórico da Ilha de Vera Cruz. O evento foi marcado por melhorias na estrutura física e segurança que garantiu a realização de um evento sem incidentes. Uma das preocupações do prefeito é melhorar a estrutura onde os brincantes se apresentam, para isso vai buscar parcerias no governo estadual e federal. A arena da floresta será uma das prioridades da nova administração informou o prefeito que elogiou os bumbás pelo nível da festa. Ontem no Programa Guaraná com o prefeito, Carlos Góes recebeu a equipe da Rede TV que produziu um documentário sobre o Festival e será exibido no dia 14 de setembro, às 14h. Para que os mauesenses tenha acesso à produtora irá reproduzir vídeos para ser distribuído à população. O vice-prefeito de Maués, Dr. Gute, que esteve presente no Festival da Ilha de Vera Cruz, destacou que o evento, por ser feito no meio da floresta, vem aproximando cada vez mais os dois universos: a cidade, que vem para ver a festa e o interior, onde ela é realizada. Dr. Gute acredita que esse resgate cultural só aumenta a tradição e valoriza a história do município.

PREFEITURA ENTREGA CADEIRAS DE RODAS PARA PESTALOZZI

A Prefeitura de Maués através da Secretaria Municipal de Assistência Social entregou para a Sociedade Pestalozzi três cadeiras de rodas na tarde desta segunda-feira (19), durante a abertura da Semana de pessoas com deficiência. Os alunos da escola Max Sefair fizeram caminhada para iniciar as atividades da semana. O Secretário de Governo, Renner Dutra representou o prefeito Pe. Carlos Góes (PT) e a Secretária de Assistência Social, Ruth Ana Góes fez a entrega das cadeiras. “O compromisso do prefeito Pe. Carlos de cuidar das pessoas é sem distinção, por isso a nossa presença hoje neste evento cuidando de todos”, declarou a Secretária. As cadeiras foram doações de parceiros da Prefeitura de Maués

SEMSA FAZ CAPACITAÇÃO DE ACS DA ZONA RURAL

A Secretaria de Saúde do município está realizando o 1º ciclo de capacitação de agentes de saúde da zona rural. A oficina é um componente do Humaniza SUS e já foi realizada com todos os ACS da cidade, e está acontecendo de hoje (19) até sexta feira (23), no Museu do Homem, o dia todo, pelos psicólogos Raul Cesar e Marcia Roberta, da Semsa. O objetivo é otimizar o atendimento dos agentes de saúde à população, no sentido de dar mais qualidade na oferta desse serviço. Os participantes terão direito a certificado ao final da capacitação

INICIAM AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DO PRONATEC

A Secretaria de Assistência Social informa que o prazo para inscrições para os 4 cursos do Pronatec iniciam hoje e seguem até sexta feira (23). As 150 vagas são destinadas a usuários de programas sociais e profissionais que já trabalhem no ramo e que não tenham qualificação.
Os interessados devem procurar o CRAS de abrangência: CRAS 1 (Rua Francisco Magnani, atende moradores da Maresia, Sta Teresa, Senador Jose Esteves e Santa Luzia). CRAS 2 (Rua Henrique Magnani, antigo projovem, atende moradores do Ramalho Jr, Centro e Mario Fonseca).
CRAS 3 (Rua Pedro Uchiyama, Donga Michiles, atende moradores do Eden e Donga Michiles).

SEMSA FAZ ATUALIZAÇÃO DE PLANO DAS AÇÕES DE SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL

Técnicos do Ministério da Justiça juntamente com a Secretaria de Saúde do município estão reordenando o Plano Operacional de Saúde do Sistema Prisional de Maués. De acordo com Lucio Costa, do Ministério da Saúde, o encontro tem como objetivo reduzir os agravos que acometem a população carcerária, através da atenção básica do município e nível hospitalar, dando condições mínimas de saúde às pessoas confinadas.

PREFEITURA PREPARA A INSTALAÇÃO DO POLO MOVELEIRO

A classe madereira de Maués tem recebido atenção especial da administração do prefeito padre Carlos Góes. As ações têm sido realizadas pela Secretaria de Geração, Emprego e Renda SEGER que está organizado a categoria. Segundo o Secretário Sidnei Barreto, já existe uma área onde será instalado o Pólo moveleiro em Maués. A ideia é fazer com que Maués também seja exportador de mobília escolar em parceria com o Governo do Estado.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO VIAJA A BRASILIA PARA AVALIAÇÕES DA PROVA BRASIL

O Secretário de Educação do município de Maués, Luiz Gonçalves seguiu viagem para Brasília onde participa de reuniões com os temas voltados para avaliações da prova Brasil. A prova ocorrerá em Maués junto aos alunos do quinto e nono ano em meados de outubro.

SUPERINTENDE DA PESCA VISITA MAUÉS E REÚNE COM PESCADORES

O Superintende do Ministério da Pesca e Aquicultura Raimundo Nonato está em Maués onde realiza várias ações em parceria com a Prefeitura.
As ações fazem parte de um diagnóstico realizado no município voltado para atender o setor pesqueiro. Ele confirmou que a Prefeitura foi contemplada com uma patrulha mecanizada e que novos projetos estão definidos para atender o município. Entre os benefícios está a realização de cursos de organização e as casas populares para os pescadores.

PREFEITO PADRE CARLOS GÓES VISITA COMUNIDADES NA ZONA RURAL DE MAUÉS

O prefeito de Maués padre Carlos Góes, tem cumprido uma extensa agenda de visitas a zona rural de Maués. Na manhã do último sábado o prefeito visitou a comunidade Bom Jesus do Pupunhal. Durante as visitas o prefeito ouviu os anseios coletivos dos moradores e falou do trabalho que o seu governo está realizando na zona rural e sobre as próximas ações que devem beneficiar todas as comunidades. A moradora mais antiga da comunidade a senhora Florentina Mendes, 77 anos era a mais entusiasmada com a visita do prefeito. “Eu acredito nesse governo e ele vindo aqui na nossa comunidade me deixa mais feliz estou torcendo para que dê tudo certo”, declarou. Nesta segunda-feira ele esteve na região da Santíssima Trindade e Santa Luzia no Paraná do Urariá de Cima. A visita foi para verificar a reforma das escolas e os poços artesianos. Acompanharam o prefeito o fiscal de Obras Said Junior, o diretor do Saae Edmilson Rocha e o vereador Adal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG