quarta-feira, 17 de julho de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS

 
Josene Araújo
INFORMATIVO DA PREFITURA DE MAUÉS

PREFEITURA INICIA LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE MAUÉS
Secretário de Educação Luiz Gonçalves

A Prefeitura de Maués nesta terça-feira(16) o Levantamento da Situação Educacional (LSE) do município com a parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social. Hoje pela manhã o Secretário de Educação Luiz Gonçalves reuniu com os agentes de saúde da zona urbana e rural eu serão os recenseadores repassando camisas, bonés e formulários para a coleta de dados. Durante a reunião o Secretário explicou a situação da educação do município e os desafios que precisam ser superados que vai desde o acesso as pessoas que estão fora da escola, distância, falta de escolas, incentivo e reorganização do sistema educacional que nos últimos anos não buscou meios para incentivar a conclusão de estudos.
O levantamento irá diagnosticar o número de alunos fora da escola, crianças, adolescentes, jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a sala de aula. A expectativa é atingir as 171 escolas da rede educacional que atende atualmente 12.808 alunos. O censo escolar de Maués será lançado está semana com a presença do prefeito Pe. Carlos Góes. De acordo com o Secretário menor escolaridade implica em menores salários e menos expectativas de progresso profissional. O levantamento é um dos resultados da Conferência Municipal de Educação.
 
COMUNIDADES RECEBEM VISITA DA SEPROR
 
A Secretaria de Produção e Abastecimento – SEPROR visitou comunidades rurais buscando revitalizar as culturas incentivando a produção. Na Comunidade do Mucajá a equipe reuniu com mais de 50 comunitários discutindo o inicio do projeto que irá reativar a Colônia agrícola, além de trabalhar o incentivo a safra de mandioca para 2014. Ficou pactuado que serão realizados serviços de mecanização na área da colônia. Para que seja executado o maquinário será recuperado. Nesta semana o grupo vem a Maués para buscar as ferramentas e insumos para iniciar os trabalhos. Ainda no Mucajá a Sepror pactuou com as mulheres para a implantação da horta escolar que será de responsabilidade da Associação de Mulheres. A comunidade ainda será beneficiada com o programa de avicultura. Toda a estrutura será oferecida pela Sepror que fará a doação dos pintos e da capacitação para os avicultores. Foram visitadas também as comunidades do Bom Jesus no Rio Apocuitaua onde ficou definida reunião no dia 9 de agosto com a Associação do Clube de Mães. Na Comunidade do Santo Antonio do Pucu a Sepror identificou que é necessário resgatar a unidade de beneficiamento de cana-de açúcar.
 
SEPROR IDENTIFICA CINCO TRATORES ABANDONADOS PELA EX-ADMINISTRAÇÃO
 
Durante a visita da equipe da SEPROR foram identificadas máquinas e equipamentos abandonadas pela ex-administração. No total foram encontrados cinco tratores nas comunidades do Mucajá, Vera Cruz, Liberdade, Bom Jesus e Secretaria de Obras-SEMOSP. Além dos tratores foram encontrados também arados, distribuidor de calcário, roçadeiras, micro trator agrícola entre outros que serão conduzidos até a Secretaria de Obras para recuperação.
 
SEDEMA DEFINI DATA PARA APRSENTAÇÃO DO PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
 
O Plano Municipal de Saneamento Básico do Município –PLANSAM será apresentado no dia 08 de agosto em Audiência Pública no município de Maués. Nas últimas semanas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento –SEDEMA discutiu o plano com SAAE, SEMOSP, PROSAI, SEMED , SEMSA e SEMAS. A Secretaria Bezonete Almeida ressaltou a importância da discussão com a população no dia 08 de agosto que terá a presença efetiva do Ministério Público através da promotora Yara Rebeca e o juiz Jean Carlos Pimentel. O plano abrande os temas de abastecimento de água potável, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de aguas pluviais e esgotamento sanitário.
 
COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE PALESTRA SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR
 
A Coordenadoria de Vigilência Sanitária de maués promove no próximo dia 31, palestra sobre segurança alimentar e boas práticas para serviços de alimentação.// o evento acontecerá no auditório da Escola Santina Filizola, a partir das 19 horas, com carga horária de duas horas.// A coordenadora da Vigilância Sanitária, Natalie Raya informou que o objetivo do encontro é orientar e alertar a população quanto aos cuidados higiênico-sanitários com a água e alimentos, como forma de promover a saúde e prevenir doenças.
 
SECRETARIA DE GEREAÇÃO DE EMPREGO E RENDA REÚNE ARTESÃOS DO MUNICÍPIO
 
A SECRETARIA DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA (SEGER) REALIZA NO DIA 22 (PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA) REUNIÃO COM TODOS OS ARTESÃO DO MUNICÍPIO, NO MUSEU DO HOMEM, A PARTIR DAS 8 DA MANHÃ.// SEGUNDO INFORMAÇÕES DO SECRETÁRIO SIDNEY BARRETO, O OBJETIVO É A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE ARTESANAL DE MAUÉS, PARA FOMENTAR RENDA AOS TRABALHADORES.
 
PROGRAMA DE VACINAÇÃO CONTINUA O TRABALHO EM RIOS DE REGIÃO
 
A COORDENADORA DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO, ENFERMEIRA VALCICLÉIA CASCAES INFORMA QUE O EQUIPE DE VACINAÇÃO SAI ESSE FINAL DE SEMANA DE MAUÉS PARA FAZER O TRABALHO DE MULTIVACINAÇÃO NAS REGIÕES DOS RIOS MAUES MIRI, LAGO GRANDE, CANARANAS, LAGO PRETINHO E FINALIZANDO, A REGIÃO COMPLETA DO RIO APOCUITAUA.// DE ACORDO COM A ENFERMEIRA, O TRABALHO VEM SENDO FEITO NO SENTIDO CONTRÁRIO NESSAS REGIÕES, DEVIDO O PROCESSO ACELERADO DE VAZANTES NOS RIOS CITADOS./// A EQUIPE É FORMADA POR 7 PROFISSIONAIS DA SAÚDE E 2 TRIPULANTES DA EMBARCAÇÃO.
 
VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ESTÁ EM FASE FINAL NA ZONA URBANA
 
O Coordenador da vacinação antirrábica da Secretaria de Saúde em cães e gatos, Bruno Negreiros, afirmou que o processo de vacinação em animais domésticos está em fase conclusiva na zona urbana. Bruno informou que a zona rural do município já foi toda atingida e que semana passada a equipe completou os bairros do centro, Maresia, Santa Tereza e Senador José Esteves, e após essa fase irá, percorrer as estradas do perímetro urbano, do Guaranatuba, Estrada dos Moraes e Estrada do Pupunhal.
Assessoria de Imprensa
Josene Araújo -93468822
Rafael Michiles - 92122650
Fotos: Bryan Levy - 93256880

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG