quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tribunal de Justiça do Amazonas inaugura novo Fórum de Maués

Josene Araújo
Fotos:Bryan Levy
O Tribunal de Justiça do Amazonas –TJA, presenteou o município de Maués com um novo Fórum que faz homenagem ao Desembargador Oyama César Ituassu Silva. O Fórum de Maués é o primeiro a ser inaugurado na gestão do Presidente Ari Moutinho. A solenidade de inauguração aconteceu na tarde de terça-feira (25) fazendo parte das comemorações dos 180 anos de Maués.
 
O prefeito Pe. Carlos Góes PT e o vice Dr. Gute(DEM) recepcionaram a comitiva do Presidente do TJ-AM, desembargador Ari Moutinho, o vice, desembargador Rafael Romano, o Presidente do TRE –AM Flávio Pascarelli, o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz , o desembargador Luiz Barroso e Otacilio Rodrigues Neto que representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Solenidade de Inauguração do Fórum foi presidida pelo Presidente Ari Moutinho dizendo que o poder judiciário resgatou a história perdida de Maués, referindo-se a queima do cartório em 2000. “Hoje é um dia histórico porque resgatamos uma história que foi apagada por pessoas que prestaram desserviço a Maués, zelem pelo patrimônio público”, disse o presidente.
O desembargador também enalteceu a figura do homenageado. “É justa essa homenagem ao desembargador Oyama César um grande magistrado que foi meu professor e de muitos que atuam no poder judiciário do Amazonas”, enfatizou.
O Procurador Geral de Justiça em discurso que o Ministério Público não podia silenciar diante da grandeza do gesto de inovar. ˝ Essa terra de índios guerreiros recebe este prédio, não tenho duvidas de braços abertos e o Senhor desembargador Moutinho deixa o sentimento de respeito pelo povo de Maués˝, declarou Cruz.
Ele assumiu compromisso com a população de Maués de edificar um prédio para o Ministério Público. O prefeito Pe. Carlos Góes agradeceu e disse que senti orgulho pelo presente ao povo de Maués na festa de 180 anos. ˝Nós estamos grandes, alargamos nosso senso de amor e justiça por essa terra. Como representante desse município quero agradecer seu empenho e iniciativa e dizer que nossa administração estende as mãos para somar com o judiciário˝declarou Góes.
A etnia sateré mawé foi representada pelo casal Samuel e Ednelza Michiles. O juiz da 2ª vara da Comarca de Maués, Jean Pimentel fez um retrospecto de sua chegada a Maués onde não encontrou estrutura para o trabalho em 2012, recordando também o ato de vandalismo praticado no passado.
˝ Vivemos agora uma nova era, o novo Fórum funcionará com estrutura inigualável e com recursos tecnológicos de ponta, nossos processos serão digitalizados, parabéns presidente pela iniciativa, presidente ˮ,agradeceu. Durante a solenidade foi inaugurada a sala da OAB. À noite na Igreja de Nossa Senhora da Conceição a comitiva participou da Missa de Ação de Graça que comemorou os 180 anos de Maués.
Ari Moutinho e Rafael Romano agraciados com a Medalha do Guaraná
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho e o vice Rafael Romano foram agraciados com a ʺMedalha do Guaranáʺ em Sessão Solene na Câmara Municipal presidida pelo vereador Raimundo Rodrigues-DEM, na tarde de ontem (25).
A honraria foi um pedido do vereador Edilson Negreiros-PMDB que também concedeu o Título de Cidadão de Maués ao tenente da Marinha Pláciton Neves que se emocionou com a homenagem. O vereador Edilson Negreiros disse que a Medalha é um gesto de gratidão aos homenageados. “Reconhecemos o empenho de vocês que serviram nossa cidade e conseguiram trabalhar sem estrutura alguma e hoje nos presenteiam com uma obra de excelência”, discursou. Em seu discurso o desembargador Ari Moutinho que aos 29 anos no ano de 1976 prestou serviços na Comarca de Maués, presidindo o pleito eleitoral. “Mas, fiquei triste e senti a dor dos filhos de Maués que perdeu parte de sua história quando queimaram o Fórum. Volto hoje orgulhoso ao entregar um prédio que vai abrigar o poder judiciário e devolver dignidade a esta gente”, frisou.
O vice-presidente Rafael Romano agradeceu pelo carinho e o reconhecimento do povo de Maués. O tenente da Marinha homenageado com o Título de Cidadão de Maués se emocionou com a honraria e lembrou a infância pobre e as conquistas. “Esse é um reconhecimento a toda Marinha do Brasil, é muito mais que um título, é cidadania, algo muito grandioso”, ressaltou.
Ao lado do vice-prefeito Dr. Gute (DEM), o prefeito de Maués Pe. Carlos Góes disse que Maués vive o clima de paz. “São 180 anos, não podemos resolver tudo em seis meses. Mas, hoje temos a certeza de que a cidade possui ordem e justiça e assim vamos manter para a segurança de todos que aqui vivem”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG