quinta-feira, 27 de junho de 2013

PREFEITURA INICIA PAGAMENTO AO FUNCIONALISMO MUNICIPAL

Josene Araújo
Fotos: Bryan Levy
Divulgação
 
 
A Prefeitura Municipal de Maués inicia hoje (27) o pagamento ao funcionalismo público municipal referente ao mês de junho. O pagamento de hoje é para os funcionários do setor de educação. Amanhã, sexta-feira (28) o pagamento será para todas as secretarias municipais. Com o pagamento de hoje e amanhã a Prefeitura fará circular no comércio local R$ 2.778, 891, 58 (dois milhões setecentos e setenta e oito mil, oitocentos e noventa e um reais e cinquenta centavos). O pagamento está sendo feito nas agências bancárias credenciadas de Maués. Desta forma a Prefeitura cumpre com o pagamento em dia aos funcionários municipais zelando pela transparência e atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para o prefeito Pe. Carlos Góes uma das metas do governo é tratar com dignidade os servidores. A Secretária de Finanças Altina de Souza está convocando os transportadores escolares para que compareçam na Prefeitura para assinarem o contrato que oficializa o serviço para a educação municipal. A Secretária informou que após a assinatura será liberado o pagamento aos transportadores. O valor total a ser pago aos transportadores é de R$ 351 mil reais. A Prefeitura também vem mantendo atualizado o pagamento aos transportadores que atendem as crianças na zona rural.
 
PREFEITO DE MAUÉS VISITA OBRAS DAS CASAS POPULARES
 
O Prefeito de Maués Pe. Carlos Góes (PT) visitou na manhã quinta-feira (27) as obras das casas populares do Bairro Senador José Esteves onde serão construídas 500 casas por meio de convênio com o Governo Federal através da Caixa Econômica (CEF). Na primeira etapa serão construídas 250 casas que são dotadas de dois quartos, sala, cozinha, pátio, área de serviço e banheiro. Acompanhado do subsecretário de Obras Raul Salim e o encarregado de obras da empresa Staff Construções Ltda Ozimar Silva, o prefeito visitou a outra etapa onde foram iniciados os serviços de terraplenagem para a construção de mais 250 casas completando o total de 500 unidades habitacionais.
O prefeito também esteve no porto da EMBRAPA acompanhando a chegada das telhas para a cobertura das casas. Toda a infraestrutura do Residencial também é de responsabilidade da empresa. A contrapartida da Prefeitura é a cessão da área para a construção.
Carlos Góes ressaltou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida que faz parte do governo da presidente Dilma.
“Obras desse porte demonstram o compromisso do governo com a população de baixa renda que terá moradia digna. Estamos empenhados que as obras sejam concluídas para que possamos fazer as pessoas de Maués mais felizes”, ressaltou.
 
SEMED INICIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PNAIC DA REDE MUNICIPAL
 
A Secretaria Municipal de Educação –SEMED realizou a 1ª formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para os professores alfabetizadores. O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. O curso foi realizado na Escola Municipal Francisco Canindé reunindo 208 professores da zona urbana e rural. A primeira etapa foi voltada para o currículo e avaliação. Ao todo serão dois anos de estudo para completar oito etapas de formação. Até 2014 todos os professores estarão capacitados para atuar na rede atendendo cerca de 300 alunos. A O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. A professora Bete Menezes, tutora do programa destacou a importância do programa que visa, sobretudo a integração de diversas ações e materiais que contribuem para a alfabetização, pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios e pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais. Os professores da rede estadual também iniciaram a formação que aconteceu na Escola Santina Prado.
 
SEGER ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DO SEBRAE
 
 
CÂMARA APROVA PARECERES TÉCNICOS DA LDO
 
A Câmara Municipal de Maués aprovou os pareceres técnicos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e amanhã, sexta-feira será  aprovada a Lei em sua totalidade. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual e dispõe sobre as alterações na legislação tributária. Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO recebeu novas atribuições e tornou-se um instrumento fundamental no processo de planejamento fiscal.A LDO é elaborada anualmente pelo Poder Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo que, após a aprovação, a devolve ao Executivo para sanção.

· CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA REUNIÃO NESSA QUINTA-FEIRA
O conselho municipal de assistência social realiza uma reunião na tarde de hoje, a partir das 15 horas, na Secretaria de Assistência Social (semas). De acordo com membros do conselho, a pauta da reunião vai abordar o regimento interno do conselho, calendário de atividades, inscrições das associações representativas junto ao conselho, bem como a realização da conferência municipal de assistência social.
· VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO FAZ DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM MAUÉS
Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado estiveram essa semana em Maués para fazer um diagnóstico situacional do município. Entre as atividades, os fiscais fizeram a supervisão no hospital Dona Mundiquinha, verificando o andamento da montagem e ambientação do mamógrafo, além do levantamento do patrimônio da vigilância em saúde de maués. De acordo com a coordenadora da vigilância em saúde do município, enfermeira Valcilene Néo, essa visita faz parte das atividades do governo do estado e serão intensificadas, no sentido de melhorar o serviço da vigilância e a qualidade do atendimento à população.
· PSE CONCLUI AÇÕES EM ESCOLAS DA CIDADE
O Programa saúde na escola, com a coordenação da secretaria de saúde concluiu ações de educação e saúde para alunos de escolas de maués. Entre as ações, o PSE fez entrega de medicamentos para combate de verminoses e exames de prevenção da hanseníase. O programa informa que foram atendidas as seguintes escolas: Santina Prado, Recanto Infantil, Rainha da Paz, Jardim Fraternidade, Igreja São Pedro, Maria da Graça, Nossa Senhora da Conceição, Livro Aberto, Cebem, Jardim Pinochio, Boas Novas, São Pedro, Francisco Canindé, Turma da Monica, Jandira Mc Comb, Salum de Almeida, João Paulo, Seara Sol, Miriam Sakyiama e Santina Filizola. O PSE informa também que as ações de educação e saúde no município devem continuar durante todo o ano letivo de 2013.
· AGENTES DE SAÚDE DA ZONA RURAL PASSAM POR CAPACITAÇÃO
Os agentes de saúde da zona rural do município participam de uma reunião amanhã, dia 28, com a coordenadora da atenção básica, enfermeira Claudia Melo e a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, enfermeira Nazaré de Oliveira. O objetivo é promover uma capacitação para fazer teste rápido de HIV, um serviço do CTA, que será também direcionado aos moradores da zona rural. Essa capacitação também será estendida aos agentes de saúde da cidade, no dia 1º de julho.
· SEMSA FAZ BUSCA ATIVA DE CRIANÇAS PARA SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL
A Secretaria de Saúde, em parceria com coordenadores das unidades básicas e agentes de saúde, está fazendo uma busca ativa de crianças com baixo peso, de 0 a 5 anos de idade, para suplementação de ferro vitamina A. De acordo com Claudia Melo, Coordenadora do PAB, a intenção é combater a mortalidade e cegueira infantil, causada pela falta desses complementos, bem como o incentivo ao aleitamento materno. A coordenadora informa os pais e responsáveis por essas crianças que ainda não receberam a suplementação, devem se dirigir com as crianças a unidade de saúde da sua área.
 
· SERVIÇO DE ENDOSCOPIA É DISPONIBILIZADO EM MAUÉS
A Secretaria de Saúde informa que a partir da semana que vem a população já vai contar com o serviço de endoscopia digestiva. O médico responsável é especialista em gastroenterologia recém contratado pela Prefeitura, Dr. Bruno Bitencourt.
· SECRETARIA DE SAÚDE CONVOCA COORDENADORES DE COMUNIDADES RURAIS
A SEMSA comunica a todos os coordenadores das comunidades abaixo relacionadas para comparecerem à Secretaria, situada na Avendida Dr. Pereira Barreto , 493 e procurar a Coordenadora do Programa da Atenção Básica, enfermeira Claudia Melo para tratar de assunto do seu interesse.
1. Comunidade Nossa Senhora das Graças, do Rio Maués Açu 
2. Comunidade Novo Paraíso / Bom Jardim, do Rio Parauari
3. Comunidade Núcleo Ebenezer, do Rio Parauari
4. Comunidade Nova Betel, do Rio Maués Miri
A secretaria solicita que os coordenadores venham com a máxima urgência para resolver algumas pendências na área de saúde em suas respectivas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG