quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeitura de Maués promove Ação Intersetorial pela Inclusão Social

Josene Araújo

O prefeito de Maués Pe. Carlos Góes (PT) anunciou em entrevista hoje pela manhã a Ação Intersetorial pela Inclusão Social que será realizada neste sábado no Ginásio Leão Martinelli, às 15h.
Encerramento da Conferêdncia sobre Meio Ambiente - equipe de Boa Vista
 
Durante a ação o prefeito Pe. Carlos Góes (PT) e o vice-prefeito Dr.Gute (DEM), farão a entrega de implementos agrícolas através da Secretaria de Produção e Abastecimento para vinte comunidades rurais.
Também serão entregues 150 netbooks para 45 escolas rurais uma aquisição da Secretaria Municipal de Educação oriundos do Programa Nacional da Educação do Campo –PRONACAMPO-Proinfo.
Com recursos próprios o prefeito efetuará em parceria com a Secretaria de Assistência Social o pagamento do Programa Renda Cidadã, onde serão beneficiadas 800 famílias, Aluguel Social e a entrega de kits bebê. O prefeito aguarda apenas que a Câmara Municipal de Maués aprove a Lei que propõe o aumento dos novos valores do Renda Cidadã.
Ainda na ação será implantado o Protocolo do Diagnóstico da Síndrome Coronariana Aguda através da Secretaria Municipal de Saúde. O protocolo é uma iniciativa do vice-prefeito Dr. Gute que também é cardiologista.
Carlos Góes destacou que as ações fazem parte do planejamento que vem sendo feito pela nova administração. “Todas as ações são planejadas inclusive o Renda Cidadã, nada no nosso governo é feito sem planejar e organizar”, disse.
Toda logística está sendo organizada para o dia do evento onde serão montadas barracas de atendimento da Secretaria de Assistência Social e Saúde com serviços de hipertensão arterial, diabetes e imunização.
Durante a entrevista o prefeito confirmou que nesta sexta-feira o Governo do Estado através da Secretaria de Infraestrutura -SEINFRA estará lançando a ordem de serviço no valor de R$ 7 milhões para o sistema viário do municipio de Maués, confirmou também recursos da ordem de R$ 3 milhões para a recuperação da Avenida Antarctica.
PREFEITO DE MAUÉS RECEBE APOIO PARA MANTER A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO
Durante a entrevista o prefeito demonstrou preocupação com a segurança da população em razão do movimento que se manifesta nesta sexta-feira em Maués na tentativa de tomar a Prefeitura.
O prefeito informou que conversou com o Secretário de Segurança Pública do Estado Coronel Paulo Roberto Vital, sobre o movimento e por telefone o Secretário disse ao prefeito que não vai aceitar qualquer tipo de incitação. “Se for preciso à gente manda reforço policial”, disse o Secretário.
A preocupação do prefeito é que na última manifestação atearam fogo na Comarca do município e que algumas vítimas desse processo estão deixando a cidade temendo por um novo episódio.
Carlos Góes também comunicou ao vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas Rafael Romano, o fato uma vez que o novo Fórum será inaugurado no aniversário da cidade dia 25 de junho.
Durante todo o dia foram muitas as manifestações solidárias ao prefeito Pe. Carlos Góes vindas de autoridades do estado, deputados estaduais, federais e moradores da cidade de Maués.
JUIZ BAIXA PORTARIA PARA GARANTIR A SEGURANÇA
O delegado da 48ª Delegacia de Polícia de Maués, Mário Melo também esteve na entrevista onde anunciou a portaria baixada pelo juiz da 5ª zona eleitoral Jean Carlos Pimentel com apoio da promotora Yara Rebeca Albuquerque Marinho.
A portaria nº 01\2013 considera que a manifestação será realizada no dia 14, por colaboradores e eleitores apoiadores da campanha eleitoral do segundo colocado nas eleições municipais e ainda pela necessidade de regulamentar medidas que garanta a paz social, a segurança dos cidadãos e a manutenção da comarca e o histórico apresentado na zona eleitoral de Maués de desordem, de incitação a prática de crimes, de arrombamentos saqueamentos a estabelecimentos comerciais, bem como ateamento de fogo a prédios públicos ocorridos sobretudo após o pleitos do ano de 2000, resolve:
Artigo 1º - Proibir a distribuição de fornecimento gratuito e a venda de bebidas alcoólicas no entorno da manifestação.
Artigo 2º -Proibir o fornecimento gratuito a venda e a utilização de fogos de artifícios em logradouros públicos, áreas abertas e em estabelecimentos particulares de todos os gêneros na cidade de maués, a partir das 8:00 até às 22:00h
Art 3º
-Proibir o uso de alto-falantes ou amplificadores de som na Cidade de Maués, durante o evento que possa causar mal-estar e atrapalhar o sossego e a ordem pública.
Art. 4º Determinar eu todo o efetivo das policias militares e civil da comarca monitore e reprima qualquer ato que atente a ordem pública e provoque incitação a pratica de crimes.
Art. 5º Recomendar o fiel cumprimento da portaria pelas autoridades policiais, autuando em flagrante ou indiciando em inquérito os infratores .
Art. 6º Que seja aberto procedimento criminal a quem descumprir o determinado no artigo anterior.
PINGO DE LUZ SERÁ GRAVADO POR CINEASTA FRANCÊS
O grupo Pingo de Luz tradicional pelo ritmo do Gambá vai virar filme. Está em Maués o produtor francês diretor de filmes e documentários José Huerta que passará vinte dias na região. Nesta terça-feira (11) ele reuniu com o prefeito de Maués Pe. Carlos Góes e o diretor do CULTUAM Waldo Mafra (Barô) onde foi definida a parceria da Prefeitura. De acordo com José o filme será feito em toda a região onde o grupo fará apresentações.
“Vamos acompanhar as romarias, as festas religiosas, onde os mestres do Gambá se apresentam e fazer um retrato individual de cada membro do grupo”, informou. O filme será uma produção cultural, musical e histórica. “Com o antropólogo teremos a dimensão histórica da cultura popular, indígena, onde tudo é ligado a religião para mostrar o sincretismo cultural que a Europa não conhece”,explica. Através da música o produtor pretende mostrar a cara da Amazônia. José Huerta é diretor de filmes documentários há muitos anos. Através de seus filmes, ele questiona os efeitos da mundialização: as consequências da economia ultra-liberal sobre os mais fracos, a defesa dos direitos humanos e as questões ambientais que se colocam. Ele dirigiu inúmeros filmes no Brasil, notadamente sobre o Movimento Sem-Terra e a defesa das comunidades indígenas. Ele colabora regularmente com associações de solidariedade internacionais e com a televisão francesa.

MAUÉS ENCERRA 4ª CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE COM RESULTADO POSITIVO
Encerrou com resultado positivo a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente realizado no município de Maués nos dias 10, 11 e 12.
O prefeito de Maués Pe. Carlos Góes (PT), em discurso de encerramento o prefeito destacou as propostas que serão enviadas a Conferencia regional e posteriormente a nacional. “A Conferência alcançou resultados positivos, aqui foi discutida a Politica Nacional de Resíduos Sólidos. No que se refere à produção e Consumo menos impactante é louvável a proposta de garantir que as indústrias e distribuidoras recolham os resíduos, principalmente as garrafas pet, pilhas, baterias, lâmpadas e outros”, disse.
O prefeito espera que a Conferência seja incentivadora para a criação da cooperativa dos catadores de recicláveis. “Assim poderemos trabalhar a gerar emprego e renda com a SEGER através de linhas de créditos com as agencias bancárias e o Sebrae’, destacou.
Deixou claro que seu governo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente-Sedema já está trabalhando a proposta da coleta de resíduos sólidos na cidade e zona rural incluindo as áreas indígenas. “Estamos próximo de solucionar o problema do lixão transformando em aterro sanitário. É nosso compromisso”, ressaltou.
Carlos Góes também falou sobre a redução dos impactos ambientais. “Sei da importância com os nossos rios para reduzir a poluição e as alternativas que foram propostas por vocês com a SEDEMA e todas as instituições aprovando inclusive a criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos sólidos através da Câmara Municipal”, declarou.
Para o prefeito a geração de emprego e renda precisa estar unida com o social. “Volto a falar que é necessário a criação emergencial da Associação dos Catadores de materiais recicláveis. Com a criação do Aterro Sanitário o poder público tem a possibilidade de incentivar a criação de usina de compostagem e gerar emprego e renda também para os artesãos”, destacou.
Finalizou dizendo que a Educação Ambiental deve ser priorizada dentro da política nacional de resíduos sólidos. “É pela educação que vamos transformar o discurso na prática iniciando nas nossas escolas com as nossas crianças, jovens e adolescentes, promovendo campanhas educativas de boas práticas para a separação dos resíduos, consumo de plásticos, aproveitamento dos resíduos orgânicos e instituir a lei de incentivos fiscais para que os estabelecimentos promovam também as campanhas educativas. Juntos vamos construir um Brasil sem lixão e uma Maués melhor para se viver.”, encerrou.
SEDEMA ENTREGA CERTIFICADO DE PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA
Durante o encerramento da 4ª Conferência do Meio Ambiente o prefeito Pe. Carlos Góes assinou o relatório da Conferência e entregou os diplomas dos participantes. A Conferência foi realizada pela Secretária de Meio Ambiente Bezonete Almeida e contou com a delegação do municipio de Boa Vista do Ramos, o Secretário Adjunto da SDS José Adailton Alves, representante do IPAAM, Associação dos Municípios, AMBEV, IFAM, Câmara Municipal de Maués, Boa Vista e o Secretário de Educação Luís Gonçalves.
Durante o encerramento a Secretária Bezonete disse que está na hora de forças políticas se unirem em favor da cidade.
O Secretário de Educação Luís Gonçalves disse que Maués está ensaiando a participação da sociedade civil organizada e não organizada na gestão democrática quando realiza conferências municipais. “O meio ambiente deixa de ser disciplina e passa a se tornar tema planetário, para nós é inovador”, disse.
O Secretário Adjunto da SDS, José Adailton Alves manifestou satisfação dizendo que os fogos do encerramento são para a democracia pela ação participativa direta da população de Maués e de Boa Vista.
SAAE INICIA AÇÃO VOLTADA PARA O MEIO AMBIENTE
A administração do prefeito de Maués Pe. Carlos Góes (PT) não está de braços cruzados para os problemas ambientais encontrados pela nova gestão. Com iniciativa da administração do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE começou em Maués a “Ação pela Água e Saúde da população”, que será executado em parceria com o Intermaués, Sedema, Defesa Civil e a empresa FLOW UP Consultoria Serviços de Analises Químicas Ltda. A ação inicia com a proposta de fazer analise químico, físico e bacteriológico da água dos poços, igarapés e nascentes, além de buscar soluções para o esgoto sanitário e o problema da lixeira pública. O engenheiro químico e de qualidade Dirlei Oliveira e Roberto Brito, químico e gerente de treinamentos visitaram Maués, o laboratório de analises de água, poços, esgoto sanitário e lixeira pública.
Os engenheiros reuniram com o vice-prefeito Dr. Gute (DEM), o diretor Edmilson Rocha do SAAE, o assessor Odinael Gomes onde os químicos que apresentaram uma avaliação prévia do sistema de tratamento de esgoto da cidade de Maués. A conclusão do relatório é de que o sistema de tratamento de esgoto está inadequado para atender a população da Cidade de Maués, uma vez que o esgoto não tratado, lançados ao ambiente, podem em um curto espaço de tempo, afetar a imagem turística do Município.
Prefeitura entrega merenda escolar na zona rural
A merenda escolar já está sendo distribuída na zona rural do município de Maués. Durante todo o sábado equipes da Secretaria Municipal de Educação saíram em lanchas para fazer a entrega dos produtos nas escolas. O Secretário de Educação Luís Gonçalves acompanhou a entrega feita no Poló 6 na região do Apocuitaua nas Comunidades de Nova Galiléia, Monte Horebe, Monte Ebenezer. Também receberam as escolas Higina Bonilha, São Pedro do Palhal, Luiz Lavareda, São José do Palhal, José Davino, Laguinho de Vera Cruz, João da Ilha, Menino Deus, João Sirino e São Jorge. Na Comunidade de São José do Palhal o coordenador Marcos Souza, destacou a chegada da merenda. “Nós sabíamos que iria chegar pelo compromisso do Pe. Carlos e do nosso Secretário” declarou.
A partir desta segunda-feira as equipes continuam a entrega que deve atender 160 escolas. Os produtos tem duração até o final do mês de junho. O Secretário Luiz Gonçalves adiantou que os alunos também serão beneficiados com o material escolar.
O Secretário Luis Gonçalves seguiu agora a pouco para a Freguesia e Ponta Alegre onde será feita a entrega da merenda escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG