segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maués sai na frente para implantar o Diagnóstico da Síndrome Coronariana


Josene Araújo
Foto: Bryan Levy

No período de trinta dias o município de Maués implantará o “Diagnóstico da Síndrome Coronariana Aguda” (SCA), o primeiro do interior do Amazonas. A iniciativa é da administração do Prefeito Pe. Carlos Góes (PT) sob a responsabilidade do vice-prefeito Carlos Augusto de Almeida “Dr. Gute” que atua há 35 anos na área de cardiologia no Amazonas com atendimento no Prontocord.

De acordo com o médico, Maués irá uniformizar o atendimento a pacientes, seguindo o protocolo clínico criado pelos especialistas e entidades renomadas, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O protocolo clínico é autorizado pelo Ministério da Saúde.

Inicialmente os médicos serão treinados para fazer o diagnóstico no Hospital “Francisca Dinelli”, D. Mundiquinha. “Capacitados, eles terão condições de diagnosticar qual o motivo da dor torácica do paciente se é infarto do miocárdio ou angina”, informa.

Ele explica que 80% dos pacientes que apresentam dor no peito não têm a ver com infarto e angina. “Muitas vezes o paciente apresenta problema gastrointestinal, refluxo muscular e pensa que tem a ver com o infarto, por isso, é necessário esse diagnóstico que será feito dentro do hospital”, informou.

Para realizar os diagnósticos serão utilizadas três ferramentas fundamentais. “O processo começa com o uso dos eletrocardiógrafos, a aplicação de enzima troponina e o copidogrel, temos o kit para um ano. As enzimas cardíacas costumam ser solicitadas em pacientes com dor torácica recente, ou quando o eletrocardiograma ou outro elemento clinico, levanta a suspeita de um infarto do miocárdio”, ressaltou.

Dr. Gute informou ainda que o municipio possui dois eletrocardiógrafos um instalado no Hospital e outro doado por ele mesmo instalado no Posto de Saúde Cecilia onde ele presta atendimento a cada quinze dias para mais de oitenta pacientes.

A partir do próximo mês o cardiologista prepara visitas à zona rural para levar atendimento aos ribeirinhos de Maués.

O médico lembrou que a iniciativa atende a um pedido do Deputado Estadual Ricardo Nicolau (PSD) que preside a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM), que no mês passado apresentou um requerimento pedindo a implantação das normas do protocolo nos 61 municípios do Amazonas. O protocolo existe em hospitais como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein ambos em São Paulo.
Marcadores: divulgação-prefeitura-de-maués-vai-implantar-diagnóstico-da-síndrome-coronariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG