sexta-feira, 10 de maio de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS‏

 Josene Araujo

 (josene.araujo@gmail.com)

10/05/2013

 
 
MAUÉS COMEMORA HOJE O DIA DAS MÃES
O Ginásio Leão Martinelli já está sendo preparado para a Festa que comemora o Dia das Mães em Maués. Nesta sexta-feira(10) a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social promove o evento a partir das 15:00h. Brindes, shows, danças e muita música promete movimentar a Festa das Mães da cidade que serão presentadas pelo prefeito Pe. Carlos Góes e o vice-prefeito Dr. Gute. A Secretária Ruth Ana Góes disse que vive a expectativa do momento feito com o esforço do novo governo que vai manifestar reconhecimento as mães. A festa é aberta a todas as mães do município.


PREFEITURA DOA DOIS ÔNIBUS E MERENDA ESCOLAR PARA O IFAM-MAUÉS
 
A Prefeitura de Maués através da Secretaria Municipal de Educação selou parceria na tarde de ontem com o IFAM. O Secretário Luiz Gonçalves disse que a pareceria foi autorizada pelo Prefeito Pe. Carlos Góes atendendo ao pedido dos alunos que não tem condições de pagar o transporte diariamente. Ontem o Secretário manteve encontro com a Diretora Leonor Neta definindo a parceria de cessão de dois ônibus para o transporte dos alunos. Hoje às 10 horas da manhã a diretora recebeu o primeiro ônibus na SEMED com capacidade para 60 alunos e na amanhã sexta-feira receberá um micro ônibus. Os alunos também serão beneficiados com a merenda escolar. O Secretário informou ainda que a manutenção dos ônibus será feita com os recursos do PNAT. 
 
JUNTA MILITAR REALIZA SOLENIDADE DE JURAMENTO À BANDEIRA EM MAUÉS
 
Cerca de 180 jovens participam hoje da solenidade de juramento a bandeira e dispensa de incorporação da Junta do Serviço Militar de Maués. A solenidade acontece no Ginásio Donga Michiles, às 9:00h comandada pelo Tenente da Mata do Exército Brasileiro. Na quadra do Ginásio os jovens estão à espera do momento solene. Uma das propostas do tenente é a criação do Tiro de Guerra em Maués.
 
MAUÉS VAI CRIAR OUVIDORIA DO SUS RECOMENDADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Maués vai criar o Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (Doges) seguindo as normas do Ministério da Saúde. A iniciativa visa criar um canal democrático de estímulo à participação social, disseminação de informações em saúde e de mediação entre o cidadão e os gestores do SUS. A Secretária de Saúde Sheila Said esteve em Brasília participando da capacitação para a implantação da ouvidoria.
Said, explica que não teme em criar a Ouvidora porque o sentido é dar transparência a administração. O ouvidor terá a missão de acolher a informação, fazer chegar ao gestor, ao Conselho, e devolver ao usuário em prazo estabelecido.
A Secretária informou ainda que está sendo avaliado o ouvidor e os canais de escuta que podem ser carta, portal, site entre outros que estão em estudo. A SEMSA já está trabalhando o Plano de Ação de Ouvidoria do SUS.
 
EQUIPE DO PROSAI ESTÁ EM MAUÉS
 
A equipe técnica do PROSAI-Maués chegou ao municipio na tarde de quarta-feira (08), acompanhado do consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mário Yano. A visita foi acompanhada pelo Secretário de Governo Wender Medeiros e o Diretor do Saae Edmilson Rocha.
Os técnicos visitaram as obras de Recuperação urbanística, sanitária e ambiental da Lagoa da Maresia, reservatório elevado do Bairro Santa Luzia, Largo do Prata e Donga Michiles.
As obras estão sendo realizadas pela empresa MCW Construções, Comércio e Terraplenagem Ltda.
O Secretário de Governo Milton Barbosa que coordena a equipe do Programa de Saneamento Integrado de Maués – Prosai-Maués que a primeira etapa do programa que prevê a urbanização da Lagoa da Maresia e do sistema de abastecimento de água de 13 comunidades rurais com estrutura de poço artesiano, reservatório e chafariz estão em andamento.
O PROSAI é um projeto do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos previstos da ordem de R$ 24 milhões de dólares e mais R$ 10 milhões de dólares do Estado.
Em outra dimensão está a modernização administrativa da Prefeitura de Maués que inclui equipamentos e treinamento de pessoal.
 
SECRETARIA DE SAÚDE VAI INTEGRAR AO PACTO DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
 
A Secretária Municipal de Saúde de Maués Sheila Said está em Manaus e participa do encontro da Comissão Intergestora de Regionalização do Baixo Amazonas que trata do Fórum de Pactuação entre os municípios de Maués, Parintins, Barreirinha, Boa Vista e Nhamundá. O Ministério entendeu que é impossível gerir a saúde do modo municipalizado. “Na Conferência de Saúde a cada década há um caminhar. Nesse crescimento foi visto durante o processo que a individualização do sistema não vai alcançar 100% dos brasileiros”, ressalta a Secretária. Os cinco municípios terão que compartilhar os recursos, afirma Sheila Said. “É impossível todos os municípios atenderem com a atenção básica, média e alta complexidade, por isso estamos identificando os municípios com maiores portes de capacidade tecnológica, pessoal e recursos”, explica.
 
MUSEU DO HOMEM E CULTUAM PARTICIPAM DA SEMANA DE MUSEUS
 
O Museu do Homem do municipio de Maués vai seguir a temática da Semana Nacional dos Museus que em 2013 é: Museu (memória+criatividade) mudança social. A programação que será realizada pela primeira vez, inicia no dia 15 com abertura, às 9:00h da manhã com visita guiada, tendo como público alvo alunos das escolas estaduais, municipais, Pestalozzi e aberto à comunidade. A riqueza histórica do municipio pode ser observada nas peças arqueológicas e artesanais expostas no Museu.
Entre as peças estão esculturas artesanais feitas do pó do guaraná, que chegou há cerca de 160 anos por Delfino Doce que produzia esculturas em barro e gesso, peças arqueológicas com mais de 1.000 anos, machados de pedra e uma réplica do remo Porantim do século XVIII. A peça original está no Museu de Lisboa em Portugal.
A gerente do Museu Nazaré de Carvalho Afonso explica que o acervo histórico retrata a tradição dos Sateré-Mawé, a história da imigração japonesa que no Brasil começa no municipio de Maués em 1918, pedras preciosas do Rio Amana.
Ela mostra uma pedra de calcário onde estão fossilizados peixes, conchas e vegetais. “Em cada peça revelamos a nossa história e na semana do museu convidamos a nossa população e os visitantes para conhecer esse espaço histórico de Maués”, destacou.
As comemorações da Semana do Museu serão feitas em parceria com Ponto de Cultura – Cultua que também possui achados arqueológicos, fotos, artesanato da cerâmica e escritos da história de Maués.
Ontem o representante do ponto de Cultura Waldo Mafra, o Barrô, foi entrevistado pela Rádio Nacional de Brasília pelo radialista Murilo Campelo destacando a história da cidade e a Semana de Museus.
 
COPA DOS RIOS: MAUÉS FAZ PARTE DO GRUPO 14
 
Os atletas que compõe a seleção Sub 19 de Maués estão em plena atividade física para a Copa dos Rios. A Federação Amazonense de Futebol– FAF confirmou a tabela de jogos da Copa. O Presidente da Liga de Maués Natan Lavareda anunciou que o municipio faz parte do grupo 14 com sede em Parintins. Fazem parte do grupo 14 os municípios de Maués, São Sebastião do Uatumã, Itacoatiara e Parintins. Os jogos acontecem nos dias 14, 15 e 16 de junho em Parintins. Todas as tardes os jogares realizam treinos no Estádio “Manuel Baraúna” para a disputa da competição.
 
DEPUTADOS PEDEM POSTO FIXO DO DETRAN PARA MAUÉS
 
Os deputados Sinésio Campos (PT) e Cabo Maciel encaminharam ao prefeito de Maués Pe. Carlos Góes (PT) cópia do requerimento enviado ao Governador Omar Aziz (PSB) no qual os dois solicitam a instalação de um posto fixo do DETRAN no municipio. Ainda solicitam trabalhos de conscientização no transito e realização de exames clínicos, no mínimo duas vezes ao mês. O pedido foi feito pelo prefeito Pe. Carlos Góes que trabalha em parceria com os órgãos estaduais e federais em busca de melhorias para a população. Na justificativa dos deputados está à necessidade de melhoramentos em toda estrutura do trânsito que passa por ruas sinalizadas, habilitação, conscientização e fiscalização a menores conduzindo motocicletas, motos e carros irregulares. Hoje o município conta apenas com os trabalhos do DEMUT que em dois meses conseguiu reduzir o número de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG