quinta-feira, 16 de maio de 2013

AÇÕES DA PREFEITURA DE MAUÉS

Baixe divino1.JPG (211,0 KB)
 
Baixe divino2.JPG (175,5 KB)
 
Pré-Conferência da Educação recebe incentivo do Prefeito Pe. Carlos Góes
A população de Maués está tendo a oportunidade de opinar na Pré Conferência Municipal de Educação, realizada pela Prefeitura e Secretaria de Educação. Neste ano as conferências discutem o Plano Nacional de Educação com o tema: Fortalecendo a democracia e respeitando os valores culturais e sociais na construção da educação de Maués. Nesta quarta-feira o prefeito Pe. Carlos Góes participou do evento realizado na Escola Municipal Instituto Educacional Boas Novas sendo recebido pelo Pastor Paulo Caldas. Em discurso o prefeito agradeceu ao pastor por criar o elo entre religião e educação. Disse aos professores que o governo trabalha a criação do novo plano de carreiras e salários que está defasado. Ressaltou que o Governo do Estado anunciou uma Escola de Tempo Integral – CETI que será construída no terreno do antigo hospital e uma escola para o ensino médio em local a ser definido.
Confirmou ainda a construção de mais duas escolas através do Governo Federal conquistados pelo Secretário de Educação Luiz Gonçalves. “Não vamos colher esse frutos agora, mas vamos plantar a semente e eu acredito que as grandes conquistas vêm através da educação”, declarou o prefeito. O Secretário de Educação Luiz Gonçalves disse que a pré-conferência acontece em todo o território nacional. “O Ministério da Educação está tendo sensibilidade de levar às comunidades a discussão deste Plano. O nosso municipio ainda não tem um Plano Municipal e uma proposta curricular voltada para a nossa região. Nossas crianças ainda saem sem conhecer a nossa geografia”, enfatizou.
O Secretário reforçou o compromisso do prefeito com os professores realizando o processo seletivo no inicio da administração e trabalhando na criação do Plano de Carreiras e Salários.
A pré-conferencia acontecerá em todas as escolas municipais. “É o momento de organizar e mobilizar. Estamos conectados com a Coordenação Regional do Governo do Estado que será parceiro no desenvolvimento da nossa educação”, concluiu o secretário.
 
SEMANA DE MUSEU RESGATA A HISTÓRIA E A IDENTIDADE DO POVO DE MAUÉS
Resgatando a cultura, a história e a identidade do povo de Maués, a Prefeitura realizou na manhã desta quarta-feira (15) a abertura da Semana de Museus que acontece em todo o país e pela primeira vez em Maués. Com espaço de cultura, acervo arqueológico, histórico e econômico do municipio o Museu do Homem é o palco do evento, uma das principais referências do interior do Amazonas. O prefeito Pe. Carlos Góes fez a abertura oficial com a presença de alunos das escolas Francisco Canindé, Jandira Macombe, Pestalozzi e Senac. Em sua mensagem Carlos Góes destacou a diversidade de povos especialmente dos índios sateré mawé. “Temos orgulho de ser filho desta terra por onde passaram portugueses, italianos, judeus, japoneses, uma miscigenação que construiu a história junto conosco”, declarou. O prefeito disse que em reconhecimento aos japoneses será criado um monumento histórico, para confirmar a chegada da imigração no Amazonas pisando primeiro em solo mauesense. O Secretário de Cultura e Turismo Benedito Teixeira fez referência a Lenda do Guaraná- curumim, considerada única, uma das mais conhecidas do Amazonas, que foi homenageada em 2012 pela emissão filatélica especial dos Correios na Série América 'Mitos e Lendas – Guaraná e Mandioca. “Quando eu conheço melhor a origem da minha história mais forte fica minha identidade. Nesta semana vamos mergulhar na história do povo de Maués um lugar onde se preserva a memória de sua gente”, disse o Secretário. Para representar a lenda da origem do guaraná, o selo apresenta em seu primeiro plano a figura do menino, cujos olhos são semeados e fazem brotar a planta do guaraná; a serpente que é responsável pela morte da criança; e alguns frutos do guaraná. No plano de fundo do selo, aparece a mãe do menino.
A gerente do Museu Nazaré Afonso ressaltou que o Museu é um espaço de vivencia e transformação que estará sempre de portas abertas para os moradores da cidade, pesquisadores e visitantes. As atividades da Semana do Museu continuam até o dia 17. O chefe de Departamento de Cultura Waldo Mafra, enfatizou que o Ponto de Cultura- Cultuam também está de portas abertas para visitação ao público durante a semana.

FOLIA DO DIVINO RENOVA A FÉ E A ESPIRITUALIDADE DO POVO DE MAUÉS
A fé que renova a espiritualidade do povo de Maués é vivenciada na Festa da Folia do Divino Espirito Santo que se encerra no próximo dia 19. Não é apenas uma festa, mas uma celebração de purificação, de reencontro entre amigos e do fortalecimento do amor de Deus entre as famílias. Em cada folião uma história de devoção que se confunde com o primeiro registro da folia em 1.903. Com tamborins, tambor, sax, atabaque, banjo, pandeiro e outros instrumentos os foliões passeiam pelas ruas saudando os devotos com hinos e cantorias. “O divino está passando por aqui, quando ele passa tudo se transforma”,cantam em coro.
Maués, é um lugar único com o primeiro Padre, folia e Prefeito honraria concedida ao Pe. Carlos Góes pelo cacheiro do Divino, Ismael Pinheiro.
A data de 15 de maio ficará marcada na história da Irmandade pelos momentos de reencontro vividos nesta quarta-feira entre o Padre e os foliões. Nas primeiras horas a Irmandade esteve no gabinete do prefeito onde Ismael decretou que o Divino começou a reinar em Maués. “O Divino será sempre o prefeito em exercício desta cidade, capitaneado pelo prefeito Pe. Carlos Góes”, declarou. Ismael é devoto desde os seis anos de idade quando sofreu uma queimadura, ficando cego e por promessa da mãe ao Divino voltou a enxergar e há 25 anos comanda a folia pelas ruas de Maués. A peregrinação de hoje encerrou na casa de Dona Paula Lopes, onde o Padre, Prefeito folião encontrou-se com os devotos da Irmandade.
FOLIÕES DO DIVINO FESTEJAM REENCONTRO COM PE. CARLOS GÓES.
O exímio versador Ismael Pinheiro entregou ao prefeito a camisa da irmandade, o manto e a coroa do divino e saudou o prefeito dizendo:
“Nos ajoelhamos diante do teus pés e todos os dias entregamos a ele (divino) nossa querida Maués. Quisera que tu viesses do seio da Liberdade e um dia por quatro anos fostes pároco desta cidade. Tive a alegria, o prazer, a grande emoção e por mais simples e singelo que seja te tornei Padre Folião. Na batida do tambor que me emociona todo dia, me lembro daquelas horas que tinha em nossa companhia. Até hoje quando cantamos os hinos e a folia, parece que ouvimos tua voz, tu podes estar onde estiver mas estará no nosso meio Pe. Carlos Góes, companheiro, camarada, hoje prefeito desta cidade receba em tuas mãos a camisa da irmandade”.
Em vários momentos Ismael lembrou que Pe. Carlos Góes foi o primeiro a valorizar verdadeiramente a tradição da folia. “Em nome da Irmandade quero recebe-lo na função de prefeito para confraternizar-se conosco como amigo e folião. Dirijo minhas palavras ao nobre conterrâneo, agradecendo e pedindo que o Divino estenda seu manto sobre este governo. Que possamos esquecer nossas vaidades e possamos olhar por Maués com horizontes promissores’, desejou. Padre Carlos não escondeu a emoção de sentir de perto o afeto e o carinho dos foliões do Divino Espirito Santo.
“Vocês não imaginam a saudade que me marca essa festa. Tenho vivenciado momentos atípicos da minha vida, tenho me dedicado de corpo e alma e nesses quatro anos sou capaz de doar a minha vida por essa causa. Entrei no processo politico porque acredito que posso contribuir com Maués, como ser humano acreditando que as coisas são possíveis. Quero que orem por mim e minha família porque é o Divino que comanda e a gente só tem uma escolha, obedecer”, disse o prefeito.
Os foliões festejaram o reencontro e definiram com o prefeito que neste ano eles participam da Festa de Nossa Senhora do Carmo Padroeira da Diocese de Parintins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG