segunda-feira, 22 de abril de 2013

CEM DIAS DE GOVERNO


Aldemir Bentes – 06:10
Artigo

“Eu canto porque o INSTANTE existe, não sou alegre e nem sou triste, sou POETA” , Cecília Meireles, poetisa.

Em cem dias de governo, seria muita pretensão mudar 12 anos de retensão, de engodos, de irresponsabilidade com o povo de nossa terra.

Sabemos que falta muito, mas, serão 04 anos de muito trabalho, sempre priorizando o coletivo, e buscando a melhoria de vida das pessoas.

A balbúrdia administrativa estava aos nossos olhos e muito mais, nas “entrelinhas” e nos porões do poder, indecências. A prefeitura estava sucateada, inchada, deficiente, desamparada, sem fôlego financeiro e devendo a Deus e ao mundo.Não está sendo fácil, mas com trabalho dedicado, as coisas já estão mudando.

Aos poucos, os problemas foram sanados e a vida administrativa da instituição começou a respirar na batida do possível. Foi difícil, mas, com a competência e vontade de servir do nosso gestor e sua brilhante equipe, as coisas começaram a acontecer na bela Terra do Guaraná, vejamos.

O Carnaval Popular de Maués foi o primeiro teste. A sua realização, já mostrou a nova forma de se administrar do novo governo, a organização foi impecável, não ocorreram registro de violência que pudesse tirar o brilho da festa. O turista, o visitante foram bem recebidos e levaram uma boa impressão de nossa cidade.

O problema do lixo que tomavam conta de nossas ruas, foi resolvido, recolhido e dado um destino. A capinação, por muito tempo que não era realizado, continua, melhorando a saúde e a visão estética da cidade.

A Iluminação Pública foi melhorada em cerca de 80% da cidade, falta melhorar, e isso estará sendo feito ao longo dos meses, pois agora, dependerá de licitação.

Os milhões de buracos de nossas ruas ainda estão a nos perturbar, mas, o governador do estado, Omar Aziz, já anunciou que 40% de nossas ruas já estão garantidas a sua recuperação. Os outros 60% restantes, o prefeito, juntamente com os vereadores, deixaram junto a SEINF, órgão do governo estadual, a solicitação para análise e viabilidade dos serviços.

Na educação, aconteceu o Processo Seletivo para professores e o início das aulas não foi prejudicado de forma considerável, devendo o calendário escolar ser obedecido, conforme a lei. O transporte escolar foi regularizado, tanto o terrestre, quanto o fluvial. A merenda escolar está em plena atividade e os alunos em idade escolar têm esse benefício todos os dias.

O SAAE saiu do inferno para o paraíso, a instituição ganhou nova cara, bomba d´ água e o fornecimento de água melhorou e irá melhorar muito mais, pois a autarquia herdou, da irresponsabilidade de gestores anteriores, uma dívida de mais de um milhão de reais e receitas receber de um milhão, tudo por falta de competência administrativa e descaso com o bem público.

Com a ajuda e intervenção do Deputado Sinésio Campos, a conclusão do prédio do CETAM ganhou celeridade e logo começarão as aulas, beneficiando centenas de estudantes de nossa cidade.

A transparência administrativa já faz parte da nossa vida, o prefeito, através das emissoras de rádio, presta conta de seus atos com a população, detalhando as ações da prefeitura, suas viagens e responde a questionamentos (sempre justos) da população, sem esconder a verdade. Logo, o site da transparência da prefeitura estará funcionando, já está em construção e assim que estiver funcionando plenamente, qualquer cidadão poderá acessar e obter informações a respeito da administração municipal.

As licitações, dantes ocultas, direcionadas, agora são feitas, realizadas com a participação física da população, sempre com transparência absoluta e ampla publicidade, isso já é realidade.

Na saúde, a prefeitura alugou, de forma emergencial, uma ambulância, antes, os usuários eram transportados em um carro strada, inadequado para o serviço. Com a visita do prefeito e dos vereadores ao governador, foi garantido duas ambulâncias para servir o nosso povo, isso são conquistas que se buscam junto ao governo do estado.

A compra de remédio foi feita e a forma de distribuição mudou, agora, o paciente ao receber a receita, deve procurar os postos médicos e nos finais de semana, o hospital que dará suporte até que se busque uma alternativa de atendimento para a população nos finais de semana e feriados.

Hoje já são 14 médicos, eram apenas 08 quando ocorreu a transição administrativa. Dois mamógrafos serão disponibilizados ao município pelo governo do estado.

Algumas mudanças na saúde se fazem necessárias, e deverá ocorrer urgentemente.

O Atendimento de doenças do coração, são feitos semana sim, semana não, e cerca de 80 pessoas são atendidas, diagnosticadas e já saem com seus remédios em mãos. Esse serviço de cardiologia é prestado pelo nosso vice prefeito, Doutor Carlos Augusto Almeida, “Dr. Gute”, que cumpre uma das promessas de campanha. O local de atendimento, o Posto Cecília, no Ramalho Júnior, aos poucos está sendo aparelhado, já conta com diversos aparelhos, a maioria, doados pelo próprio Dr. Gute e seus amigos. Os remédios são de laboratórios conceituados que oferecem as amostras grátis de remédios de renome e eficiência comprovada, repassados para os pacientes e com estoque no posto.

As obras da orla reiniciaram e serão concluídas pela empresa contratada, sendo possível, no futuro, a prefeitura realizar intervenções de melhorias no local.

O posto de saúde do Bairro Santa Tereza, está em fase de conclusão, outro, em andamento na Rua Senador José Esteves.

A nova escola estadual do Walton Bizantino será inaugurada pelo Governo do Estado, oferecendo um novo ambiente para seus alunos.

O aterro do Ramalho Júnior desabou e foi erguido em tempo recorde, e nem foi percebido por muitos.

As ações itinerantes ocorridas nas comunidades do Maués Miri e Marau, foram um sucesso e servirão de modelo para novas ações com a participação da comunidade. É a prefeitura levando cidadania ao povo do interior, sem a necessidade de terem que vir até a cidade, efetuando gastos desnecessários. O poder público foi e realizou diversas ações sociais, como expedição de Carteiras de Trabalho, de Identidade, corte de cabelo, cadastro no Bolsa Família, manicure, testes preventivos para as mulheres, distribuição de preservativos masculinos, escovação de dente, com doação de kits para as crianças.

Na segurança, o delegado de Maués, Mário Melo, em parceria com a prefeitura, pretende implantar em todas as nossas comunidades, o Agente Voluntário de Polícia, projeto já implantado no Marau, ocasião na qual foram nomeados 22 agentes e outros, logo serão nomeados.

Com essas ações, a segurança no interior irá melhorar consideravelmente e a criminalidade tende a diminuir.

As finanças municipais estão sob controle e já se tem um panorama dos recursos que a prefeitura pode dispor, assim, é mais prático para se planejar novas ações de desenvolvimento para o nosso município.

O Esporte está se reerguendo, o estádio está sendo melhorado e adequado para o início do campeonato de futebol. Já participamos de campeonatos e competições fora do município e fomos bem representados por nossos atletas, isso é avanço e muito mais acontecerão na área do esporte.

O SENAC deverá construir em nossa cidade, um prédio moderno com 03 andares e serão oferecidos diversos cursos profissionalizantes, isto, graças aos contatos de nosso administrador com os amigos e filhos de Maués que têm conhecimentos junto a diversos órgãos públicos e privados.

Muita coisa precisa ser feita...Muita coisa precisa ser mudada..

Muita coisa precisa ser enxugada...

Não haverá mudança sem dor, sem crise, sem críticas, mas, serão feitas, mesmo que as avaliações sejam negativas. Pois gestor responsável administra para o coletivo, visando o objetivo final: satisfazer a população.

 

Cem dias e as mudanças começaram e vão continuar com maior celeridade pelo poder público.

Parabéns prefeito Padre Carlos Góes e a toda sua equipe, a todos os verdadeiros funcionários públicos que se dedicam a melhorar os serviços públicos, proporcionando um bom e eficiente atendimento a nossa população, chegaremos lá, com certeza!

Bom dia!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG