terça-feira, 26 de março de 2013

PREFEITURA DE MAUÉS REALIZA 1º ENCONTRO DE PLANEJAMENTO COM INDÍGENAS SATERÊ MAWÉ



Rafael Michiles – ASCOM

Traçar metas de políticas públicas junto às comunidades indígenas Sateré Mawé. Com esse objetivo aconteceu no último dia 22, na comunidade Nova Esperança do Rio Marau, o 1º Encontro de Planejamento da Área Indígena, envolvendo líderes, representantes de entidades indígenas, prefeito e secretariado.
Foto de arquivo-encontros com comunitários
 
O encontro começou pela manhã, com apresentação da equipe de governo e líderes do prefeito nas comunidades, no sentido de entrosar todos os participantes e fazer com que todos conheçam as novas equipes de trabalho. O prefeito Pe. Carlos Góes aproveitou a ocasião para reafirmar compromissos de campanha, como a criação de uma secretaria especial de atenção ao índio, agradeceu a confiança depositada através dos votos dos comunitários e prometeu parcerias de desenvolvimento entre prefeitura e povos indígenas. “Eu sou o prefeito de todos e estou com muita vontade de cuidar de todos vocês. Basta que vocês saibam aproveitar esse laço.”, disse.

Dentre essas políticas de desenvolvimento estão a manutenção da casa do estudante sateré; concurso público para professores da área indígena; criação de uma feira permanente de artesanato indígena em Maués, com o projeto de tornar-se itinerante; incentivo à prática do desporto entre indígenas, com a criação da Olimpíada do Povo Sateré, cuja meta é compor uma seleção local para disputar a Olimpíada Nacional dos Povos Indígenas; e o compromisso maior da prefeitura: tratar com respeito todos aqueles que precisarem do serviço público.

Para saber as demandas dos comunitários, foi aplicado um questionário sócio-econômico-cultural, para conhecer de fato as necessidades e prioridades das comunidades. A partir daí, de acordo com a realidade local, o governo vai estabelecer metas para que essas políticas públicas cheguem a todos com eficiência. O professor Eusébio Torquato, da comunidade Santa Isabel, vê como positiva essa iniciativa. “Essa preocupação do governo é o primeiro passo importante. É preciso conhecer a realidade para planejar e executar. Nós temos vontade de melhoras, só faltava apoio do poder público. Isso agora já é realidade”, comemorou.
Tuiçá da comunidade Terra Nova, Bernardo Alves garante uma abertura maior entre governo e comunidades indígenas. “Esse tipo de relacionamento vai fortalecer o convívio e desenvolvimento das comunidades. Essa postura é acertada e nós acreditamos nessa mudança”. A comunidade dele é uma das 13 que vão receber poços artesianos, através do Programa de Saneamento Integral de Maués – Prosai, que atinge além da sede do município, localidades da área indígena.
Ao final do evento o prefeito Pe. Carlos fez um pedido de união, que o governo caminhe junto com a população indígena e que os seus direitos sejam garantidos. “Só não vai caminhar comigo quem estiver defendendo interesses pessoais”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG